Quero comer o Chile! As comidas do Pacífico e da Patagônia

Por comidas típicas no Chile, espere por muitos frutos do mar. Uma boa pedida para um passeio na capital é uma visita pelo Mercado Central de Santiago. Mas ó, vá pela manhã. Como já foi publicado pela Polliana aqui, no mercado o assédio dos garçons é uma coisa meio absurda (e que incomoda!). Então pela manhã você não corre o risco. A vantagem é que você pode ver alguns moluscos e peixes, que você apreciará na hora do almoço, ainda vivos – não deixa de ser uma curiosidade.

Santiago | O Mercado Central

Depois siga firme rumo ao Patio Bellavista, que ao meu ver, apesar de ser quase um shopping center gastronômico, reúne em seus arredores o melhor do bairro quando o assunto é comida. A princípio, ficamos meio ressabiados por almoçar num lugar tão bacana. Imaginamos que seria muito caro, mas achamos os preços justos pela qualidade da comida.

Santiago | Pátio Bella Vista

A vantagem do Patio Bellavista é que além da variedade você pode encontrar artesanatos e lembranças legais para trazer para seus queridos. E não precisa necessariamente comer dentro do espaço, as duas ruas que dão acesso lateral à área – Pio Nono e Constitución – são ricas em opções (vi até uma lhama passeando por lá!).

No Bellavista, experimentamos comer no Banadiarán (Constitución, 38, Patio Bellavista).  Comida peruana, cuja nacionalidade só descobrimos depois. Fui de Arroz Chaufa Especial (risotos com lulas, camarões, siri, vieiras, polvo, molho de ostras e gergelim). Prato bem temperado, muito rico em frutos do mar e bonito de se ver (tinha até uma concha do ostiones, molusco da região, de enfeite! rs).

Culinária Chilena | Arroz Chaufa

Arroz Chaufa e a cerveja Torobayo

Além disso, quis experimentar uma cerveja do país e o garçom me recomendou a Torobayo. Gosto mais encorpado, mais escura, tipo Ale. Nota 10 para o pedido! Gostamos tanto que voltamos no último dia e pedi um outro prato (Corvina a La Limeña). Só que por azar trocaram meu prato e trouxeram um que incluía peixe ensopado com camarões num molho de coentro – Empesado de Corvina com Mariscos (só descobri que trocaram depois – maldito cardápio em outra língua). Tristeza porque eu ODEIO coentro e SÓ TINHA isso nesse prato. Então a média do restaurante fica em 8, pela falta de atenção. 🙁

Culinária Chilena | Empesado de Corvina com Mariscos

O pedido errado: Empesado de Corvina com Mariscos

Nas ruas adjacentes ainda comemos, em outros dias, em dois restaurantes indicados por amigos: Como água para chocolate (Constitución, 88) e Patacón (Constitución, 04).  Os dois perfeitos para frutos do mar do Pacífico. No Como água para chocolate fui de Merluza a la diabla (filé de merluza astral, banhada em molho de mariscos com toque picante, acompanhada de risoto de vegetais). Delícia! Já no Patacón, que tem suas raízes na gastronomia do Equador, pedi um Arroz Marinero (arroz preparado no caldo de pescada, com camarão equatoriano – gigantesco – e diversos mariscos). Ambos espetaculares e ótimas referências para o meu estômago!

Culinária Chilena | Vinho e Merluza a La Diabla

Vinho e Merluza a La Diabla no Como Água para Chocolate

Fugindo um pouco da opção frutos do mar, outro prato experimentado foram as costeletas de cordeiro da Patagônia, no Montana Steakhouse & Bar (Pio Nono, 41, Patio Bellavista). Interessante ver contrastes tão diferentes em um mesmo país. A carne mais saborosa e tenra do cordeiro tem temperos interessantes vindo do lado mais frio do Chile. Mas meu companheiro de viagem escolheu um frango à parmegiana com macarrão. Nada bom! Então, muito cuidado na hora de escolher seu prato (e boa sorte! Hehehe). Fuja das massas!

Culinária Chilena | Costeletas de Cordeiro da Patagonia

Costeletas de cordeiro da Patagônia

Na série Quero Comer o Chile!, Renan Rigo, amigo jornalista e empresário, idealizador do Say Hello to Brazil, nos mostra as “belezas” gastronômicas do Chile. 

Confira os outros posts:

Uma viagem gastronômica pelo Chile

As bebidas e os aperitivos 


Siga o Across the Universe no Twitter: @acrosstheblog

no Instagram: @acrosstheblog

e curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/acrosstheblog


Cupom de 15% de desconto no Seguro Viagem

Um Comentário para "Quero comer o Chile! As comidas do Pacífico e da Patagônia"

  1. Comer no Chile é sensacional mesmo! rs Seguem algumas dicas de restaurantes que testamos e aprovamos: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/08/onde-comer-em-santiago.html. A gente faz questão de ir ao Mercado Central no horário do almoço pra comer a melhor centolla do mundo!

Deixe seu Comentário

Não deixe de ler a nossa Política de Comentários.**






* Campos de preenchimento obrigatório