Passeio para Hong Island

Como queríamos curtir toda a beleza de Railay Beach, programamos só um passeio fora da península e por indicação de vários blogs, optamos pelo passeio para Hong Island. Ele pode ser feito a partir de Ao Nang ou Railay Beach e vale muito a pena. Não precisa reservar com antecedência. Você pode contratar o passeio no próprio hotel, nas agências espalhadas pela ilha ou abordando os próprios barqueiros que ficam na praia.

Como chegar em Hong Island

De Speedboat: Como o próprio nome sugere, o speedboat chega mais rápido ao destino (mas acho – só acho – que você não precisa de pressa passeando em um mar lindo como o da Tailândia). Em contrapartida, você viaja com um grupo gigante de 30 pessoas e fica preso aos horários fixos pré-determinados. Dependendo do número de pessoas que estiver viajando contigo, essa costuma ser a opção mais barata. Digo ‘costuma’ porque no nosso hotel mesmo, eles ofereciam esse pelo mesmo preço de um passeio de long tail para duas pessoas: 1,5mil Bath por pessoa.

De Long Tail Boat: pode sair mais caro porque é um passeio privativo, mas compensa pela liberdade de escolher os horários de saída, quanto tempo você vai ficar em cada parada e até mesmo negociar com o barqueiro para ele passar em uma outra ilhazinha pelo caminho. Se estiver em 5 pessoas, que é o número máximo de passageiros no barco, é melhor ainda, pois acaba saindo beeem mais barato que o passeio de grupo.

O preço do passeio

Nós negociamos com um barqueiro na noite anterior e, mesmo com muita pechincha, ele não abaixou o preço da tabela, que é de 3mil Bath (mais ou menos 300 reais).  Pelo que avaliamos, em geral, todos cobram esse valor, o que muda são os diferenciais que eles oferecem. Depois vimos que a Civitatis, por exemplo, oferece o mesmo passeio por R$150 por pessoa, mas já está incluso o almoço. Você pode fazer a reserva com antecedência aqui, pagar em reais e evitar essa negociação chata com o barqueiro.



Estávamos apenas em duas pessoas e o barco comportava até 5. Mas para 2 ou 5 passageiros, o valor seria o mesmo. Como não tínhamos com quem dividir o passeio e queríamos a liberdade de fazer o trajeto sem horário e evitando a muvuca, fechamos com ele mesmo, que nos buscou na manhã seguinte no próprio hotel, já que em frente o Railay Princess, onde estávamos hospedados, tem um píer. Saímos de lá mesmo, às 8h.

O trajeto

De todos os relatos que li sobre o passeio de Hong Island, a maioria consiste em visitar apenas dois pontos: Hong Island (a praia principal) e Hong Lagoon (ou Lagoa Hong). No entanto, há aqueles diferenciais que falei anteriormente e um deles é que alguns passeios são incrementados com uma parada em Paradise Island, que é uma praia com uma pequena faixa de areia com água dos dois lados e que dizem ser ótima para mergulho. Já o nosso barqueiro fez uma parada diferente: fomos para Lading Island (também conhecida como Koh Lao Lading). Falo dela logo mais.

Hong Lagoon

Por conta da maré, o trajeto geralmente começa com uma visita à Hong Lagoon, já que pela manhã a água invade uma área cercada por paredões e forma uma piscina de um verde incrível e água quentinha. A entrada nesse espaço foi um dos momentos mais incríveis da nossa viagem. Sério. Você fica sem acreditar que aquilo existe, que a natureza pode ser tão perfeita. Tem vídeo no nosso Instagram mostrando esse momento. Dá uma olhada e aproveita para seguir a gente lá! 😉

Ali no meio da Lagoa Hong o barqueiro para, desliga o motor e convida você para dar um mergulho. No primeiro momento você pensa que está muito cedo para cair na água, mas depois vê que a água nem está tão fria e que esta será uma daquelas oportunidades únicas da vida.

Pule e divirta-se! Se tiver levado uma boia ou o barqueiro tiver um colete para emprestar melhor ainda, porque você pode ficar alí boiando por um bom tempo, aproveitando a água quentinha e o mar que mais parece uma piscina nesse local.

Lading Island

Depois de ficar um bom tempo alí, partimos para Lading Island, que era aquele plus do nosso passeio. Também conhecida como Koh Lao Lading, a prainha é bem pequena, tem uma faixa de areia curtinha e fica cercada por um paredão maravilhoso, dando uma sensação de isolamento e paz inexplicável.

No local há um balanço bem fotogênico, mas nem deu tempo de tirar muitas fotos porque logo a praia ficou pequena para a quantidade de speedboats que apareceu, todos lotados de turistas. O sossego durou poucos minutos. 🙁

A praia de Lading Island tem água cristalina e é perfeita para snorkeling, mas é tão pequena que quando chega muitos barcos, ela perde boa parte da graça e do espaço útil, já que eles usam quase a praia toda como estacionamento. :/

Outro dos diferenciais que citei: alguns passeios incluem o almoço no valor pago. Uns fazem a refeição nessa prainha e outros preferem em Hong Island, onde tem mais espaço e estrutura.

 

Dica: peça para o barqueiro inverter a ordem do trajeto, indo primeiro à Lading Island para fugir da muvuca. Quando os speedboats começarem a chegar, você já terá aproveitado tudo e já pode partir para Hong Lagoon. Mas atenção: não deixe para muito mais tarde porque a lagoa se forma com a maré alta. Quando abaixa, fica difícil para o barco entrar sem esbarrar em alguma pedra.

Hong Island

A última parada foi em Hong Island (Koh Lao Bi Le) e é aqui que está o maior e último dos diferenciais que citei. A praia fica dentro de um Parque Nacional e é cobrada uma taxa de turismo para entrar. O valor é relativamente salgado para o padrão Tailândia: 300 bath por pessoa. Acontece que alguns barqueiros incluem esse valor no preço do passeio para Hong Island e eles mesmos pagam a taxa lá. Como não sabíamos que haveria essa cobrança, não negociamos a inclusão e tivemos que pagar.

Hong Island ou Hong Beach é um paraíso. Como é uma área de preservação ambiental, alí não há construções, nem casas, nem hotéis. Só uma estrutura simples no estilo tenda que abriga uma lanchonete/restaurante e banheiros.

No local vendem biscoitos e refrigerantes e há umas mesinhas para fazer um piquenique. Se o seu passeio não tiver o almoço incluso, é bom levar algo para comer aqui. Do contrário, rapidinho você vai querer ir embora por fome.

A praia de Hong Island é grande, com uma extensa faixa de areia branquinha. A água é verdinha, bem transparente. Excelente para snorkeling ou para ficar boiando sem pressa. Hong Beach parece uma pintura. Aquele mar de cor linda, as rochas incríveis ao redor, a vegetação…

Geralmente o passeio dura 4h no total, mas isso é negociado com o barqueiro e você pode ficar um pouco mais e até menos, de acordo com a sua preferência. Geralmente, os passeios saem pela manhã por conta da maré e do sol, mas se você só tiver a tarde livre, a Erika, do Próxima Trip, conta aqui nesse post que saiu do hotel às 14h. Ou seja, é possível começar o passeio na parte da tarde.

Então, antes de contratar o passeio, pergunte se no valor já está incluso o almoço, o bilhete de entrada à Hong Island e se o barqueiro está disposto a passar em algum outro ponto interessante, além da Lagoa e à própria praia de Hong Island.

Quer saber mais sobre as praias da Tailândia? Aqui tem todos os posts que já publicamos.


Compartilhe este artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *