O que fazer em La Fortuna, na Costa Rica

Depois de visitar o Vulcão Poás, seguimos em direção a La Fortuna. O pequeno distrito fica na província de Alajuela, ao Norte da Costa Rica, e aos pés do Vulcão Arenal. Assim como o Poás, esse vulcão também está ativo e a última erupção foi em 2010. Entre as coisas para fazer em La Fortuna estão as atividades relacionadas ao turismo de aventura.

A maior parte envolve trilhas diurnas e noturnas na base do vulcão e em florestas localizadas em propriedades particulares. Os passeios são para observação de animais silvestres, trilhas em pontes suspensas dentro da floresta tropical, raftings, cachoeiras e as famosas fontes de águas termais. 

Aguas Termais em La Fortuna

Achamos a cidade super bem estruturada, com várias opções de hotéis que vão desde campings a hotéis luxuosos e muitos bares e restaurantes. Ficamos por lá apenas um dia e meio, mas eu sugeriria pelos menos uns três dias, dada a grande oferta de atrativos. Apesar do curto tempo, conseguimos visitar alguns lugares.

Cidade de La Fortuna | Costa Rica


Mas infelizmente, o Vulcão Arenal, considerado cartão-postal da cidade, só apareceu por completo quando já estávamos indo embora. Essa parece ser uma constante em locais próximos a vulcões. Li vários posts de viajantes frustrados por conta das condições de visibilidade. Mas além do Vulcão, há outras opções turísticas para se fazer na região de La Fortuna.

O que fazer em La Fortuna

Catarata La Fortuna

Localizada a apenas 5 km do centro da cidade, a Catarata La Fortuna tem 70 m de queda e é de fácil acesso. Por isso, é bastante procurada pelos turistas. A trilha é autoguiada e bem estruturada, mas você precisa vencer os 530 degraus da escadaria em meio a densa floresta para chegar até a base da cachoeira.

Acesso a Catarata La Fortuna

E dá até para tomar banho nela, mas era final do dia e a água estava tão gelada que desistimos da ideia. A cachoeira está dentro de uma área protegida.

Catarata La Fortuna

Em fevereiro de 2020, pagamos U$18 dólares para entrar. Esse valor é revertido na manutenção do parque e em ações de conservação e educação ambiental. No site da Civitatis, é possível comprar com antecedência o tour que leva à Catarata e ao Vulcão Arenal no mesmo dia. 

Águas Termais

As chamadas “hot springs”, são piscinas de águas termais localizadas geralmente em grandes hotéis. É algo semelhante a Caldas Novas e o ao famoso Hot Park, mas com a vantagem de ter algumas piscinas dentro da floresta.

Águas Termais na Costa RicaDessa forma, a visualização de espécies em seu ambiente natural não é incomum. A cidade possui várias opções, para todos os bolsos. Mas as do Tabacón Grand Spa Thermal Resort e The Springs Resort and Spa são as mais famosas e requisitadas (leia-se também as mais caras).

O que fazer em La Fortuna

Se você não puder ou quiser gastar tanto para se hospedar no hotel, tem a opção de day use. Dessa forma, você paga  uma taxa para passar o dia por lá e pode acessar as termas. Custa em torno de U$70 a U$90 por pessoa. Apesar do preço salgado, escolhemos  no The Springs Resort and Spa, por ter uma vista bem legal para o Vulcão Arenal.

Piscinas de água quente com vista para o Vulcão Arenal

As dependências do hotel são imensas, por isso conseguimos ir só em uma parte. O destaque são essas piscinas com um bar de frente para o vulcão, que no dia da nossa visita não quis aparecer.

Hotéis de La Fortuna

Também gostei muito das piscinas dentro da floresta, geralmente mais vazias. O hotel, que fica na parte alta das montanhas, disponibiliza um transporte até a parte baixa, onde o rio de águas quentes atrai os turistas e hóspedes para esportes de aventura. A gente acabou não conhecendo essa região, mas me pareceu bem bonita pelas fotos.

Hotel com Água Termal na Costa Rica

Outra opção de termas sugerida é a Ecotermales Fortuna, considerada a mais tradicional e mais barata. Você pode escolher entre dois turnos: das 9h às 16h ou das 16h às 21h30. Há também alguns rios termais gratuitos. Mas li relatos de pessoas que não recomendavam, devido ao histórico de furtos.

Pontes Suspensas

Por toda a Costa Rica você vai ver muito tours sendo vendidos para visitar pontes suspensas por sobre a densa floresta. Essas pontes ficam no mesmo nível da copa das árvores e geralmente a trilha pode ser combinada com alguma outra atividade como tirolesa. Em La Fortuna, a mais procurada é a do Parque Místico Arenal, mas acabamos não fazendo, apesar de bem recomendado. Dá para comprar o ingresso por aqui ou o tour completo, com transporte, por aqui.

Ponte suspensa na Costa Rica

Trilha Noturna na Floresta Tropical

Esta aí o meu maior arrependimento da viagem. As trilhas noturnas são muito procuradas para observações de animais silvestres. Sobretudo o ícone do país: uma pererequinha multicolorida de olhos rutilantes, chamada Agalychnis callidryas. Ela é bem abundante em toda a Costa Rica. Mas como era início da viagem, eu deixei para fazer esse tour mais para frente, em um parque de outra região. Resultado: não deu tempo, logo não fiz. E aqui vos fala uma super frustrada bióloga que pretende voltar a Costa Rica para fazer esse tour.

Vulcão Arenal na Costa Rica

Em todos os lugares da cidade vimos agências oferecendo esse passeio, geralmente de três horas, e custa em torno de U$50. No mais, como já falado anteriormente, esperem uma lista imensa de passeios para a região. Algo em torno de 38 tipos de passeios diferentes. Vale ressaltar que todos os passeios são cobrados em dólar e variam de U$16 a U$167 por pessoa. Para comprar com antecedência, tem o site da Civitatis que oferece vários passeios em La Fortuna.

No próximo post, vou falar de mais uma cachoeira, uma das mais lindas do país.

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | Costa Rica, pura vida!

  2. Pingback: Across the Universe | Vulcão Poás: visitando o vulcão mais ativo da Costa Rica

  3. Pingback: Across the Universe | Costa Rica: conhecendo a Cachoeira do Rio Celeste por conta própria

  4. Giselly Gomes Pacheco
    08 set 2021

    Olá. Amei as dicas! Você poderia descrever seu roteiro completo na Costa Rica depois de La Fortuna? Estou montando minha viagem de 10 dias agora em Dezembro. Obrigada!

    • Analice
      14 nov 2021

      Olá Giselly. Fizemos um tour de quase 360 graus pelo país. De La Fortuna fomos em direção a cachoeira do rio Celeste e de lá seguimos para costa do Pacífico (Tamarindo, Jaco, Manuel Antônio), depois seguimos para o outro lado, na costa do Atlântico (Puerto Viejo e entorno). Tínhamos pouco tempo, foi bem corrido. Mas maravilhoso. Quero voltar para Costa Rica com mais calma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *