Lima, capital gastronômica em Brasília

Eu sempre digo aos amigos o quanto o Peru me surpreendeu em todos os sentidos, mas principalmente na culinária. Mas ai me perguntam: “Mais do que a Itália?” Sim, mais. Todos vão para a Itália esperando encontrar comida boa, já no Peru não. Pelo menos não mais.

Embora ainda não tenha escrito um post específico sobre a nossa experiência gastronômica no Peru, já tenho feito planos de voltar para uma viagem focada na exploracão gastronômica. Já tenho até alguns amigos que compraram essa ideia e prometeram embarcar comigo. 😉

Restaurante Alfresco, Lima – Fevereiro de 2012.

Mas eis que essa semana recebo uma grata notícia, a do festival “Lima, capital gastronômica em Brasília“. Ou seja, antes de voltar ao Peru, o Peru veio até nós. 🙂 O festival é organizado pelo Taypá, do chef Marco Espinoza, um restaurante contemporâneo e com cardápio inspirado na cozinha novoandina, sendo reconhecido pelo governo do Peru como o melhor restaurante  peruano no Brasil. Olha só que beleza, os moradores de Brasília são privilegiados não só com um voo direto Brasília-Lima, mas com a melhor culinária peruana do Brasil. Estamos cada vez mais próximos do Peru! 😉

Ceviche

O festival acontecerá nas noites dos dias 06 (hoje), 07 e 08 de novembro no Taypá na QI 17 do Lago Sul. Serão quatro dos mais renomados chefs peruanos da atualidade: Dennys Yupanqui, Jason Nanka, Jose Chenchin e João Castillo. Cada noite, ao valor por pessoa de R$ 90,00 ou R$ 120,00 (este com harmonização de vinhos da Art du Vin), terá um tema distinto, referente ao restaurante de cada um dos chefs. As sobremesas ficam a cargo do João Castillo.

A programação

Dia 06 – Terça

A Cozinha Orgânica por Jason Nanka: Rolinho Vietnamita de camarões e cogumelos shitake envoltos em sua folha; Cebichito de pescado, carpaccio de abacate, melancia, doce de mamão papaya verde e cebola frita; Vieiras, couve flor, morcilla, beterraba e mel de ají panca, além de Filé de pescado, tabule de quinoa, kañihua, limão e sal de huacatay. De sobremesa, texturas de café e chocolate com notas frutais e verdes.

Dia 07 – Quarta

Cozinha Asiática por Jose Chenchin: Tataki de filé ao molho de tiradito thai (molho de peixe, shoyu, pimenta, coentro, capim santo, gengibre e amendoim) com batata doce frita; Nigiri de salmão com coentro, dill e laranja açucarada; Maki com recheio de manga, abacate, camarões e cobertura de polvo com maionese ao wasabi e togarashi gratinado com molho ponzu picante. Ainda no cardápio, Mero a la parrilla com folha de banana, molho curry amarelo thai, yakimeshi de mariscos batayaki, salada de cocona, pimenta amarela, alga wakame, hondashi e ponzu. Para adoçar o paladar, Esponja de laranja confitada, gengibre e limão; Mousse da zabaione de manga, pó de pimenta chili com amendoim e Chutney de abacaxi e calda de anis estrelado.

Dia 08 – Quinta

Ítalo-Peruana por Dennys Yupanqui: Confit de pato norteño envolto em parma e muçarela, creme de pimenta e huacatay com ricota e folhas da estação; Carpaccio de beterraba, peras, parmesão, creme de queijo e balsâmico, rúcula e pó de toucinho; Salmão marinado, alho branco, homus de ervilha, espuma de gergelim e tahini. Por último, Polenta com lula, gema injetada de maionese de wasabi negro e bolinhas de arroz. Bavaroise de manjericão e limão sobre pão de ló de azeite e sal doce de maracujá e Cremoso de tomates confitados e queijo serão as sobremesas.

Já temos reserva para a noite de quinta-feira. Prometo depois contar tudo por aqui 😉

Mas antes disso, que tal visitar a nossa série de posts sobre o Peru?

Peru em 5 dias: Lima, Cuzco, Vale Sagrado e Machu Picchu

Informações Adicionais

Taypá Sabores Del Peru
Endereço: QI 17, Comercial, Bloco G, lojas 208/210 – Fashion Park – Lago Sul
Fone: 61 3248.0403 / 3364.0403
Horário de funcionamento: De segunda à sexta para almoço (das 12hs às 15hs) e jantar (de 19hs a 00h). Aos sábados: almoço (das 12hs às 16hs) e jantar (das 19hs à 01h). Domingos: para almoço a partir das 12hs. Fechado para o jantar.
Aceita cartões: Visa/Mastercard /Amex

Tem wi-fi e acessibilidade para deficientes

Site: www.taypa.com.br
e-mail: contato@taypa.com.br

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Tatiana Aranovich
    09 nov 2012

    Ehhhhh!!! Nós fomos na Ítalo-peruana e estava demais!!! Bjão, Marcelo

  2. Pingback: Distrito Federal - Brasília | Domingão de Twittadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *