Planejando uma viagem para a Europa

Bom, como já disse no post anterior, estou de viagem marcada para as zoropa. E uma viagem, por menor que seja, necessita de um mínimo de organização e planejamento. Diferente da viagem para Buenos Aires, onde o que eu menos fiz foi planejar com antecedência, para esta eu tenho uma larga vantagem de tempo para planejar tudo nos mínimos detalhes. Sem contar que eu tenho uma personal tour infiltrada por lá, e que tem me assessorado em tudo, minha irmã Polliana. Uma vantagem considerável, não?! =)

Meu passatempo tem sido pesquisar toda e qualquer informação sobre como turistar pela europa gastando pouco e de forma otimizada. E a Internet é fantástica para isso! A quantidade de informações disponíveis é impressionante. Tem me auxiliado muito na composição do meu roteiro, além da Polliana, claro! E as informações mais importantes, na minha opinião, são de pessoas normais que fizeram os mesmos roteiros e emitem opiniões reais, e de certa forma imparciais, sobre tudo, como cias aéreas, albergues, trens etc.

Sem contar que eu posso comprar tudo com atencedência pela web. Já adquirimos bilhetes de trem, passagens aéreas, translados de aeroporto, reservamos albergue… ufa! Praticamente a única coisa que terei que comprar por lá mesmo são comida e bilhetes de metrô/ônibus. E isso é legal para você ter uma noção real do que levar de dinheiro para gastar aleatoriamente, sem preocupar com o mais importante, que já estará tudo pago.

Bom, seguindo a premissa de não negligenciar nenhuma informação que possa ser útil a outros viajantes, segue aqui uma listinha de alguns sites bacanas que eu utilizei na composição do meu roteiro e na aquisição de bilhetes áreos, terrestres e ferroviários e hospedagem:

www.booking.com

Ele é genial! Vc indica o país, cidade, o dia que vc chega e a quantidade de pessoas e ele lista por ordem de disponibilidade, preço, qualificação de usuários e nome. E vale não só para albergues, mas para qualquer tipo de hospedagem.

www.ryanair.com
www.easyjet.com

As duas cias aéreas low cost mais populares e mais confiáveis da Europa, de acordo com as opiniões que colhi pela web. São as cias que mais honram com horários e rotas.

www.capitolshuttle.com

Empresa que vende translados do Aeroporto Beauvais em Paris (longe pacas! 65KM) para a área central da cidade. Eles ficam monitorando a chegada do seu vôo e te recebem com uma plaquinha com o seu nome no desembarque. Imaginem: “Monsieur Marcelo Lemos”. Hilário isso! =)

www.ferroviedellostato.it

Cia férrea para aquisição de bilhetes de trem na Itália. Vc pode comprar com até dois meses de antecedência, conseguir desconto por comprar pela web e ainda pagar com cartão de crédito. Só não assuste se o seu banco ligar e dizer que foi identificado um comportamento estranho na utilização do seu cartão em um site de bilhetes de trem na Itália. =)

Ah, e no blog do Ricardo Freire tem um tutorial bacana de como utilizar este site, pra quem não capice nulla de italiano. E aproveitem tb para dar um pesquisada boa neste blog. Além dos posts que são muito bons, ainda tem os comentários valiosos dos visitantes a cerca do assunto postado. E são muitos, já que o site é muito bem freqüentado.

Tenho lido também o guia da Publifolha sobre a Itália. Eu comprei para dar de presente pro meu pai, na ocasião da viagem dele à Europa no ano passado e agora acabei “pegando emprestado”. =)

Enfim, é isso! A medida que eu for tendo informações importantes, vou disponibilizando aqui.

UPDATE

Só adicionando uma informação. Adquirir bilhetes no site da Trenitalia usando cartão de crédito emitido no Brasil, nem a custa de reza brava! Já segui algumas mandingas que vi nos comments do blog do Ricardo Freire, mas necas. Mas se alguem quiser tentar, ai vai:

1) Tente comprar todas as suas passagens de uma só vez. Uma vez iniciado o processo de compra, você terá apenas 15 minutos para comprar, somente, 4 trechos (o máximo permitido pela Trenitalia). Se bobear com o tempo, você terá que começar tudo de novo. Por isso, veja direitinho o seu itinerário antes de iniciar a compra; esteja com todos os horários em mãos;

2) Se precisar comprar mais do que 4 trechos, repita o ítem 1. Veja bem: a Trenitalia não permite que você gaste no site deles mais do que $516,46 euros por mês.

3) Se o seu cartão de crédito foi aceito na primeira compra mas na segunda ele foi recusado,então, cuidado, porque após duas tentativas de uso sem sucesso eles podem bloquear a sua conta no site

4) Se você der azar no ítem 3, abra uma nova conta com outro “user name” e tente fazer a compra novamente com o cartão que deu certo na primeira vez. Se ele ainda estiver bloqueado, pergunte para a emissora do seu cartão se eles bloquearam o seu cartão. Se eles disserem que não bloquearam seu cartão, então dê um tempo e faça a compra mais tarde. Há quem diz q esperou uns 15 dias, até o mês seguinte, e aí, acreditem, o cartão foi aceito. Não perguntem a lógica disso.

5) Se por acaso você tentar fazer uma nova compra e seu cartão for bloqueado novamente, e se você der um tempo e ele ainda estiver bloqueado então tente usar outro cartão

6) Se você tentou outro cartão e ele também estiver bloqueado então tente usar um cartão de débito

7) Se o seu cartão de débito não der certo, mesmo depois de você ter gesticulado bastante, ter sambado, ter rebolado, ter cantado, ter mandado beijinhos pro seu computador, então, meu amigo/a, você está enrolado/a. Mas não se desespere, porque você ainda poderá comprar seus tickets nas máquinas self service de vender passagens localizadas na maioria das estações na Itália. Elas aceitam cartão de crédito numa boa.

8) Se as máquinas self service não estiverem funcionado, então vá para a fila do guichê de venda de passagens.


Siga o Across the Universe no Twitter: @acrosstheblog

no Instagram: @acrosstheblog

e curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/acrosstheblog

 

Um Comentário para "Planejando uma viagem para a Europa"

  1. Quanta exigência para uma simples passagem de trem… burocracia danada!

    Mas enfim, agora é só rezar para que tudo ocorra conforme planejado!

Deixe seu Comentário

Não deixe de ler a nossa Política de Comentários.**






* Campos de preenchimento obrigatório