Uma visita à Granville Island, em Vancouver
Todos os guias e roteiros de Vancouver passam por Granville Island. A primeira vista você pensa: mas o que há de tão especial nesse pequeno trecho da cidade? Um conjunto de fatores:
O clima de cidade pacata.
A tranquilidade de quem passa por ali.
O aconchego dos bares e lanchonetes instalados no píer.
A qualidade dos produtos comercializados no Mercado Público.
O charme do AquaBus.
O grito das gaivotas na beira da água.
E, por último, o vai e vem dos barcos e a vista para o centro de Vancouver.
Em resumo, a ilha tem algo de especial. Na verdade, apesar conhecida como ilha, é uma península. Mas não à toa, atrai cerca de 10 milhões de visitantes por ano. Diversos artistas costumam passar o dia nas proximidades buscando inspirações para suas criações. Muitos moram na região. No passado, a ilha foi um importante setor de atividades industriais. Mas após a Segunda Gerra Mundial e uma série de incêndios e mudanças na economia, a ilha foi ficando abandonada.
No entanto, na década de 70, o local foi reconstruído. Mas o local ainda mantém algumas características industriais, como os galpões e depósitos. O trabalho serviu, inclusive, de modelo para os planejadores urbanos.
O maior atrativo da ilha é, sem dúvida, o Mercado Público, aberto diariamente das 9h às 19h. Um dos mais organizados e limpos que já vi na vida. Lá você encontra todos os tipos de queijos, carnes, embutidos, frutos do mar, frutas comuns e exóticas, flores, chocolates e doces diversos.
Também há vários restaurantes, pizzarias, lanchonetes e bares. O mercado também dispõe de várias lojas de artesanato, roupas, brinquedos, artigos para decoração, papelaria e algumas opções de souvernirs. Nas galerias de fora do Mercado também é possível encontrar lojas de artigos diversos.
Fábrica de Cerveja
Outro detalhe que atrai muitos visitantes à Granville Island é a fábrica de cerveja que leva o nome do bairro. Produzida de forma artesanal, os locais se orgulham da cerveja comercializada em diversos sabores, entre eles o Maple, a mais famosa árvore do Canadá, usada, inclusive, para ilustrar a bandeira do país.
O tour pela Granville Island Brewing é rápido, mas como o espaço da fábrica é pequeno, é preciso agendar com antecedência. O passeio custa CAD 9,75 ou CAD 8,75 para estudantes e inclui a degustação de três tulipas de chopp de sabores diferentes. Se as explicações sobre o processo de produção da cerveja não lhe interessam, ou mesmo se o seu inglês não é bom o suficiente para te fazer entender e você preferir apenas conhecer o sabor das cervejas, no bar você toma as 3 tulipas de chopp pequenas ou 1 grande pelo mesmo valor.
Como chegar em Granville Island?
Granville Island fica exatamente embaixo da Granville Street Bridge, ponte que dá acesso ao centro de Vancouver, no final da Granville Street, umas principais ruas da cidade. O ônibus 14, Hastings, é um das linhas que passa por lá.
Site oficial: www.granvilleisland.com
Oi, Polliana. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Adoroooo mercados!!!
Tivemos um pouco de dificuldade em encontrar a fábrica de cerveja pelo nome publicado no post “Granville Island Factory Beer”.
Quando já estávamos a ponto de desistir, pedimos informações e nos indicaram a “Granville Island Brewing”, loja número 34 do mapinha do local, em frente o “Kids Market”. Acredito que deve ter mudado de nome.
Experimentamos várias cervejas! Uma tulipa custa $2.50. Tem a opção de 4 tulipas por $ 7.
Muito legal suas dicas! Estão nos ajudando bastante em nossa viagem a Vancouver.
Obrigado!
Oi, Saulo. Obrigada por avisar. Já vou mudar o nome no texto!
Pingback: Across the Universe | Nosso Roteiro de Vancouver
Pingback: Across the Universe | Vancouver: o charme europeu de Gastown
Pingback: Across the Universe | Vancouver: Visitando o Stanley Park