Cachoeira Canguçu e Gruta do Diogo, em Serranópolis

A Cachoeira Canguçu, também conhecida como Cachoeira do Diogo, e a Gruta do Diogo, anexa a ela, e considerada como um dos principais sítios arqueológicos das Américas, são alguns dos atrativos de ecoturismo de Serranópolis. O município localizado no sudoeste goiano, a 377 km de Goiânia, possui um grande potencial turístico, mas ainda pouco conhecido e explorado.

Cachoeira Canguçu em Serranópolis

Entre os atrativos naturais também se destaca a Pousada das Araras, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural instituída em 1998. No local há paredões com pinturas rupestres e um aquário natural espetacular, de água azul cristalina. Em um outro post, relatei como foi conhecer nossa história através das pinturas rupestres. 

Gruta do Diogo

Como chegar na Cachoeira Canguçu e Gruta do Diogo

A Cachoeira Canguçu e a Gruta do Diogo ficam na área rural de Serranópolis, no interior de uma propriedade particular, a Fazenda Casa Branca. O acesso é feito pela GO-060, entre Jataí e Serranópolis. Desse modo, é preciso percorrer 17 km de estrada de chão.

A cachoeira possui cerca de 50 m de queda e o seu primeiro encontro com o visitante ocorre por cima. De lá se tem uma vista incrível.

Cachoeira Canguçu vista do Alto

Dessa forma, deixamos o carro na sede da fazenda e percorremos uma pequena trilha, pelo pasto, até chegar na borda do paredão.

Seguindo a trilha a pé, paralela ao vale por onde deságua a cachoeira e a jusante da queda, há uma porteira. Depois dela, inicia-se a trilha dentro da mata ciliar que leva até a Gruta do Diogo. Em seguida, chega-se até a base da Cachoeira do Canguçu, que forma um poço bem pequeno e raso.

Cachoeira Canguçu

Sítios arqueológicos

A Gruta do Diogo consiste em dois sítios arqueológicos denominados de Gruta do Diogo I e II. Esses sítios eram usados no passado como abrigos por grupos caçadores-coletores. Alí há registros de uma grande quantidade de cerâmicas, gravuras e pinturas rupestres.

Pinturas Rupestres em Serranópolis

Além disso, em 1996, arqueólogos descobriram no local um dos mais importantes registros de fósseis humanos.  A descoberta ficou conhecida como “Homem da Serra do Cafezal” ou “Zé Gabiroba” e ganhou grande notoriedade na mídia. O fóssil foi datado em cerca de 11 mil anos AP (antes do presente) e evidencia uma das mais antigas ocupações do homem no Cerrado. Os seus fragmentos estão depositados no Museu Histórico de Jataí, na cidade de Jataí, Goiás 

Por dentro da Gruta do Diogo

Desde a descoberta dos sítios, vários estudos foram feitos na área. Além disso, o turismo arqueológico, ainda pouco difundido no Brasil, foi incentivado pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ainda assim, nota-se que o local ainda é pouco conhecido, inclusive pelos habitantes da região. Do mesmo modo, as pinturas estão pouco preservadas, seja por fatores naturais ou antrópicos. Já o sítio não é muito bem sinalizado, necessitando de algumas ações de reparo e manutenção.

Gruta em Serranópolis

Precisa de guia?

A maioria das visitas ocorre de maneira independente e informal, o que infelizmente pode contribuir para a degradação dos sítios arqueológicos. Dessa maneira, como norma, a visita deve ser com um condutor local.

Grutas em Goiás

Entrando em contato com a ACOTES – Associação de Condutores de Turismo de Expedição de Serranópolis, é possível saber mais informações sobre os guias e os atrativos turísticos de Serranópolis, que integra a região turística denominada Pegadas do Cerrado. 

Na volta, sugiro de brinde, darem uma passadinha nessa pequena cachoeira localizada a montante da Cachoeira Canguçu, que não sabemos o nome. É uma delícia tomar banho nela.

Cachoeira próxima a Canguçu

Sugestão de hospedagem
Caso vá se hospedar em Serranópolis, uma boa opção é o Op’s Hotel, que é todo moderninho e tem uma excelente estrutura. 

Contatos:
ACOTES – Associação de Condutores de Turismo de Expedição de Serranópolis
Tel: (64)3668-1114/ Cel: (64) 9998-8309 E-mail: serranopolis@gmail.com


Compartilhe este artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *