Terapia ajuda a tratar o medo de avião

Apesar de o avião ser considerado um dos meios de transporte mais seguros do mundo, muita gente ainda treme na hora da decolagem ou do pouso e outras tantas pessoas sequer arriscam entrar em uma aeronave. Para esse tipo de limitação, existe tratamento específico com psicólogo. O processo terapêutico normalmente é feito em grupo e dura cerca de dois meses.


Em São Paulo, há uma terapeuta especialista no assunto, Elvira Gross. Em seu livro “Avião – Viaje sem medo” ela lista algumas dicas para não ter medo na hora de voar:

– Distraia-se com algum livro, revista, música ou uma conversa com o passageiro ao lado. Não pensar no voo já diminui bastante o seu nível de stress e ansiedade.

 – Respire pausadamente, com intervalos de 4 segundos entre a inspiração e a expiração. Exercícios como esse já pode ter grandes efeitos no controle da ansiedade.


– Olhe para a direção oposta da curva do avião. Se o avião estiver indo para a direita, olhe para a esquerda.

O tratamento terapêutico de Elvira compreende orientação psicológica, técnicas para diminuir a ansiedade, reestruturação do pensamento e ainda uma palestra com um comandante. A terapia se encerra com uma viagem do grupo, realizada em parceria com a GOL, que antes da decolagem libera um piloto e um técnico de manutenção para tirar as últimas dúvidas dos mais medrosos.

E você, também tem medo de voar ou encara como um passeio? Não sente nem um friozinho na barriga na hora do pouso?



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Até que eu entendo por que tantas pessoas tem medo de voar mas eu não entendo por que todo mundo faz cara estranha quando eu falo que minha parte favorita do voo é a decolagem e a aterrissagem..,. tudo o resto no meio é muito chato!

  2. Só viajei uma vez. Quase morri de tanto medo. Nao sei se vou consiguir de novo. Acho que trauma. Talvez preciso de uma terapia dessa.

  3. Marcela
    14 set 2011

    Eu não tenho medo, mas entendo quem tem. Vejo minha irmã transpirando toda vez que o aviaõ levanta voo. Fico com pena. Acho que terapia seria realmente uma boa.

  4. Solange B. Da Silva
    09 set 2019

    Viajo, mas tenho medo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *