A visita ao Museu Vivo da Memória Candanga

Dos vários museus que já visitei em Brasília, o Museu Vivo da Memória Candanga foi um dos que mais me emocionou. No local, funcionava o primeiro hospital da capital, o Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO). Muito da estrutura foi preservada e é nessa grande área, na saída sul da cidade, que é contada a história por trás da construção de Brasília. 

Digo por trás, porque diferente de vários outros que contam a história de Brasília, o Museu Vivo da Memória Candanga resgata a cultura e a tradição daqueles que se aventuraram a ir para o meio do “nada”, participar da construção da capital do Brasil. Ou seja, aqueles que literalmente colocaram a mão na massa, os chamados “candangos”.

O que significa a expressão candango?

Os operários que vieram de toda a parte do Brasil ajudar na construção da capital brasileira ficaram conhecidos como candangos. A expressão tem origem africana e remete a uma pessoa “ruim, ordinária, vilã”. 


Antes de tudo, o termo era usado como uma forma de rebaixar os trabalhadores humildes, que em sua maioria vinham do Nordeste e eram considerados sem cultura pelos “doutores”, a outra classe de colaboradores que trabalhavam em escritórios. 

O termo, no entanto, deixou de ser pejorativo quando o então presidente Juscelino Kubitschek usou a palavra em seu discurso de inauguração da cidade para elogiar aqueles que a construíram. Então, a partir desse momento, os doutores também queriam ser candangos.

“Brasília só pode estar aí, como a vemos, e já deixando entender o que será amanhã, porque a Fé em Deus e no Brasil nos sustentou a todos nós, a esta família aqui reunida, a vós todos, candangos, a que me orgulho de pertencer. Viestes, alguns de Minas Gerais, outros de estados limítrofes, a maioria do Nordeste. Caminhastes de qualquer maneira até aqui, por estradas largas e ásperas, porque ouvistes, de longe, a mensagem de Brasília; porque vos contaram que uma estrela nova iria acrescentar-se às outras vinte e uma da bandeira da Pátria”. 

Trecho do discurso do então presidente Juscelino Kubitschek em 20 de abril de 1960

Casinhas de madeiraO que ver no Museu Vivo da Memória Candanga?

No local onde hoje é o Museu Vivo da Memória Candanga funcionava o Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO), criado para atender a demanda não só de operários acidentados nas construções, mas também de outros serviços, como partos e atendimento ambulatorial de crianças e donas de casas. 

A construção é um tanto diferente do que estamos acostumados a ver em um hospital. São 23 casinhas de madeira, que mostram muito da arquitetura da época.

E diferente do que podemos esperar de um hospital, o ambiente é bem aconchegante, com casinhas coloridas, cercadas por inúmeras árvores. Em cada ambiente, há uma exposição diferente.

Existem exposições permanentes, temporárias, espaços para encontro de artesãos, bosque, auditório, parquinho e uma oficina para trabalho com estudantes que visitam o local. 

No espaço central uma mostra permanente impressiona. “Poeira, lona e concreto” expõe cenários muito reais que mostram a história da cidade, desde o início, quando tudo era apenas poeira, até a inauguração. É emocionante ver os detalhes sobre a simplicidade do povo que ajudou a construir algo que modificou a história do país.

Em alguns ambientes, foram reconstruídos cenários inteiros e de forma perfeita. Um consultório médico, uma cozinha de obra, réplica de comércios da época e muitas fotos.

Das construções, do antes e depois e dos candangos. Tudo foi fotografado. A ideia era “garantir que aquilo tudo não era um sonho, mas algo concreto”. 

A mostra ainda apresenta registro do dia da inauguração, que teve como um dos momentos de maior vibração a passagem dos candangos.

Os anônimos da história de Brasília desfilaram sobre caminhões, tratores e outras máquinas que usaram nas obras. Nas mãos, levavam suas ferramentas de trabalho.  

Informações importantes

O museu fica aberto de segunda a sábado, das 9h às 17h e a entrada é gratuita. 
Perfil do Instagram: @museuvivodamemoriacandanga
Endereço: Lote D Setor Juscelino Kubistchek, CEP: 71739-020 Núcleo Bandeirante, Brasília-DF.

Veja também como é a visita aos museus JK, Panteão da Pátria e Memorial dos Povos Indígenas.  



Compartilhe este artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *