Eco Parque Capitólio: o que ver por lá?

Entre os muitos atrativos de Capitólio, está o Canyon Cascata Eco Parque. O local fica logo depois do Mirante dos Canyons e conta com uma vista igualmente privilegiada, com alguns bons pontos para avistar os canyons e boa parte do Lago de Furnas. Além disso, o espaço abriga inúmeras piscinas naturais e pequenas cachoeiras deliciosas. 

Mirante Ecoparque

O que você encontra por lá?

Como os turistas de hoje estão cada dia mais ligados naquela foto perfeita para postar nas redes sociais, eu diria que um dos pontos altos do Eco Parque em Capitólio é o El Dorado, uma piscina natural dourada maaaaravilhosa, que fica em um canyon.

Poço El Dorado | Capitólio

Os cliques aqui ficam perfeitos e há turistas que vão ao Eco Parque, em Capitólio, e sequer ficam sabendo desse ponto.


Mas é claro que tudo depende da época. Em dias ou épocas chuvosas, a água não está tão clara. Outro detalhe é que o acesso não é tão simples. Para chegar até lá, não é preciso andar muito, é verdade. Mas no final da trilha, você precisa fazer uma mini escalada. 

Entrada para Poço El Dorado

Eles colocaram uma estrutura de cordas e dá para ir descendo se apoiando em alguns degraus nas pedras. Mas é literalmente uma escalada. Você transpira bastante para descer e para subir. Vale a pena? Demais. É um cantinho surreal. Por outro lado, você pode deixar para acessar esse local durante o passeio de lancha

Vista a partir do passeio de barco

No entanto, você precisa perguntar antes ao barqueiro se será possível e se dá para subir até o topo para uma foto. Isso porque há uma pequena cascata no ponto onde o barco chega. Se ela estiver com o volume grande de água, não é possível ir tão próximo, tampouco ir acima da cachoeira, que é onde fica a piscina natural. 

Outros atrativos do Eco parque

De qualquer forma, há inúmeras outras piscinas naturais semelhantes no Eco Parque, em Capitólio. Não há nenhuma grande cachoeira, mas você vai encontrar muitos poços d’água, várias pequenas quedas d’água – algumas delas perfeitas para fazer aquela massagem natural – e piscinas rasas, perfeitas para um passeio com crianças. 

Veja também: Roteiro de 3 dias em Capitólio

Piscinas naturais | Ecoparque

Há pontos com sol e alguns com sombra. Ideal para você ficar um tempo maior com os pequenos. Além disso, você tem acesso a 3 mirantes com uma vista perfeita. A trilha é pequena (1,5km se você fizer o trecho completo de ida e volta). Ela é única a partir do restaurante/recepção e lá na frente você desce à esquerda para as piscinas ou segue para a direita para os mirantes. 

Poços de água | Ecoparque

Há 3 mirantes. No ponto entre o primeiro e o segundo você encontra à sua esquerda, o ponto para descer até o poço El Dorado. O último mirante é o melhor, pois tem uma vista bem ampla do lago, uma pedra onde você pode chegar de forma segura para tirar fotos e avistar o canyon. É lindo. 

Mirante do Ecoparque Capitólio

 

A trilha é tranquila e você também pode ir pela água/pedras a partir do restaurante. O restaurante já fica bem de frente para a água. Não comemos lá, mas é organizadinho e tem uma estrutura simples, mas bem legalzinha. 

Restaurante do EcoParque

No local também há uma área de camping e dois chalés para hospedagem. Se ainda não decidiu o hotel, indico que leia o post com dicas de onde ficar em Capitólio, onde listamos opções de pousadas e hotéis nas diferentes regiões de Capitólio.

Como chegar no Eco Parque | Capitólio

O Eco Parque fica na beirinha da Rodovia MG-050, no km 35. Quase de frente à entrada que dá acesso à Cachoeira da Capivara. Ou seja, vindo da ponte, sentido Furnas, depois que passa o Mirante dos Canyons, você percorre mais 3km na pista e entra à esquerda. Há uma estrada de chão de menos de 1km e então você chega na Cascata Eco Parque.  Não precisa de 4×4. 

Atrativos Capitólio

O ingresso custa R$45 por pessoa e o local fica aberto das 9h às 18h. 


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | A visita ao Mirante dos Cânyons de Capitólio

  2. Pingback: Across the Universe | O passeio de lancha em Capitólio

  3. Nathalia
    16 ago 2022

    Eu morro de vontade de conhecer o eco parque do capitólio!! tem tantos atrativos de tirar o fôlego né? Para quem ama a natureza, é o destino ideal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *