Chapada dos Veadeiros: Cachoeira dos Cristais
A Cachoeira dos Cristais fica em uma área particular a 8 km de Alto Paraíso (5km de asfalto e 3km de terra), no sentido de Cavalcante. A entrada custa R$ 20 e você tem acesso a sete quedas d’água: Poço da Vovó, Massagem, Paraíso, Recanto da Paz, Corredeiras, Segredo e Véu da Noiva (a última e maior). Por esse valor, é possível também ir para a Cachoeira da Água Fria, por uma trilha de 1,7km.
As 7 cachoeiras
Não fomos à Água Fria, mas gostei de todas as sete cachoeiras que vimos por ali. O acesso é razoavelmente fácil e, por isso essa está entre as trilhas mais fáceis da Chapada dos Veadeiros. É bem tranquilo para ir, mas a volta, por ser subida, é um tanto cansativa. No entanto, a dica é: percorra os 500 metros observando todas as cachoeiras que estão a cada 50 ou 100 metros até chegar à última (Véu da Noiva).
O lugar é incrível e como manda a superstição, aproveite para colocar a cabeça embaixo da queda d’água para afastar o mau olhado e para dar aquela refrescada.
Já descansado, comece a subida e vá parando nas cachoeiras que escolher. Lá em cima, na entrada, tem uma estrutura legal com banheiros e chuveiro quente, um restaurante (o Vendinha, que também tem em Alto Paraíso) com comida por quilo e cardápio variado, mesas para refeição e descanso e uma vista de relaxar qualquer ser estressado.
Veja também: onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros
No local também é possível acampar e eles alugam até a barraca com kit completo (colchão, roupa de cama e iluminação). O acesso a cachoeira é liberado entre 8h e 18h. Antes ou depois, só para quem está acampado.
Veja também: Os atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Mas e você, conhece algum destes lugares na Chapada? Conta pra gente sua experiência ai na caixinha de comentários. 😉
Não deixe de ver também o Guia completo da Chapada dos Veadeiros, com tudo o que você precisa saber para organizar sua viagem.
Ei Polliana,
Lindas cachoeiras. Adoro este tipo de passeio. Preciso muito conhecer a Chapada dos Veadeiros. Vou anotar todas as dicas de vocês para quando eu for. 🙂
Beijos,
Lillian.
Oi, Lilian… Quero voltar em breve, porque como já expliquei aí nos posts, peguei muita chuva. Tô pensando em ir explorar mais um pouquinho depois do carnaval. Aí volto aqui e coloco mais dicas!
Ei Lilian,
bora então combinar para 2013 de irmos todos para a Chapada. A Anna Bárbara e a Camila Kafino já pilharam em um encontro de blogueiros por lá. 😀
Olá Polliana, estive esse ano nesse local e é incrível mesmo. A descida passando por várias cachoeiras pequenas, com nomes distintos, até chegar na Véu de Noiva, que é super gelada! E a vista incrível da área de entrada? A Chapada tem milhares de atrações que precisam ser conhecidas.
Exatamente, Lívia. Tive apenas um fim de semana e já me encantei. Na Cachoeira dos Cristais eu queria ficar um dia inteiro. É realmente mágico!
Oi, Polliana. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Feliz Ano Novo!
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Oi, Natalie!
Muito obrigada. 😀
Feliz Ano Novo para você também!
Polliana,
Em que época você esteve na Chapada?
Carlos
Oi, Carlos. Fui no início de novembro.
Oi Polliana, tudo bem?
Fui na chapada dos veadeiros em 2010 através de um visita técnica da faculdade. Fizemos a trilha que contempla o Cânion I e as Carioquinhas. É um lugar fantástico. Na época tivemos que pagar 100 reais para o guia que acompanha no máximo 10 pessoas. Você sabe me informar se continua este valor??
Oi, Daniela. Não sei os valores atuais para essas trilhas, mas liga para o João Carlos (62 9669-4046 pousadabercodasaguas@hotmail.com ou joaocarlosguia@hotmail.com). Ele é guia e nos acompanhou na Travessia das Sete Quedas. Conhece o parque perfeitamente e faz um precinho bacana.
O Camping dos Cristais é simplesmente o melhor que eu já fiquei. Vale muito a pena, banheiros bons e limpos, cozinha comunitária ótima e a área do camping é muito boa e com muitas árvores. As cachoeiras são ótimas no tempo de cheia, mas até na seca dá pra se divertir.
Pingback: Chapada dos Veadeiros: O Vale da Lua | Across the Universe
Pingback: Chapada dos Veadeiros: Águas Termais do Morro Vermelho e Éden | Across the Universe
Pingback: Onde ficar na Chapada dos Veadeiros | Across the Universe
Pingback: Chapada dos Veadeiros: Cachoeira de São Bento | Across the Universe
Pingback: Across the Universe | 10 trilhas mais fáceis da Chapada dos Veadeiros
Pingback: Across the Universe | Guia completo da Chapada dos Veadeiros
Pingback: Across the Universe | Roteiro de 2, 3, 5, 7 ou 10 dias na Chapada dos Veadeiros