Os mendigos de Vancouver
Uma das primeiras coisas que reparei (e me impressionei) em Vancouver foi no grande número de mendigos nas ruas. Sei bem que morador de rua não é ‘privilégio’ apenas dos países de terceiro mundo, mas em Vancouver realmente tem muito. E por que? Os canadenses costumam ter a resposta na ponta da língua. Há toda uma explicação para a existência de tantos mendigos em Vancouver.
Foto: Andrew Ferguson
O principal motivo seria o fechamento de um hospital psiquiátrico há cerca de dez anos. Após uma troca de governo, a entidade, que recebia uma contrapartida do Estado, teve o benefício cortado. Sem verba, o hospital foi fechado e os internos não tiveram outra alternativa senão procurar abrigo nas ruas.
Outro motivo seria o fato de Vancouver ser a cidade mais quente do país que tem um inverno bem rigoroso. Não sei se intriga ou verdade, mas por lá eles contam que as autoridades de Quebec dão passagens para que os moradores de rua possam ir se aquecer nas ruas menos gélidas de Vancouver.
Foto: Thomas QuinePor outro lado, o problema se agrava quando você pensa que a cidade é a última opção de parada no lado Oeste e que para cima a tendência é a temperatura só piorar. Ou seja, chegando ali o melhor que se tem a fazer é buscar abrigo.
A consequência desse problema social não poderia ser outra: cidade fedida e bagunçada. É bem verdade que não é na cidade toda. A zona é mais óbvia na Hasting, uma das principais avenidas da cidade. É lá que fica uma espécie de cooperativa onde eles se aglomeram, compram e vendem de tudo entre eles mesmos. A maioria nem chega a realmente dormir na rua. Se ajeita em moradias precárias nessa região.
Dica
O fluxo de mendigos nas proximidades – entre a Danley Street e a Carral – é assustador! Se puder, evite essa área. Eles costumam ser inofensivos, mesmo porque a maioria tem problemas mentais, mas nunca se sabe, então é bom manter distância, pois a droga rola solta e eles não gostam de ser incomodados.
Durante os Jogos de Inverno de 2010, o problema chegou a virar assunto em alguns veículos de comunicação. O Portal Terra, por exemplo, falou sobre a dificuldade do governo canadense de tirar os mendigos das ruas. Isso porque a cerimônia de abertura dos jogos foi a 3 quadras do local de movimentação mais intensa dos mendigos de Vancouver.
Não imaginava isto de Vancouver, muito bom saber, mas também muito triste…
Verdade, é algo que a gente nem imagina mas é bom saber dessa realidade!
Pra quem cresceu banhado em leite de pera, realmente Vancouver nãoé opção. Apesar dos homelless estarem uma situação de rua, eh eles que dão o toque humano para a cidade..a humanizam…deixando que ela não se afunde no pensamento egoista típica do primeiro mundo..e de grande parte da classe média dos países subdesenvolvidos…
canada se acha,mas fiquei em choque ao ver tantos miseraveis com fome,,,,nao entendo tao rico tao pobre
Mendigos humanizam uma cidade??????? Sao o retrato mais impiedoso da desumanidade! Onde que a pobreza torna alguém ou um lugar mais humano?