Roteiro de 3 dias na Serra da Canastra
Sem poupar o clichê, preciso dizer que a viagem para a Serra da Canastra é uma experiência única. Para quem gosta de destinos de natureza, boa gastronomia e um povo hospitaleiro, não tem erro. No entanto, na hora de montar um roteiro para Serra da Canastra encontrei poucas informações, o que deixou claro que ainda não é um destino tão popular.
Sorte a nossa, porque por lá encontramos atrativos naturais quase intocáveis, sem muvuca e uma rotina com pouca interferência do turismo. Não foram poucas as vezes que curtimos cachoeiras exclusivas. No entanto, não confunda com falta de estrutura para receber os viajantes.
Já bem adaptado ao turismo, o estado de Minas Gerais oferece excelente estrutura até mesmo para os mais exigentes. Por outro lado, no quesito estrada que a Serra da Canastra ainda deixa bastante a desejar.
Onde fica a Serra da Canastra
A Serra da Canastra é uma região no estado de Minas Gerais que abrange 7 municípios em uma área total de quase 2 mil km². Entre os municípios estão Vargem Bonita, São Roque de Minas, Sacramento, Piumhi, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio.
Em um outro post, explico como chegar na Serra da Canastra, as latadas que passamos na estrada e detalho os melhores percursos a partir de algumas capitais brasileiras.
As cidades com melhor infraestrutura e mais próximas dos principais atrativos são São Roque de Minas, Vargem Bonita e o distrito de São José do Barreiro. Como expliquei, Capitólio também faz parte da Serra da Canastra, mas fica um pouco mais distante dessa região e o turismo por lá se despontou de tal forma que fica como um destino quase à parte. Assim, merece um roteiro separado. Veja: Roteiro de 3 dias em Capitólio.
No entanto, se você tem uma semana para esse passeio, dá para combinar os dois destinos em uma só viagem. Veja aqui a sugestão de roteiro pela Serra da Canastra e Capitólio.
Onde ficar na Serra da Canastra
As opções de hospedagem nessa região normalmente são mais simples e rústicas, mas garanto que a experiência vale muito a pena. O principal atrativo, o Parque Nacional da Serra da Canastra, é imenso e, por isso você tem a opção de ficar em São Roque de Minas, Vargem Bonita ou São José do Barreiro.
Em um outro post, explico um pouco sobre cada uma das cidades, qual escolhemos e como foi nossa experiência. Dá uma olhada que deve te ajudar a tomar uma decisão quanto à melhor pousada na Serra da Canastra de acordo com suas necessidades, exigências e preferências.
Roteiro de 3 dias na Serra da Canastra
Antes de mais nada, é importante explicar que esse nosso roteiro contempla apenas os dias livres na região. Porque como fomos de carro a partir de Brasília, gastamos um dia inteiro na ida e de lá fomos para Capitólio.
Então nessa minha sugestão de roteiro pela Serra da Canastra vou colocar o que fazer em 3 dias livres por lá.
Dia 1
Cachoeira da Chinela + Piscinas naturais do tio Zezico + Parte baixa da Cachoeira Casca D’Anta + Pôr do sol
Como nos hospedamos na Pousada Sabor da Canastra (e adoramos), colocamos como primeiro destino a Cachoeira da Chinela, que é logo alí do lado, a 2,5km. A partir de Vargem Bonita são 6,5km. Como a maioria dos atrativos da região, fica dentro de uma fazenda particular.
Se tiver sinal de internet, o waze te leva bem até lá, mas é bom não confiar que vá sempre ter sinal, pois nessa área é uma raridade. Portanto, pegue instruções à moda antiga, conversando com o pessoal da pousada e se atentando às placas.
Cachoeira da Chinela
A Cachoeira da Chinela fica aberta de 8h às 17h e a entrada custa R$20 por pessoa. A trilha é bem simples e não deve ter mais do que 300 metros. A cachoeira é linda, cercada por uma vegetação que deixa o clima alí embaixo bem gostoso.
No topo dela, há uma piscina natural e dizem ter mais uma queda d’água. Não sei se é definitivo, mas quando fomos, ela não estava disponível para visitas. Ainda assim, curtimos muito. No horário de pico do sol, entre 12h e 13h, água fica mais clarinha, com aquele dourado típico da região.
Dali você segue o rumo do portão 4 do Parque Parque Nacional da Serra da Canastra. Se já estiver com fome, almoce no distrito de São José do Barreiro, no restaurante Paredão da Canastra. Comida tipicamente mineira, feita no fogão à lenha, com torresmo e sobremesa por conta (doce caseiro e queijo canastra).
Ai você segue para o segundo atrativo do dia, as piscinas naturais do tio Zezico. Se ainda não tiver com fome, vá primeiro nas piscinas e depois no restaurante. O acesso às piscinas custa R$20. São piscinas naturais de água azul, bem tranquilas e perfeitas para crianças.
De lá, você já está quase no portão 4 do Parque, que leva à parte baixa da Cachoeira Casca D’Anta.
Na entrada, o guarda passa explicações sobre a trilha que tem 3km (ida e volta) e é bem tranquila. A queda d’água é impressionante e você tem mais explicações sobre o passeio nesse outro post aqui.
Para fechar o dia, assista o pôr do sol no Morro do Carvão.
Dia 2
Passeio de 4×4 à parte alta da Cachoeira Casca D’Anta (inclui Cachoeira Rasga Canga, Cachoeira do Rolinho + Nascente do Rio São Francisco e Curral de Pedras.
Reserve o segundo dia para fazer o tour até a parte alta da Cachoeira Casca D’Anta. O acesso é pelo portão 1. A partir de São Roque de Minas são 35 km de estrada de chão ainda piores que os outros trechos. Então aqui não tem outra alternativa a não ser fazer o passeio de 4×4 com guia.
Indico o guia conhecido como Vagalume (Luiz Carlos (37) 99860-6947) que tem paciência para fazer passeios com calma e personalizados de acordo com as preferências dos clientes.
O passeio para a parte alta da Cachoeira Casca D’Anta dura o dia inteiro e geralmente inclui outros atrativos. No nosso caso, fizemos a Cachoeira Rasga Canga e o poço do alto da Cachoeira do Rolinho.
De qualquer forma, todos os passeios também incluem uma paradinha na nascente histórica do Rio São Francisco e no curral de pedras. Sem dúvidas, é aquele passeio que não pode faltar no seu roteiro pela Serra da Canastra.
Na parte alta da Cachoeira Casca D’Anta você tem acesso à piscinas naturais deslumbrantes e um mirante com vista de tirar o fôlego.
Dia 3
Capão Forro + Visita às fazendas de queijo Canastra
Fora do Parque Nacional da Serra da Canastra, o complexo de cachoeiras do Capão Forro é uma das atrações mais interessantes da região. Trata-se de 4 cachoeiras (Da mata, Do Lobo, Do Capão Forro e Do Pilão) e diversos poços para banho.
Fica a 5km de São Roque de Minas e, apesar de próximo, tem uma estrada bem desafiadora. Tem um post mais completinho explicando como chegar e mostrando porque esse é um atrativo imperdível.
Depois de se refrescar nas cachoeiras, se aventure em uma das fazendas da região. Em um outro expliquei como funciona às visitas às fazendas produtoras de queijo na Serra da Canastra e deixei indicação de algumas interessantes tanto para visita como para a compra dos queijos.
Roteiro de 3 dias pela Serra da Canastra
Em resumo nosso roteiro fica assim:
Primeiro dia: Cachoeira da Chinela | Piscinas naturais do Tio Zezico| Parte baixa da Cachoeira Casca D’Anta | Pôr do sol no Morro do Carvão
Segundo dia: Nascente do Rio São Francisco | Parte alta da Cachoeira Casca D’Anta | Cachoeira Rasga Canga | Cachoeira do Rolinho | Curral de Pedras
Terceiro dia: Complexo Capão Forro | Visita às fazendas de Queijo da Serra da Canastra
Fez um roteiro melhor pela Serra da Canastra? Deixe sua sugestão aí nos comentários.
Não deixe de ver também todos os outros textos já publicados sobre a região aqui.
Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Então nos ajude a mantê-lo atualizado. Planeje sua viagem com os nossos parceiros:
- Escolha e reserve sua hospedagem com o Booking.com
Fazendo reservas através do link dos parceiros do blog, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso - em alguns até tem desconto - e ainda ajuda a manter esse conteúdo no ar.
- Pesquise e compre suas passagens com o Skyscanner ou ainda MaxMilhas
- Se preferir, reserve pacotes de viagem com o Zarpo
- Faça cotação de aluguel de carro com a Rentcars
- Faça seu seguro viagem com a Real Seguro
- Reserve seus passeios com a Civitatis
- E não fique sem chip em viagem internacional com Holafly (link com 5% de desconto).
Pingback: Across the Universe | Dica de pousada na Serra da Canastra
Pingback: Across the Universe | Visita às fazendas de queijo da Serra da Canastra
Pingback: Across the Universe | Complexo de cachoeiras Capão Forro | Serra da Canastra
Pingback: Across the Universe | Cachoeira Casca D’Anta: como visitar as partes alta e baixa
Pingback: Across the Universe | Como chegar na Serra da Canastra
Pingback: Across the Universe | Roteiro de 3 dias em Capitólio (com preços)
Bom dia, procurando roteiro para visitar a Serra da Canastra, achei seu Blog e achei super interessante.
Estou pensando em ir sozinho.
Se possível, gostaria de algumas dicas.
Irei sair de Tapiraí SP.
Desde já agradeço.
Oi, Romildo. Tudo bem?
Que dica específica você precisa? Tem vários posts aqui sobre a Serra da Canastra, todos bem detalhados. Você deu uma olhada neles?
Pingback: Across the Universe | Roteiro pela Serra da Canastra e Capitólio
TOP
Pingback: Serra da Canastra: o que fazer, dicas de roteiro e onde ficar