Complexo de cachoeiras Capão Forro | Serra da Canastra

Fora do Parque Nacional da Serra da Canastra, o complexo de cachoeiras do Capão Forro é uma das atrações mais interessantes da região. Trata-se de 4 cachoeiras (Da mata, Do Lobo, Do Capão Forro e Do Pilão) e diversos poços para banho.

Veja também: Dica de Pousada na Serra da Canastra

Visual Capão Forro

Como chegar no Capão Forro

O complexo de cachoeiras Capão Forro fica a 5km de São Roque de Minas. O acesso é pela mesma estrada que leva à portaria 1 do Parque Nacional da Serra da Canastra. A estrada próxima à entrada é bem ruim. Fomos no fim do período de seca (em setembro) e a quantidade de pó bem fino era inacreditável. 

Como chegar capão forro

Já chegando no portão de acesso, tem umas ladeiras bem íngremes com muitos buracos. Mas dá para passar de carro simples. Nós passamos. No entanto, só tivemos coragem depois de conversar com um casal que havia ido no dia anterior e com um guia.

De qualquer forma, é bom você estar ciente de que precisa de muito cuidado e paciência para passar nesse trecho que, apesar de tudo, é bem curtinho. Depois da porteira, que fica à direita, há um calçamento na estrada que leva até o estacionamento.

Estrada Capão Forro

Agora, se for época de chuvas, não invente de ir com carro simples, pois muito provavelmente vai ficar atolado. O certo é ir com carro 4×4. Precisando, pode contactar o guia da região, o Vagalume (37) 99860-6940. Fizemos o passeio da parte alta da Cachoeira Casca D’Anta e foi ótimo. 

Os atrativos 

Ao todo são 4 cachoeiras. Uma das trilhas, de 800 metros leva à Cachoeira da Mata. O caminho é bem tranquilo, mas tem um trecho que você atravessa uma água. Dependendo da época do ano, o volume é maior e você pode acabar molhando o tênis. Então, dê preferência a um que possa molhar ou use a sapatilha.

O guia costuma sugerir que você visite primeiro a Cachoeira da Mata, pois na parte da tarde, o sol já não bate mais no poço. Nem sei dizer o quanto esse lugar é lindo.

Cachoeira da Mata

É uma cachoeira bem alta, com um poço maravilhoso, cercado por uma mata bem tranquila. Mas tem um defeito nesse ponto: muitos mosquitos. Então use repelente antes de ir e tire um tempinho para curtir com tranquilidade esse lugar, pois é lindo demais. 

Cachoeira da Mata

Saindo dalí, você volta na mesma trilha e no estacionamento, pega o carro e desce para um ponto um pouco mais a frente. Alí você já está a uns 100 metros da Cachoeira do Lobo. Ela tem um poço menor e mais raso e costuma ser uma boa opção para famílias com crianças. 

Cachoeira do Lobo

Mas logo ao lado, passando pelas pedras, você chega à Cachoeira Capão Forro. Ela Fica cercada por uns paredões e boa parte do volume de água que cai no poço embaixo já chega só uma névoa. Preciso dizer que ficar boiando alí por um tempo é uma sensação maravilhosa. 

Cachoeira Capão Forro

Seguindo pelo lado lado esquerdo do rio, você pega uma pequena trilha para os outros dois atrativos, a Cachoeira do Pilão e o Poço do Pulo. Na Cachoeira do Pilão você vê uma espécie de pilão formado na pedra. Bem interessante.

Cachoeira do Pilão

Já o Poço do Pulo, mais parece uma piscina de tão perfeitinho. 

Poço Fundo

Outras informações

  • Reserve um dia inteiro ou uma boa parte do seu dia para esse atrativo. 
  • Leve o seu lanche, pois lá não tem lanchonete ou restaurante. Não vendem nem água. Então leve tudo na sua mochila. 
  • O celular pega por lá, mas em alguns pontos você consegue um sinal. 
  • O atrativo fica aberto de terça a domingo, das 9h às 17h. Às segundas-feiras eles não abrem. 
  • A entrada custa R$30 (valor de janeiro de 2022)

Conhece o Capão Forro? Então conta para a gente aí nos comentários como foi sua experiência!

Veja também nossa sugestão de um roteiro de 3 dias pela Serra da Canastra.


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | Dica de pousada na Serra da Canastra

  2. Pingback: Across the Universe | Roteiro pela Serra da Canastra e Capitólio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *