Dica de pousada na Serra da Canastra

Ao visitar este paraíso em Minas Gerais, surgem muitas dúvidas sobre a melhor pousada na Serra da Canastra. De fato, a experiência é única: as opções de hospedagem nessa região normalmente são mais simples e rústicas, mas vale muito a pena. É o tipo ideal para quem gosta do estilo fazenda e de estar em contato com a natureza.

Veja também: Roteiro de 3 dias pela Serra da Canastra

Pousada na Serra da Canastra

O principal atrativo, o Parque Nacional da Serra da Canastra, é imenso e, por isso você tem a opção de ficar em uma das três principais cidades ao redor: São Roque de Minas, Vargem Bonita e São José do Barreiro.

Abaixo explico um pouco sobre cada uma das cidades e qual nós escolhemos. Assim, talvez possa ajudar outras pessoas a tomarem uma decisão quanto à melhor pousada na Serra da Canastra de acordo com as diferentes necessidades, exigências e preferências.

São Roque de Minas

Entre as principais opções, a cidade de São Roque de Minas é mais conhecida por ter uma infraestrutura um pouco melhor. Mas não imagine uma cidade grande. Não é nada disso! Alí você terá vários restaurantes mais próximos, bons mercados e agências de turismo para orientar quanto a alguns passeios, o que é bem interessante.

É a cidade mais próxima do Portão 1, uma das principais entradas para o Parque Nacional. É por essa entrada que se tem acesso à parte alta da Cachoeira Casca D’Anta, um dos cartões postais da Serra da Canastra. Além disso, as melhores cachoeiras da região também ficam a uma curta trilha de distância, como é o caso do complexo Capão Forro. 

Capão Forro | Serra da Canastra

Quanto à pousada na Serra da Canastra em São Roque de Minas, elas trazem o clima da fazenda, mas não deixam de oferecer conforto. Uma dica são os chalés do Refúgio Pé da Serra, que tem uma bela varanda com vista para as montanhas, Wi-Fi gratuito e um café da manhã muito elogiado pelos hóspedes.

Refúgio Pé da Serra | Pousada Serra da Canastra

Se estiver procurando algo com piscina na temporada mais quente, tem a opção da Pousada Capão Forrô. Ela vem com aquele “bônus” da vista para as montanhas que também impressiona, além de quartos duplos ou triplos com banheiro privado. Em uma caminhada de alguns minutos você terá pelo menos dois restaurantes por perto.

Agora, se você juntou a turma de amigos para essa viagem, vale a pena ficar no Sítio Luar, que tem toda estrutura para uma estadia ótima. São três quartos, cozinha 100% equipada e três banheiros, além de jardim e piscina. É mais longe dos restaurantes, mas você ainda pode levar seu pet!

Sítio Luar | Pousada Serra da Canastra

Vargem Bonita

Já Vargem Bonita é menor, por isso você encontra pousadas ainda mais rurais. Mas aí você pergunta: qual a vantagem A própria região, que é lindíssima e os outros inúmeros atrativos dessa parte. Próximo à cidade está a Cachoeira da Chinela, a Cachoeira da Lavrinha, além de você estar no meio do caminho entre São Roque de Minas e São José do Barreiro.

As opções de restaurantes na cidade são menores, mas garanto que você nem vai sentir falta, pois a maioria das pousadas oferecem café da manhã e jantar. Foi o caso, por exemplo, da que escolhemos, a Pousada Sabor da Canastra.

Pousada Sabor da Canastra

São chalés muito fofos construídos na fazenda de uma família maravilhosa. Jhony e Alice produzem o melhor café do mundo e um queijo da canastra igualmente fantástico. O café da manhã é impecável e o jantar é uma perdição. Tudo feito no fogão a lenha.

Fogão a lenha

Os chalés têm uma vista muito privilegiada da região e apesar de simples, são muito aconchegantes. Tivemos uma excelente experiência por lá. 

Outra no clima bem aconchegante da cidade, é o Chalé da Vó, que é simples, econômico, acolhedor, tem boa comida e conserva tudo muito limpo. Há quartos para até quatro pessoas e fica literalmente em frente à praça da cidade.

Quase na mesma faixa de preço, o Chalezinho surpreende com uma decoração “clean”, moderna e sem perder o ar de interior. O quarto é bem confortável e a arquitetura super característica, até por isso tem um clima nostálgico no local. Ele também está logo ao lado de três restaurantes.

Hospedagem Serra da Canastra

Porém, se você quer investir e ter uma experiência de quase 5 estrelas na sua pousada na Serra da Canastra, tem uma dica especial. A Pousada Jurerê da Canastra oferece quartos completos, atendimento especial, vista panorâmica e até ar condicionado. Você estará literalmente no meio da natureza, mas pagando um pouco a mais por tudo isso.

Jurerê da Canastra

São José do Barreiro

Outra opção é São José do Barreiro, que também é repleta de atrativos naturais ao redor da Serra da Canastra. Próximo à cidade estão as piscinas naturais do Zezico, que são muito procuradas na região. Além disso, o Portão 4, que dá acesso à parte baixa da Cachoeira Casca D’Anta, fica bem do lado.

Cachoeira Casca Danta

A cidade no entanto, tem um pouco menos de estrutura do que as outras, mas quanto às hospedagens há boas opções. Porém, os preços podem ser um pouco mais altos. Como há menos opções de pousada na Serra da Canastra na cidade, você acabará pagando mais, mas não se preocupe: a qualidade também corresponde ao valor.

Uma opção é o Chalé Flor da Serra, com quartos ou chalés completos. Ele dá mais autonomia para quem viaja em família ou com amigos, por exemplo. Além disso, é bem espaçoso e tem até passeios a cavalo. 

Chalés Serra da Canastra

A Casa Pedra da Canastra também segue o mesmo padrão de conforto. Trata-se de uma casa que pode hospedar até pelo menos cinco pessoas e tem uma cozinha equipada, além de ser toalhas e outras amenidades como um hotel. Ela fica próxima de um restaurante e a seis quilômetros das piscinas naturais.

Pousada Serra da Canastra

Mais uma dica de pousada na Serra da Canastra é o Chalés Vale do Boqueirão. Apesar do valor na média dos outros, o espaço não é tão completo, mas é possível abrigar até sete pessoas. Ele é mais básico e não tem acesso à internet.

Onde se hospedar na Serra da Canastra?

Então essas são algumas opções de pousada na Serra da Canastra. Talvez eu tenha deixado mais dúvidas com tantas informações. Mas em resumo, se você quer ficar mais perto de outras pessoas, restaurantes e da cidade, opte pelas opções de pousadas em São Roque de Minas.

No entanto, se você procura algo intermediário, um pouco menor, mas confortável para seus dias desbravando a região, Vargem Bonita atende bem essa vontade. É muito boa também para quem quer descansar além de explorar.

Complexo Capão Forro

Por fim, São José do Barreiro tem ainda mais o clima rústico e isolado, perfeito para viagens em grupos. Mas não se esqueça: há menos opções de pousada na Serra da Canastra por lá. Independente da sua escolha, com certeza seguindo uma das dicas do artigo você vai encontrar o lugar ideal!

Não deixe de ver também outros posts já publicados sobre a região, como o que contamos sobre a visita às fazendas de queijo e o que contamos sobre como chegar na Serra da Canastra

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | Visita às fazendas de queijo da Serra da Canastra

  2. Pingback: Across the Universe | Complexo de cachoeiras Capão Forro | Serra da Canastra

  3. Pingback: Across the Universe | Roteiro de 3 dias na Serra da Canastra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *