Nosso Roteiro de Victoria

Parece uma cidade de brinquedo. Victoria, conhecida como o paraíso dos amantes da natureza, é pequena e encantadora. Tudo é tão limpo, organizado e florido que parece até não ser real. Localizada na ilha Vancouver, a 1,5 hora de Ferryboat a partir de Vancouver, a capital da British Columbia é cercada por imensos jardins e pelo Oceano Pacífico. É um dos passeios mais comuns para quem está em Vancouver. Visitei a cidade em maio em um passeio de um dia com um grupo de intercambistas e conheci apenas o suficiente para querer mais. Veja aqui uma sugestão de roteiro de Victoria

Centro da Cidade | Victoria | Canadá

A história

Victoria é mais antiga que o próprio Canadá. Foi fundada em 1843 e fazia parte de um território disputado entre a coroa inglesa e uma empresa mineradora. Em 1867, com a fundação do Canadá, passou a ser a capital da Columbia Britânica e por muito tempo foi considerada a cidade mais importante do oeste canadense. Hoje o posto é de Vancouver, que cresceu de forma moderna, enquanto Victoria conserva o estilo vitoriano.

Centro da Cidade 2 | Victoria | Canadá

Como chegar

Como a cidade fica em uma ilha, a viagem tem que ser por água. Mas ainda assim, sugiro que o passeio seja feito de carro. Explico: o terminal Tsawwassen de Vancouver, onde se pega o Ferryboat, fica a 30 minutos do centro da cidade, seguindo pelo sentido sul da estrada 99. O trecho é bem sinalizado, mas não é tão simples chegar por transporte público, por isso sugiro o carro e também porque em Victoria tudo é relativamente perto, mas não tanto para você fazer tudo a pé. Em um passeio de um dia ou fim de semana, você perderia muito tempo com transporte coletivo.



Ferry Boat para Victoria | Canadá

Mas se você realmente não quer alugar um carro, pegue a linha Canada Line (sentido Aeroporto) do metrô, no centro de Vancouver. Na estação Bridgeport Stn, desça e pegue o ônibus 620 Tsaww – Ferry Via Ladner Ex. O ônibus vai até a estação do Ferry. O trajeto completo dura cerca de 70 minutos. No entanto, o mesmo percurso de táxi fica, em média, CA$ 80.

O ferryboat

No terminal de Vancouver você embarca em um ferryboat confortável da BC Ferries. O Ferry sai de hora em hora (tem dias que a frequência é ainda maior) e o ticket para passageiro custa CA$ 16,90 (Crianças de até 5 anos não pagam e de 5 a 11 anos pagam meia. Mas apenas estudantes canadenses com menos de 18 anos têm desconto) e o ticket para o carro custa CA$ 55.40.

A ideia de andar de Ferryboat me empolgou em um primeiro momento, mas quase me matou de dor de cabeça tanto na ida quanto na volta. Não sei dizer se é algo comum, mas comigo foi assim. Por outro lado, o barco tem uma excelente estrutura, com restaurante, lanchonete, lojas de souvenir, de jogos, boas poltronas e um excelente espaço interno. 

Estrutura no Ferry Boat para Victoria | Canadá

Quase chegando em Victoria, o barco passa por canais entre pequenas ilhas com imensas casas de luxo. Chegando na estação de Victoria (Swartz Bay), na porta, há um ônibus (nº 70 ou 72) de dois andares que leva até o centro da cidade. Se está de carro é só seguir pela estrada 17.

Seaplane

Agora, se você está afim de viver uma experiência diferente, também pode ir para Victoria de seaplane, aqueles aviões pequenos que aterrissam na água. Os passeios são feitos pela Harbour Air Seaplanes e custam de CA$ 90 a CA$ 300 de acordo com os dias e horários. Dá para comprar pelo próprio site. Mas a vantagem, além do passeio em si, é o tempo gasto na viagem. São apenas 30 minutos entre o centro de Vancouver e Victoria.

Uma opção mais simples e prática de chegar em Victoria é com um tour da Civitatis, que vende o passeio completo com guia que te busca e deixa no hotel, sendo que na volta você ainda pode optar por voltar de lancha ou hidroavião. O passeio, que você pode reservar por aqui, já inclui a visita às baleias.

Onde se hospedar

O ideal é se hospedar no centro de Victoria para ficar perto de tudo e aproveitar melhor o dia.

O que fazer

The Butchart Garden

É uma das principais atrações da cidade e confesso, não fui. Não fui porque a cidade inteira é um jardim e porque achei caro demais o ingresso. CA$ 30 apenas para entrar no jardim. Pensei em quantos jardins botânicos eu já conheci gratuitamente e desisti. O Butchart Garden fica a 21 km do centro da cidade e tem 22 hectares de diferentes jardins. Quem já foi diz que é encantador.

The Butchart Garden | Victoria | Por Rich Anderson

Foto: Rich Anderson (CC BY 2.0)

Craigdarroch Castle

Esse eu adorei conhecer. O castelo de 39 quartos foi construído por um escocês milionário que vivia com as filhas e a esposa. Ele morreu antes de ser concluído. A família contratou um arquiteto, mas que também faleceu antes de finalizar. Depois da morte da família, o local se transformou em uma espécie de centro de tratamento de saúde, mas não demorou muito a se tornar um museu. No local já foram filmados alguns filmes. O castelo fica aberto à visitação entre 10h e 16h30. O ingresso custa CA$ 11,75. Endereço: Rua Joan Crescent, 1050. No centro, pegue o ônibus 11 ou 14.

Craigdarroch Castle | Victoria | CanadáInterior do Craigdarroch Castle | Victoria | Canadá

Parlamento da Columbia Britânica

Um roteiro de Victoria, inclui essa parte da cidade. Disparado, o prédio mais famoso. Estilo imponente, com dimensões que chamam a atenção de qualquer turista, o Parlamento fica bem no centro da cidade, em frente ao Inner Harbour, onde a paisagem inclui um cais com diversos barcos e hidroaviões ancorados e carruagens por toda a parte. O parlamento pode ser visitado gratuitamente. O tour guiado dura 30 minutos.

Parlamento da Columbia Britânica | Canadá

Hotel Fairmont Empress

Fica bem próximo ao Parlamento e também chama bastante atenção. O prédio foi planejado pelo mesmo arquiteto que construiu o Parlamento. O hotel tem cerca de 450 quartos e é frequentado por celebridades e membros da família real britânica. A construção lembra um castelo. O hotel é famoso pelo chá da tarde que chega a reunir 500 pessoas por dia. Mas para garantir um lugar, é bom fazer reserva pelo telefone (250) 389.2727 ou pelo site do hotel. O chá custa CA$ 50 por pessoa.

Hotel Fairmont Empress | Canadá

Christ Church

Uma das maiores igrejas do Canadá. Tem estrutura de pedra e arquitetura em estilo gótico. No entanto, por dentro, a igreja impressiona pela altura e os grandes vitrais.

Cathedral Christ Church. Foto: Blake Handley

Foto: Blake Handley (CC BY 2.0)

Whale Watching

Um dos passeios mais tradicionais em Victoria é aquele para assistir o show das baleias. Mas o valor é salgado (CA$ 70) e a diversão nem é garantida. Um grupo de colegas gastou CA$ 70 e não conseguiu ver nem o rabo de uma baleia. Por que? Porque o tempo não estava bom e as baleias não quiseram aparecer. Nesse caso, nada de dinheiro de volta.

Alimentando focas no Canadá

Além disso, nos arredores da cidade, há píers onde você pode ver focas. As lojas do píer sempre tem um pacote de sardinha para te vender e você tem livre acesso às plataformas. É só chegar perto que logo logo aparece uma foca faminta disposta a fazer alguma graça para você em troca de uma sardinha.

Agora que você já tem uma sugestão de roteiro para Victoria, não deixe também de ver todos os posts já publicados sobre Vancouver


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Oi, Polliana!
    Tudo bem contigo?
    Primeiramente, meus parabéns pelo blog! Parabéns mesmo!
    Estou indo a Vancouver em maio e quero ir a Victoria muito por causa do Butchart Gardens. Estou bastante preocupada com a questão do horário, sabe? Estou achando que não vai dar tempo de conhecer muita coisa na cidade… Queria compartilhar contigo minha programação (você me dá sua opinião se estou sendo muito ingênua de achar que dá tempo? heheh)

    7am – pegar Ferry no Terminal Twass (vou precisar sair de Dowtown às 5h30 da matina. É mole?!)

    8h30 – Chegada a Victoria

    9h30 – Chegada ao Butchart (demora 1h mais ou menos do Swartz Terminal, em Victoria)

    12h30 – Saída do Butchart (estou reservando 3h, mas não faço ideia se é pouco)

    13h30 – Chegada ao centro de Victoria e conhecer:
    * Parlamento
    * Christ Church
    * The Empress Hotel
    * Inner harbour
    * Fisheman’s house – aquelas casinhas coloridas

    19h30 – Saída pro terminal – pegar o barco e voltar a Vancouver. (Então, eu só teria 8h pra conhecer essas coisas todas acima, fora andar pelo centro. Estarei sem carro, precisando dos õnibus mesmo).

    Muito obrigada pela ajuda – e paciência em ler isso tudo! heheh

    Beijão!

    Tati

    • OI, Tatiana. Obrigada pela visita e o elogio. Eu acho que sua programação tá bem viável sim. Tirando o Butchart Garden que fica mais afastado, as outras atrações são mais próximas então você faz com facilidade. Mas é claro… não vai dar para sentar e tomar um chá no Empress HOtel… ficar muito tranquila. Vai ser um passeio mais apressado. Mas acho viável sim.

  2. Ana
    05 mar 2016

    Polliana, tudo bem? muito bom o seu blog! Parabéns muitas dicas ótimas!!!
    Ficarei hospedada em Victoria no período de 4 a 6 de janeiro e estarei indo de carro.
    A ida vou por Port Angeles e a volta por Vancouver, você sabe me informar se o ferryboat cobra o carro + as pessoas? ou só o carro?
    Obrigada! Bjs
    Ana

    • Oi, Ana. É preciso pagar o valor do carro e o valor dos passageiros. Nem o motorista escapa. Todos devem pagar.
      Boa viagem!

  3. Pietra
    29 maio 2016

    Oi Polliana, tudo bem? Adorei o seu blog! Ótimas dicas!
    Vou para Victoria em julho e lá é verão nessa época. Gostaria de saber se é muito frio pra nós que estamos acostumados com o verão do Brasil. E também gostaria de saber se as roupas de la são muito caras.
    Obrigada! Bjs

    • Oi, Pietra… quando eu fui, em maio de 2013, achei tudo muito caro. E olha que o dólar nem estava tão caro como hoje. O verão lá é bem gostosinho, mas não é tão quente quanto aqui no Brasil. É bom ter algumas roupas leves de frio. Casaquinhos simples e calças comuns. Pq de noite a temperatura cai mais. Mas é bem tranquilo.

  4. Claudia Molina
    09 jul 2016

    Adorando tudo. Meu filho esta inda fazer intercambio de 1 ano em Puyallup,WA. Estamos programando para ir busca-lo em junho 2017. Estou pensando em Puyallup uns 4 dias, Vancouver, victoria e Seattle, quantos dias e o que fazer ?? Alugar carro ?? Quais hoteis vc indica ?? Vamos casal e 2 filhos 16 e 14 anos… podemos.ficar yns 18 dias….mais algum lugar imperdivel ??

    Aguardando resposta….obrigada

    • Em Vancouver, indico os seguintes:
      Hyatt
      Pan Pacific
      Coast Coal

      Sobre outros lugares para conhecer… junho é a época perfeita para conhecer as Montanhas Rochosas. Avalie. Vale muito a pena. Foi um dos lugares mais impressionantes que já visitei.

    • Marilene
      23 jan 2023

      Ou Cláudia,estou procurando um irtercâmbio para minha filha em Puyallup vc recomendaria algum?
      Obrigada
      Obs. Não conheço nenhum

  5. Aurilene
    02 ago 2016

    Olá Poliana tudo bem!
    Seu blog é maravilhoso.
    Estou indo em Janeiro, para ver minha filha que estara fazendo intercambio.. Gostaria de saber se e muito frio nessa epoca? Se é facil comprar roula de frio, e se é muito caro e quais os costumes do povo, que tipo de comida gostam??

    Grata Aurilene.

    • Oi, Aurilene
      Janeiro é frio sim, bemmmm frio.
      É até melhor comprar roupa lá, porque eles têm peças mais adequadas ao frio da região. Os preços não são bons. Na verdade o Canadá é bem caro. Mas com relação a roupa de frio, é sempre bom comprar lá, se você já não tiver. O Canadense, em geral, é educado e prestativo, mas não é tão sociável. Sobre comida, a que predomina em Vancouver é a comida coreana. =)

  6. Tatiana
    24 abr 2017

    Olá,

    Em julho estarei em Vancouver e, gostaria de fazer uma bate e volta até Victoria, sendo ida por seaplane e volta pelo ferry, para visitar o Butchart, qual o melhor horário ( manhã ou a tarde)? E outra, existe serviço de shutlle até Butchart, saindo do centro, que fosse mais rápido que os ônibus do transporte publico?
    Desde já, obrigada!

  7. Anderson
    07 dez 2017

    Olá Polliana!
    Eu, minha esposa e meu pequeno iremos em janeiro/18 para Vancouver e pretendemos ir de carro para Victória e, de lá, para Seattle. Você sabe me dizer se é preciso fazer reserva nos ferrys ou se a qualquer momento que chegarmos deve haver vaga? E sobre a fronteira com os Estados Unidos, é tranquilo passar de Victória para lá?
    Desde já agradeço e aproveito para parabenizá-la pelo blog!!

    • Oi, Anderson. Que legal essa viagem eme família. Então, quando fui compramos o ticket do Ferry na hora, mas eu gosto bastante de comprar tudo com antecedência. Não é necessário, mas é sempre bom. Sobre a fronteira, não sei te dizer por experiência própria porque quando fui para Seatle, eu saí de Vancouver mesmo e foi tranquilo. Mas o que posso dizer é que mesmo de carro, a conferência de passaporte na fronteira funciona normalmente e tranquilamente. Lembrando que é preciso ter o visto de múltiplas entradas para que você possa ir e voltar para o Canadá. 😉

  8. Frederico Taveira
    19 jan 2019

    Olá Poliana, tudo bem? Parabens pelo Blog. Show!!!!
    Gostaria de checar contigo uma informação: Vou ao Canada agora em Março e pretendo ir a Victoria; já reservei hotel.
    Como vou de carro, pretendo ir de VICTORIA a Seattle via ferry.
    Sabe me dizer se tem ferry que aceita carros neste trajeto? Porque meu cunhado mora em Vancouver e iremos de carro e pretendemos fazer este trajeto: Vancouver-Victoria-Seattle-Vancouver.
    Muito obrigado.

    • Oi, Frederico. Fui a Seattle enquanto estava em Vancouver, mas fui de carro mesmo. Não sei como funciona o ferry a partir de Vancouver. Pelas buscas que fiz, vi que tem ferry que aceita carro de Vancouver para Seattle. Mas no sentido contrário, não. De qualquer forma, vou deixar aqui um post de um outro blog que tem informações interessantes que acho que pode ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *