Christiania: um mundo paralelo dentro de Copenhague

Em Copenhague, na Dinamarca, há uma comunidade conhecida como “cidade livre”. Christiania, que fica em uma região central da cidade, é uma espécie de sociedade alternativa e funciona com leis próprias há 40 anos. Segundo as próprias placas, nem mesmo faz parte da União Europeia. O bairro não é exatamente fechado e turistas e outros visitantes são bem vindos. Aliás, desde que não usem suas câmeras. Fotos são terminantemente proibidas no local (essas são dos portais de entrada e saída).

Veja aqui o nosso Roteiro Completo de Copenhague

Entrada de Christiania

Mas como é de se imaginar, lá dentro a droga rola solta. A ideia e a própria “propaganda” deles é que fosse apenas maconha. As placas dentro do bairro indicam que drogas pesadas não são permitidas. Mas não foi bem isso que vimos lá dentro, onde há uma feira livre com todos os tipos de drogas. Os vendedores anunciam ofertas para os que passam na frente das suas bancas, tentando vender mais que o colega ao lado.

Sociedade alternativa em Copenhague


Repito: é uma feira livre. Uma feira de drogas no meio da capital da Dinamarca. Não à toa, na saída da comunidade, uma mensagem aos visitantes: “você agora está entrando na União Europeia”. Um portal separa o bairro da cidade, ou seja, nada. Apenas uma formalidade para justificar a diferença de regras na área. O local já foi um espaço militar e começou a ser ocupado por hippies depois do abandono.

Christiania em Copenhague

Praça de Convivência

Além da feira de drogas, lá dentro vimos algumas lanchonetes e uma espécie de praça de convivência, com alguns food trucks e bares. Um detalhe intrigante; em uma das lanchonetes onde tentamos comprar cerveja, o atendente, que só vendia água e refrigerante, recomendou que não comprássemos em determinados pontos. Segundo ele, alguns lugares vendiam cerveja com “outras coisas” dentro.

Enfim, nossa visita não foi longa. Apenas o suficiente para tomar uma cerveja em um dos locais apontados como confiáveis. (Risos) Se decidir ir a comunidade, sugiro combinar com uma visita à Catedral Nosso Salvador, que tem uma das melhores vistas panorâmica da cidade de Copenhague. Fica a poucos metros da entrada de Christiania.

Por outro lado, já decidiu onde vai se hospedar? Se ainda não, leia esse outro post aqui: Onde ficar em Copenhague: hospedagem com melhor custo-benefício

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Como é a vista da torre da Igreja Nosso Salvador em Copenhague | Across the Universe

  2. Pingback: Onde ficar em Copenhague: hospedagem com melhor custo benefício | Across the Universe

  3. Pingback: Roteiro completo de Copenhague | Across the Universe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *