Nalu pelo Mundo: Entrevistamos a família mais invejada por todo viajante
Sempre quando estou me aventurando pelo mundo, penso que devo aproveitar ao máximo enquanto ainda estou solteiro e sem filhos. Ouço muito de amigos com filhos pequenos coisas do tipo: “Aproveite enquanto você ainda pode!“. Mas quando lembro do exemplo da Família Nalu, do programa Nalu pelo Mundo do Multishow, vejo que não é bem por ai. Chego a conclusão de que filhos pequenos não impedem uma família de explorar o mundo. Só vai exigir que elas explorem de uma forma diferente. E está ai a blogosfera de turismo me ajudando nessa conclusão, com os blogs Viajando com Pimpolhos, Coisas de Mãe, 1001 Roteirinhos e vários outros que são referências nesse segmento.
A Família Nalu
A Família Nalu é daquelas famílias de comercial de margarina que todo aventureiro viajante, ou pai de família, gostaria de ter. Everaldo Pato é um consagrado surfista, sempre viajando o mundo em busca da onda perfeita. Fabiana Nigol, além de esposa do Pato e mãe da Belinha, nas horas vagas é cineasta e cinegrafista do programa. Ela começou gravando o marido pegando onda em 2003. E em 2008 esse material já tinha virado um filme: Nalu – O Filme, que chamou a atenção do Multishow e gerou o convite para o programa de TV.
Isabelle Nalu, a filhinha de quase seis anos do casal, nasceu em meio às viagens, no Havaí e recebeu o nome de Nalu, que significa “onda” em havaiano. Com menos de um mês já tinha viajado do Havaí para Brasil, e com um mês e dez dias embarcava com os pais de carro para o Chile. Seu passaporte é de dar inveja a muito viajante rodado, viu? São mais de 20 países pelo mundo.
E é da Belinha as melhores frases do programa. Não há como não se emocionar.
“- Deixa eu ver se estou bonita? (olhando no espelho)
Tô linda!“
“Fabi: Você quer ficar bonita pra quem, posso saber?
Belinha: (se maquiando) Pra Lua!“
O programa
Nalu pelo Mundo é um reality show totalmente diferente de qualquer outro que você já tenha visto. Já chegou a sexta temporada com a Belinha cada dia mais linda e esperta. E com uma novidade: É hora de explorar o Brasil! Nesse momento, já gravaram quase toda a temporada e a Fabi já deu algumas deixas lá no blog deles. Estão com dicas quentíssimas de todos os lugares que já passaram por esse nosso Brasil e irão publicar a medida que os episódios forem ao ar: “Nosso país é lindo e transborda alegria mesmo com todas as dificuldades!“, disse Fabiana Nigol.
Entrevista
E foi com a Fabi que tivemos uma conversa super agradável por e-mail. Esbanjando simpatia e prestatividade, ela falou sobre a forma como tiram “férias”, o comportamento da Belinha, a rotina da família e como eles organizam seus roteiros. Fabiana confessa que já pensaram em diminuir o ritmo das viagens, mas que nunca conseguiram. “Já emendamos uma temporada na outra, já ficamos três dias em cada local, já passamos semanas em cada destino. A única coisa que chegamos a uma conclusão é que a gente adora viajar“, admite a cinegrafista. Confira a íntegra da entrevista:
Across The Universe – Vocé é mãe, esposa, cinegrafista, blogueira.. e tudo isso em campo, viajando pelo mundo. Qual sua técnica para manter a disciplina?
Fabiana Nigol – Essa técnica eu venho buscando, viu? É realmente uma loucura conciliar todas as funções! Já acordo com a câmera na mão, ao mesmo tempo cuidando da Isabelle e conversando com o Pato sobre o que vamos gravar. Quando tem onda já temos nosso objetivo, mas quando o mar está ruim nos organizamos para um passeio bacana em que os 3 se divirtam. A noite cuido das imagens e fotos feitas no dia e, quando temos internet disponível, o que é raro, posto alguma coisa nas mídias sociais. Confesso que sou novata nesse mundo blogueiro, mas adoro escrever e venho me dedicando mais.
Em algum momento já pensaram em diminuir o ritmo das viagens? A Belinha chega a fazer como faz como toda criança e pede para “ir embora”?
Sempre pensamos nisso mas nunca conseguimos diminuir. Vivemos fazendo testes. O tempo de gravação de cada temporada varia entre dois meses, que foi o caso do Caribe e oito meses, como está sendo essa sétima temporada no Brasil. Já emendamos uma temporada na outra, já ficamos 3 dias em cada local, já passamos semanas em cada destino. A única coisa que chegamos a uma conclusão é que a gente adora viajar e quando vai ficando meio monótono já partimos para o próximo destino. A Belinha adora viajar também e no pouco tempo que passamos em nossa casa, ela já vai logo perguntando para onde vamos e quando voltaremos gravar o “Nalu pelo Mundo” rsrs. Ela tem saudades dos vovôs e da prima que moram em SP, mas diz que ela passeia em casa e mora no mundo.
Como a vida de vocês é invertida, o que fazem nas “férias”?
Férias para nós é em casa, quando temos uma rotina. A Belinha vai para escola, o Pato volta aos treinos e eu cuido de casa. Dá saudade de fazer um jantar para eles, lavar louça, roupa, etc… Mas logo sentimos falta de cair na estrada. rsrs
Assistindo o programa, percebemos que o Pato passou a curtir destinos que ele já havia visitado, porém com um olhar diferente, não só o do surfista em busca da onda perfeita, mas a de um turista desbravador do mundo. Qual a sua influência nisso?
Eu brinco que, graças ao programa, estamos conhecendo o mundo além das ondas. E graças a Belinha também, pois nosso pacto é de que nós três temos que estar curtindo, o Pato surfando, a Belinha fazendo algo ou visitando algum local específico para criança e eu conhecendo a cultura local, provando um prato típico e comprando algum souvenir. Eu influenciava um pouco, mas com a chegada da Isabelle e do programa, ficou mais fácil.
Os destinos são definidos tendo como objetivo principal, claro, as ondas. Mas vocês sempre aproveitam o destino para explorá-los como turistas. Quais meios você utiliza para obter informações e montar os roteiros destes passeios? Você costuma consultar blogs de viagens?
Adoro ir em livrarias e comprar algum tipo de guia para ter sempre na mochila. Como não temos acesso a internet sempre, vou assinalando e rabiscando tudo que quero conhecer. Antes do início de alguma temporada dou uma olhada geral na internet, principalmente nas fotos dos locais, para ver quais valem a pena mesmo em questão de fotografia para o programa e se realmente tem a ver com a gente. Outra coisa importante é que nunca gravamos coisas que não faríamos mesmo sem ter o programa. Por isso o programa é natural, simples e verdadeiro.
Simbora acompanhar a nova temporada de Nalu pelo Mundo? A estreia é amanhã, no Multishow, às 21:30.
Mas hoje a partir das 13hrs já rola uma pré estreia no site do Multishow.
Informações Adicionais
Nalu On Demand
Se você é assinante NET ou CTBC TV e quiser assistir episódios de temporadas anteriores, eles estão disponíveis nos seguintes serviços de TV On Demand:
Now – NET (apenas a 4º temporada)
Muu – CTBC TV e NET (2º a 4º temporadas)
Redes Sociais
facebook.com/nalupelomundo
twitter.com/nalupelomundo
Horários das Reprises
Segunda: 14:30
Quinta: 06:30 | 16:30
Sexta: 08:00
Sábado: 05:30 | 13:30
Domingo: 06:00
Fotos: Arquivo Pessoal
Vocês são sortudos, conseguem trabalhar se divertindo sempre. Parabéns!!! Adoro este programa. Quando termina eu fico com vontade de ver mais. São expontâneos divertidos e verdadeiros. Uma família bacana.
Adoro ver nalu pelo mundo ,essa família tudo ,quero tanto conhecer pessoalmente
Sou apaixonada por essa linda família,principalmente a Bella,que fofura.Gostaria muito de ter esse exemplo de família como meus amigos,são muito simpáticos e divertidos.Amo eles e não perco um programa,que fica sempre com aquele gostinho de quero mais.
Assisto Nalu com minha filha, que tem a mesma idade da Bela, desde que ambas tinham uns 3 anos.Agora são 2 pequenas mocinhas de 10 e minha filha tem a Belinha como membro de nossa família. É surreal!!!
Estamos com saudades e aguardamos a nova temporada em outubro no Off!!!!