Como chegar em Railay Beach, na Tailândia

Uma das praias mais bonitas da Tailândia, Railay Beach fica em uma península rodeada por montanhas e a única forma de chegar até esse paraíso é pelo mar. A melhor maneira é indo de avião até Krabi e de lá pegando um long tail, já que Railay não tem um píer onde grandes barcos possam atracar. Parece complicado, mas a gente explica tudo direitinho.

Como fizemos

Nós partimos de Bangkok para Krabi em um vôo da Air Asia. Outras companhias áreas Low cost como Nok Air ou Bangkok Air também tem preços bem atrativos nos voos dentro da Tailândia. E antes que perguntem se é possível ir de ônibus ou trem de Bangkok para Krabi, digo que sim, mas como os preços das passagens de avião são bem em conta, talvez não seja negócio perder 13 horas das suas férias no trajeto de ônibus. De qualquer forma, dá para consultar os preços por esse site aqui.

Chegamos em Krabi tarde da noite (23h15), então já não dava para pegar o barco no mesmo dia. Tínhamos a opção de dormir na região central de Krabi mesmo (aqui tem algumas opções de hotéis bem em conta) ou nos hospedar já na beira mar, na região conhecida como Ao Nang, onde tem hotéis melhores, mas com os preços levemente mais elevados. Optamos por ficar em Ao Nang para ficar já perto do píer e nos hospedamos no Maleedee Bay Resort, que é uma gracinha de hotel. Falo mais dele depois.

Veja também: Roteiro em Phuket


Como ir do aeroporto de Krabi até Ao Nang

Do aeroporto de Krabi para Ao Nang, os táxis estavam com tarifa noturna (e malandragem). No balcão oficial, um papel cobria o preço habitual do trajeto e o atendente nos cobrou 800 bath. Estávamos apenas em 2 pessoas. Na mesma hora, um casal se aproximou e perguntou se podia dividir o táxi com a gente. O atendente foi agressivo, dizendo que era proibido, que teriam que pagar mais 800 bath de qualquer jeito. Batemos boca, mas não adiantou. Do lado de fora, outro casal (que nem viu o balcão) negociou direto com o motorista e pagou 700 bath. :/ O trajeto até Ao Nang dura 30-40 minutos.

De táxi diurno: a tarifa durante o dia costuma ser de no máximo 600 bath.
De transfer do hotel: os hotéis de Railay costumam oferecer transfer direto do Aeroporto de Krabi até a praia. O preço fica em torno de 1500 bath por carro (para até 5 pessoas) e barco privativo.
De ônibus: no aeroporto há uma linha de ônibus que leva até o píer e custa 150 bath por pessoa e leva 50 minutos.

Como ir de Ao Nang para Railay

Apesar de bem pertinho da praia, nosso hotel não era exatamente pé na areia, então do hotel até o píer, eles ofereceram um tuk tuk por 50 bath por pessoa. No píer, tem uma cabine onde você compra o ticket do barco para Railay. Custa 100 bath por pessoa para ir de barco.

Alguns hotéis, como era o caso do nosso, Railay Princess Resort & Spa, oferecem o transfer de barco do píer de Ao Nang até Railay, mas o nosso tinha horário fixo – 14h – e como estávamos ansiosos para chegar logo, decidimos pagar pelo barco.

O trajeto, que dura cerca de 15 minutos, é feito de long tail, aquele barco de madeira, típico das praias da Tailândia. Como não há píer em Railay, eles são os que mais se aproximam da areia, mas não o suficiente para você não ter contato com a água. Então tenha em mente que, ao chegar, você terá que descer com a mala na mão (por isso, economize na hora de fazer a bagagem) e o pé na água.

Mas eu duvido que, ao se aproximar de Railay, você não vai perder o fôlego com tanta beleza e relevar qualquer perrengue.

Dalí para outras praias

De Railay para Koh Phi Phi fomos de ferry. Reservamos e pagamos pelo site. Ficou 500 Bath por pessoa.

O ferry é super confortável, novinho, com boas acomodações, inclusive na parte interna, onde tem ar condicionado, TV, bancos reclináveis e wifi (melhor que do hotel, inclusive).

O ponto de saída é a praia principal, Railay West, onde você entrega o ticket impresso da passagem que comprou pela internet e recebe um adesivo para colar na roupa. Os atendentes ficam em uma mesinha improvisada, debaixo de um guarda-sol. A parte cômica é a galera esperando o barco na areia, em pé, carregado de malas. Aí todo mundo fica ali como se estivesse em uma rodoviária mesmo.

Quando o ferry aponta lá na frente, os long tails da empresa nos levam até lá. Porque como grandes barcos não conseguem se aproximar, é preciso fazer uma baldeação em alto mar.

A transferência da galera (e das bagagens) pode demorar um pouco, pois o processo é delicado. A viagem entre Railay e Koh Phi Phi dura aproximadamente 2 horas e é bem tranquila.

Ainda ficou alguma dúvida? É só deixar sua pergunta aqui nos comentários que a gente responde rapidinho! 


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Quanto custa viajar para Tailândia? | Across the Universe

  2. ana carvalho
    12 dez 2018

    boa tarde,

    Irei de Railay beach para Phi Phi , posso comprar o transfer na em Railay durante minha hospedagem?

    • Oi, Ana. Sim, dá para comprar o tícket quando chegar em Railay. Na recepção do hotel eles te ajudam.

  3. Oi Polliana, td bem !

    Eu estou indo para Bangkok no dia 14/11/2019.
    No dia 20/11/2019, já fiz uma reserva num Hotel na Ilha Phi Phi.
    Pelo que li no seu blog vale mais a pena comprar uma passagem aérea para Krabi, posso chegar num horário cedo que ainda tenha ferry pra ilha e embarcar de Krabi…é isso, meu raciocínio tá correto.
    Na volta faço o caminho inverso, já com o aéreo pra Bangkok.
    Desde já te agradeço pelas dicas.
    Abraço
    Eduardo Passos
    passoseduardo@hotmail.com

    • Oi, Eduardo. Tem essa opção de ir por kabri, mas o barco que você pega não é o mesmo que peguei para Railay. Esse aí é um barquinho simples, pois railay fica do ladinho de krabi. Aí de Krabi eu peguei o ferry até phiphi. Esse que você tem que pegar. E tem ele saindo direto de Krabi tbm (o píer chama ao nang). Aí esse só tem dois horários (um 9h30 e outro 15h30), então você tem que se organizar para esses horários, se não quiser dormir em Krabi/ao nang. Você compra o tícket ao nang – phiphi por aqui (https://www.phuketferry.com/), mas deve vender na hora tbm. OUtra opção é você pegar um voo para phuket, pois de lá também saem barcos para PhiPhi. Vende no mesmo site. Esse tem mais opções de horários, mas tbm saem no máximo até às 15h. Veja o que fica mais em conta. Quando fui, fomos de Bangkok para Krabi – Railay – Phiphi, mas na volta fizemos PhiPhi-Phuket – Bangkok.

  4. Rogerio
    28 jan 2019

    Oi Polliana, obrigado pelas dicas, serão muito úteis. Você saberia informar se é possível pegar um longtail em Railay as 6h da manhã? Preciso estar no aeroporto de Krabi até as 8h.

    • Oi, Rogério… Os barqueiros começam a trabalhar cedo. Creio que não terá problemas em sair de Railay nesse horário. É só combinar um dia antes para ele já te esperar no horário certo. E entre Railay e Ao Nang é bem pertinho e rápido. Só calcula bem porque vai precisar de um táxi do porto até o aeroporto.

  5. Livia
    23 maio 2019

    Oi, tudo bem? Estou com uma dúvida, de Railay para Ao Nang (Krabi) tem barcos toda hora?
    Li que você comentou que o trajeto é curtinho… Eu queria passar só o dia lá, então queria saber se é fácil sair de Ao Nang para Railay e voltar a qualquer momento, ou se tem horários pré-fixados. Obrigada!!!

    • Oi Livia!
      É super tranquilo. Só chegar e embarcar no próximo barquinho. Não tem horário fixo. E eles saem a medida que vai preenchendo as vagas. As vezes nem isso, dependendo do fluxo de turistas.

  6. Pedro
    14 jul 2019

    Oi. Tudo bem? Vê se pode me ajudar…
    Vou pra Tailândia em Novembro.

    No final da viagem, vou de Phi Phi para Railay Beach(passar os últimos 2 dias).
    Meu voo de volta é de Bangkok – São Paulo, sai de BKK às 13:05.
    Acha que da tempo de eu ficar até o dia do voo em Railay (que sai de Krabi às 08:30 e chegar em BKK às 10:10 segundo o site)???
    Porque vou estar em Railaye preciso pegar barco até Ao Nang e depois ir para o Aero, não é isso? Se entendi bem…

    Se eu sair tipo 6:00 de Railay Beach, consigo pegar o barco, chegar no aero de Krabi a tempo de pegar o avião as 8:30?

    • OI, Pedro. Isso mesmo. Se estiver em Railay, vc pega um barco cedinho até Ao Nang (é bem perto e demora uns 15 min). DO porto de Ao Nang vc pega um táxi até o aeroporto de Krabi (30-40 min no máximo). Dá tempo sim, e você pode, inclusive já deixar acertado com um barqueiro para ele te esperar mais cedo. Mas é bom ter uma coisa em mente, caso aconteça algum imprevisto e venha a perder o voo, a cia não vai fazer nada para te ajudar, pois foram passagens compradas separadamente, certo? De qualquer forma, tbm não custa muito vc sair de Railay no fim do dia anterior ao voo, dorme em Ao Nang e no dia seguinte segue cedo para o aeroporto, sem ficar tão preocupado.

  7. Rafael Fonseca
    14 jul 2019

    Amigos, estou indo para Tailandia de Lua de Mel e a principio iria fazer Krabi (01 noite) e depois iria par Railay e depois Ko Php Phi para depois partir para Singapura. Depois de ler alguns blogs, vi que seria melhor não parar em Krabi e ir direto para Ralay, Ko Phi Phi, voltar para Krabi, ficar uma noite e partir para Singapura. Qual seria o melhor horário para chegar em Krabi e ir direto para Ralay?

    • OI, Rafael. Tem barco saindo de Krabi (ou Ao Nang, como chama o porto) para Railay toda hora, desde que não seja de noite. Os hotéis de Railay tbm costumam oferecer transfers gratuitos de Krabi até lá, mas geralmente tem horário fixo. Então é bom já verificar isso junto ao hotel que vc fez a reserva. Nós ficamos no Railay Princess e amamos.

  8. André Prado de Souza
    05 set 2019

    Vocês saberiam dizer o primeiro horário do Long Tail de Ao nang Para Railay e vice-versa? Obrigado!

    • André, de Ao Nang não sei ao certo, mas creio que seja por volta de 6h-6h30. Mas de Railay é mais informal, então é só combinar com um barqueiro que ele sai no horário combinado. Eles costumam começar quando o dia começa a clarear, que é por volta de 6h da manhã mesmo.

  9. Guilherme
    17 set 2019

    Oi!
    Que post bem escrito! parabéns pela síntese e objetividade tão apurados 🙂
    Queria saber em que praia de Railay os barcos chegam. Vc comentou que as saídas são de West, e acredito que as chegadas (de AO NANG por exemplo) sejam 100% na West também né? nada chega por East?
    obrigadoooo, vou agora em Nov/19 😀

    • OI, Guilherme. As chegadas e saídas são pela West mesmo. Mas dependendo da hora, o barco pode parar sim do lado east. Isso você pode combinar com o barqueiro, mas digo que nao faz muita diferença. A distância é mínima da ponta west para a east passando alí por dentro. Em um dos passeios que fizemos, o barqueiro nos pegou do lado east, porque nosso hotel ficava exatamente em frente o píer, que é flutuante.

  10. Maria Cecilia Marques Martins
    25 set 2019

    Oi Poliana, amei seu blog. Vou ficar hospedada em um resort em Railay frente a praia e gostaria de saber quais os melhores passeios pelas ilhas e se podemos contratar os passeios qdo chegarmos la. Vou ficar 2 dias inteiros para passeios. Achas que posso em um desses dia fazer Phi Phi de ferry boat saindo de Nang em um bate-volta ou contratarias aqueles passeios por diversas ilhas ou praias ? Quais as imperdiveis ?
    Aguardo sua resposta, super obrigado

  11. Ana
    01 out 2019

    Bom dia Poliana
    Qual o tempo aproximado do Pier até o aeroporto?
    Meu voo sairá às 19:30 de krabi e estou querendo sair do ferry de Phi Phi às 15:30 e queria confirmar se é viável

    • Oi, Ana. Falei no texto. O trajeto entre Ao Nang e o Aeroporto de Krabi é feito em 30-40 minutos, mas foi de noite, entao, por segurança, melhor colocar 1 hora.

  12. WILSON MACHADO
    16 jan 2020

    Olá Polliana,estarei saindo do Tonsai Pier em Koh Phi Phi e seguindo para o Railay Bay Resort em Railay West por favor pelo site Phuketferry.com devo comprar o tkt para descer na Bahia de Railay ou outro PIER??.Parabéns pelas dicas e aguardo sua orientação/recomendação.

    Grato,

    Wilson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *