TAM reduz opções ao optar por aliança com a Oneworld

Na última semana, a TAM anunciou que daqui um ano, a aliança oficial da Latam (união da chilena LAN com a TAM) será com a Oneworld. A mudança da parceria, que antes era com a Star Alliance, pode ser considerada um retrocesso, já que a Oneworld tem apenas 12 companhias parceiras, enquanto a Star Alliance tem 27 opções de empresas aéreas nas quais o passageiro inscrito no programa de fidelidade pode acumular pontos.


Latam Logo

A opção por uma das duas alianças foi imposta pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), quando da aprovação da fusão entre a TAM e a LAN. A LAN já era membro da Oneworld e especula-se que a escolha foi feita pelos executivos do grupo chileno, que é majoritário na holding Latam.

Ontem a TAM emitiu uma nota afirmando que, com a mudança, os clientes terão maior “conectividade” na América Latina, EUA e na Europa, que seriam os três destinos internacionais mais solicitados. No comunicado, o presidente da empresa, Marco Antônio Bologna, declara que “a TAM está mudando para uma aliança em crescimento, que oferecerá as melhores opções de conexão de acordo com o perfil de nossos passageiros”.

oneworld logo

Ainda de acordo com a nota, a Oneworld oferece maior variedade de bilhetes, como é o caso da passagem de volta ao mundo, que permite paradas em diversos aeroportos em uma mesma passagem. “Com o Grupo Latam Airlines como parte da oneworld, a aliança vai desfrutar de uma posição privilegiada em toda a América do Sul e em praticamente todos os principais centros de negócios da região”, informa o comunicado.

Atualmente, os membros da Oneworld são: Airberlin, American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, LAN Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Royal Jordanian e S7 Airlines, além de outras 30 afiliadas. A promessa é de que a SriLankan Airlines e a Qatar Airways entrem na aliança em breve.

E os pontos?

Os pontos que você acumular voando pela TAM ou cias parceiras (da Star Alliance) até o primeiro trimestre do ano que vem serão mantidos normalmente. Até essa data, eles podem ser trocados por voos das cias da Star Alliance. Depois disso, só pelas empresas da aliança Oneworld.



Compartilhe este artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *