Processo de visto para os Estados Unidos pode ficar mais rígido 

O processo de imigração para os Estados Unidos é uma grande dúvida para muitas pessoas. Com Joe Biden no comando da presidência do país, algumas coisas realmente devem mudar quando os consulados voltarem a abrir nos próximos meses. A mudança mais significativa deve ser em torno no processo de visto para entrar nos Estados Unidos.  

Visto para os Estados Unidos

Por outro lado, temos boa parte da população louca para viajar e respirar novos ares. Dessa forma, o visto de turismo deve continuar sendo o mais buscado e a opção dos brasileiros pelos Estados Unidos é um tanto quanto óbvia. Primeiro pela cultura pela qual sempre fomos influenciados. Segundo pela proximidade. Terceiro porque é um destino que já caiu no gosto do brasileiro. 

Além disso, no início do ano, um rumor de reabertura dos consulados trouxe entusiasmo para aqueles que ainda tem condições de gastar seus dólares em outro país. A informação, no entanto, não foi concretizada devido aos números da pandemia. É fato que ainda não há dados satisfatórios o suficiente para que os processos de visto voltassem a ser avaliados.

Por que deve ficar mais difícil tirar o visto para os Estados Unidos?

De acordo com o advogado Daniel Toledo, especialista em Direito Internacional, um estudo recente feito nos Estados Unidos mostra que no próximo mês de abril, o país alcançaria a imunidade suficiente para que o fim da pandemia seja decretado por lá. Isso graças a uma campanha bem sucedida de vacinação. 

Ponte do Brooklyn em Nova York

Mas ainda assim, os consulados fechados há mais de um ano devem fazer uma reabertura escalonada. Dessa forma, seriam avaliados apenas alguns tipos de visto para os Estados Unidos.

Além disso, o advogado lembra que o país ainda deve manter sérias restrições com o Brasil até que a situação por aqui tenha algum sinal significativo de melhora. “O momento pede cautela e o governo Biden deve ser bastante restritivo com os vistos nos próximos meses”. 

Também é importante ressaltar a campanha presidencial e a intenção de alterar questões relacionadas a imigração. Como a regularização de pessoas ilegais nos EUA. “Os detalhes serão votados futuramente e por isso o presidente deve restringir a entrada de mais pessoas no país nesse momento”, explica Daniel Toledo.

Essa seria mais uma razão para dificultar o acesso aos vistos mais comuns. Os de turismo, estudantes e negócios são alguns dos meios de entrada mais utilizados para permanecer no país além do tempo permitido.

Planejamento da viagem

Além disso, devido a grande demanda reprimida, a dinâmica de entrevistas e digitalizações deve ser alterada quando o processo for reaberto. Nesse sentido, é importante começar a organizar tudo, seja com o planejamento da viagem, documentação e todo o processo para protocolar o visto no momento certo.

Visto Americano

Uma boa dica para preencher o formulário DS-160 é mostrar os vínculos com o Brasil, como um trabalho de longa data, localização da família e renda suficiente para fazer turismo. A situação financeira deve ser demonstrada por extratos bancários e declarações de imposto de renda. 

Além disso, é importante verificar quais são os seus vínculos nos Estados Unidos, como o local da estadia e se existe algum conhecido no país. Um dos principais pontos de recusa de visto é o motivo de retorno para o país de origem. Então, é importante esclarecer suas principais razões como patrimônio, família, um vínculo definitivo ou documentos que comprovem o hábito de viajar. 

“E, acima de tudo, seja claro e verdadeiro durante a entrevista. Isso é fundamental para evitar problemas no futuro”, alerta o advogado.

Veja aqui, todos os posts já publicados sobre os Estados Unidos.


Compartilhe este artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *