Assistindo a estreia do Liverpool na Premier League no Anfield Stadium

Eu já dei a dica para vocês de como ir a jogos da Premier League com ingressos sold out. Agora vou contar como foi a minha visita ao Anfield Stadium para assistir Liverpool FC x Southampton FC.

Foi a primeira vez que testei o sistema alternativo de descolar tickets para jogos com ingressos esgotados que eu mencionei acima. Eu fiquei vários minutos na frente da bilheteria do estádio abordando as pessoas sem sucesso. Até que me indicaram um senhor que dizia ter ingressos disponíveis. Cheguei nele e ele me chamou para um canto. Disse que custava 50 libras. Desconfiado mas sem pensar muito eu aceitei a proposta (o preço normal é +/- 35 libras). Dai ele tira um cartão vermelho do bolso e me entrega. Era um cartão de sócio torcedor, com cadeira cativa no Anfield Stadium. Sim, o cara confiou a mim um cartão de sócio torcedor!

Liverpool FC | Cartão Sócio Torcedor

Se era dele, eu não sei. Só lembro de ter ficado catatônico e sem reação olhando pro cartão tentando entender se aquilo era aquilo mesmo que eu estava pensando. Quando ele vira pra mim e diz que no final do jogo eu encontraria com ele perto da estátua do Bill Shankly. Concordei, trocamos números de celular por precaução e lá fui eu alegre como uma criança com o feito.

Liverpool FC | Ticket Sócio Torcedor



Antes, pedi ajuda a um steward para localizar a cadeira. Ele, com uma maquininha tipo essas de cartão de crédito, passou o meu cartão e imprimiu um recibo com localização. Me deu mais ou menos as coordenadas, e dali mais outros três pedidos de informação, cheguei na minha cadeira. A cadeira era muito próxima ao campo, atrás de um dos gols. Não é o melhor lugar dentro de um estádio, mas eu me senti muito privilegiado por estar ali.

Anfield Stadium | Localização Privilegiada

A primeira sensação foi a de ser um estranho no ninho. Parecia que eu era o único não uniformizado no lugar. Eles tem a cultura de irem ao estádio com o uniforme ou roupa com as cores do time, além do famoso cachecol vermelho que eles empunham ao cantar o hino do time.

Liverpool | Anfield Stadium 3

Aliás, meu amigo… a torcida cantando o hino é um espetáculo à parte. É de arrepiar! Indescritível a emoção de estar alí ouvindo 45 mil pessoas cantando em coro “You’ll neeeever waaalk aloooone“. Tá aí o vídeo que não me deixa mentir:

E a devoção do torcedor? A torcida do Liverpool é muito fervorosa. Ela canta, grita, xinga e apoia o time. A cada jogada perfeita ou chute a gol, com sucesso ou não, todos levantam e aplaudem. Tudo na paz, com tranquilidade e muito respeito à torcida adversária. Mas isso não foi sempre assim.

Liverpool | Anfield Stadium 5

Senta que lá vem história

Há 30 anos os hooligans estavam no auge, tocando o terror, invadindo campos e praticando atos de violência antes e depois dos jogos. Foram necessárias duas tragédias acontecerem para que as coisas começassem a mudar. Coincidência ou não, ambas envolvendo jogos do Liverpool. A primeira em 1985, conhecida como Tragédia de Heysel em um jogo entre Liverpool x Juventus, onde 39 torcedores foram mortos. Depois desta tragédia, os times ingleses sofreram uma pena amarga: 5 anos fora de competições européias.

E antes do término da sanção, uma segunda tragédia em 1989, episódio que ficou conhecido como o Desastre de Hillsborough, uma das maiores tragédias de todos os tempos em estádios de futebol. Um jogo entre Liverpool x Nottingham Forest, onde 5 mil torcedores sem ingressos forçaram a polícia a abrirem os portões, invadiram o estádio superlotado e esmagaram contra as grades os que já ocupavam as arquibancadas. O jogo foi interrompido aos 6 minutos do primeiro tempo com um saldo de 96 mortos.

Na entrada do Anfield existe um memorial, o Anfield Hillsborough Memorial, homenageando nominalmente todos os 96 torcedores mortos neste desastre.

Anfield Hillsborough Memorial

Foto: Wikimedia Commons

Depois disso, várias ações foram tomadas para combater a violência nos estádios ingleses: ingressos mais caros, proibição de venda de bebidas alcoólicas, remodelagem dos estádios com a remoção das grades, a obrigação de ter somente lugares sentados e a utilização de segurança privada.

O estádio hoje

O estádio hoje segue, digamos, o padrão FIFA. Uma arena, sem grades e com estrutura que lembra muito os novos estádios do Brasil. Ele só peca na ausência de um telão. Só existe um modesto placar.

Liverpool | Anfield Stadium 4Liverpool | Anfield Stadium 6

O que pouca gente sabe é que o Liverpool FC foi fundado para o Anfield Stadium e não o contrário. E que o estádio foi construído para o atual grande “rival” da mesma cidade, o Everton FC. Bizarro, não? Pois é! A história é mais ou menos assim: John Houlding, o fundador do Liverpool FC, que antes desse feito foi presidente do Everton FC, também era um homem de negócios. Ele construiu o estádio em um terreno dele próprio com a intenção de fazer dali a casa dos Toffees. Só que ele estabeleceu várias imposições, entre elas a obrigatoriedade de vender somente uma marca de cerveja, que, olha só, ele era o dono. Além disso, o esperto businessman impôs ao seu próprio clube um aluguel altíssimo, que acabou não sendo aceito pelos demais dirigentes. Também não entraram em um acordo sobre a venda do terreno, e o Everton acabou então indo para o Goodison Park. Houlding, depois dessas divergências, acabou saindo do clube. Sem ter o que fazer com o estádio sem clube, fundou o Liverpool FC.

O jogo

O jogo foi sofrido para o Liverpool mas acabou terminando com vitória dos Reds sob o Southampton por 2 x 1. Ótimo para a estreia do time na Premier League e perfeita para a minha em estádios europeus. 🙂

Liverpool x Southampton | Placar

Como chegar

Ônibus

Em dias de jogo, há vários ônibus que saem do centro de Liverpool para o Anfield Stadium. Você pode pegar o 26 ou 27 no ponto de frente ao Liverpool One, o 17 no ponto da Queen Square ou o 917 perto dali, no ponto da St Johns Lane.

Liverpool FC | Ticket to Anfield Stadium

O ticket do ônibus é vendido pelo próprio motorista por £ 2. A volta é o mesmo preço, porém muito tumultuada. Lembra muito as saídas de estádio no Brasil. Aquela multidão de gente para poucos ônibus e táxis, além de muito, mas muito trânsito.

Eu aproveitei para para comer alguma coisa em uma lanchonete de frente ao estádio enquanto esperava o tumulto diminuir.

Táxi

Um táxi vai custar entre £7 e £9. Você pode conseguir ir tranquilamente na ida, mas para a volta, esqueça! Eles são raros e conseguir pegar um será um feito grande.

Metrô

Nenhuma linha de trem ou metrô vai para o estádio.

E você, já visitou o Anfield Stadium, a casa dos Reds? Conte sua experiência pra nós! 😉



Compartilhe este artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *