O Grand Bazar de Istambul
Não tem como visitar Istambul e não ir ao Grand Bazar. Faz parte do tour e não deixa de ser uma amostra da cultura local. O lugar é gigante e encantador. O prédio original do bazar foi construído no século XV e, aos poucos, as redondezas foram tomadas por comerciantes ambulantes. Com o tempo, essas lojas também ganharam cobertura e o bazar foi expandindo.
Esteja certo de uma coisa: a não ser que você tenha um excelente senso de localização, você vai se perder alí dentro. Afinal, o bazar é um dos maiores do mundo e reúne cerca de 5 mil lojas. Então programe-se para ir ao local com tempo para percorrer uma boa parte e paciência para barganhar. Porque até quando você quer apenas saber o preço, os vendedores vão tentar negociar contigo.
Foto: Turkey Vision (CC BY-NC 2.0)
Muitos vendedores falam algumas (ou muitas) palavras em português, querem discutir futebol contigo e estão anos luz na sua frente quando você tenta barganhar. De qualquer forma, não aceite o primeiro preço. Alí você encontra de tudo. Muitas joias, cerâmicas, tapetes, tecidos, antiguidades e souvenir. Tudo com muita cor.
Foto: Ricardo Tulio Gandelman (CC BY-NC 2.0)
É tanta novidade que você fica confuso ou deslumbrado, admirando não só a quantidade de produtos diferentes como também a arquitetura do lugar. Não deixe de olhar para cima e observar os detalhes no teto. No Bazar você também encontra algumas casas de câmbio, restaurante e cafés.
O Grand Bazar fica próximo ao centro histórico de Sultanahmet. Dá para ir a pé. Se preferir ir de tram, desça na estação Beyazit. O local fica aberto de segunda à sábado, das 9h às 19h. Não abre aos domingos. Veja o post do blog Word by 2 para com sugestão de um roteiro de 3 dias em Istambul.