O que esperar da Cachoeira do Coqueiro | Pirenópolis

A Cachoeira do Coqueiro ou Parque do Coqueiro é um atrativo que fica a 13km do centro de Pirenópolis, em Goiás, e é indicado para pessoas que buscam trilhas de nível fácil. Além da Cachoeira que dá nome ao Parque, no local você encontra também a Cachoeira da Garganta, que é ainda mais linda. Veja como chegar, quanto custa e o que esperar da Cachoeira do Coqueiro, em Pirenópolis. 

Parque do Coqueiro

 

 

 


Como chegar na Cachoeira do Coqueiro

O Parque do Coqueiro fica em uma das regiões mais bonitas de Pirenópolis, a Serra dos Pireneus. Mas para chegar até lá você vai ter que enfrentar 8km de estrada de chão na Rodovia Parque dos Pireneus. 

Como chegar na Cachoeira do Coqueiro

O estado dessa estrada vai depender da época que você vai, mas de qualquer forma ela exige mais atenção e uma velocidade mais baixa. No finalzinho, já chegando na propriedade, há umas subidas e descidas bem acentuadas. Mas mesmo com carro simples é possível passar. 

No caminho, pare um minuto no Pico dos Pireneus e aproveite para ver a região do alto. 

Pico dos Pireneus

Estrutura

A estrutura da Cachoeira do Coqueiro é melhor do que muitos atrativos da região, mas eu diria que exageraram demais nas intervenções. Mais na frente eu explico. No local você encontra um amplo estacionamento, uma recepção com banheiros limpos e um restaurante grande. 

Recepção Cachoeira do Coqueiro

Durante a semana o restaurante só serve bebidas. No fim de semana é possível também comer no local.

Restaurante Parque do Coqueiro

As trilhas são calçadas e tem corrimão, mas o que achei estranho foi a forma como eles cercaram a piscina natural da Cachoeira do Coqueiro com uma mureta de pedras.  

Acredito que a ideia seja dar mais comodidade aos visitantes. Não sou nenhuma expert em meio ambiente, mas creio que isso prejudique o curso natural das coisas. 

Atrativos 

O primeiro atrativo do Parque é a Cachoeira do Coqueiro, que recebe esse nome por conta de um buriti que fica no fim do poço. A cachoeira tem uma queda pequena, mas bem larga. Dependendo da época do ano, ela é beeeem volumosa. Quando fomos, estava mais fraca e dava para chegar debaixo dela com tranquilidade. 

Cachoeira do Coqueiro

Tem umas piscinas naturais pequenas entre as pedras que parecem um verdadeiro ofurô. Vale a pena reservar um tempinho para ficar curtindo alí. Além disso, você também encontra um poço perfeito para banho no topo da Cachoeira do Coqueiro. 

Piscina natural - Cachoeira do Coqueiro

Seguindo a trilha, você encontra um outro poço com uma prainha perfeita para descanso. Na parte da tarde tem bastante sombra nessa área e é perfeito para crianças. Aliás, esse é um atrativo bem tranquilo para a família inteira. 

Piscina natural Parque do Coqueiro

Logo abaixo, a Cachoeira da Garganta, que tem uma queda um pouco maior e um poço mais fundo. 

Cachoeira da Garganta

A trilha

A trilha para conhecer a Cachoeira do Coqueiro e a Cachoeira da Garganta é de nível fácil. São 600 metros de distância da recepção até o primeiro ponto. Ao todo, você não anda mais que 1,5 quilômetro. No entanto, vai precisar fazer um esforço no finalzinho da volta, quando você precisa subir uma escada com vários degraus. 

trilha cachoeira do coqueiro

Outra informações

Valor da entrada: R$40
Criança de até 5 anos não paga. De 6 a 12 paga meia. 
O pagamento é feito somente em dinheiro, pois não há sinal de internet no local. 
O parque abre todos os dias das 9h às 17h. 

Você já conhece a Cachoeira do Coqueiro, em Pirenópolis? Conta para a gente como foi a sua experiência. 


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | Pirenópolis: Cachoeira das Araras é opção de fácil acesso - Across the Universe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *