Itens indispensáveis para uma viagem

Nada pior que às vésperas de uma viagem você descobrir que algum documento está vencido, que seu visto expirou ou ainda que aquela vacina contra febre amarela que você tomou ainda na época do colégio, também já venceu e você precisa tomar outra no mínimo 10 dias antes do embarque.

O ideal é que se aproveite a época em que não vai viajar para providenciar esses detalhes e evitar dor de cabeça naquele período gostoso dos preparativos da viagem. Aí é só manter tudo em dia. Tem também alguns acessórios que muitos veem como detalhe, mas que quando não vão na mala fazem muita falta. Segue abaixo uma listinha de coisas que um viajante deve ter sempre em mãos, mesmo quando não tem nenhuma viagem programada:

Certificado internacional de vacinação contra febre amarela – Alguns lugares pedem outras vacinas, mas essa é, de longe, a mais cobrada. E atenção ao detalhe: não vale tomar na véspera de embarcar. A imunização só passa a valer depois de 10 dias. Não é sempre que eles verificam o cartão, mas você vai querer correr o risco de ser mandando de volta para casa?


Passaporte – Mesmo que você não tenha intenção ou grana para viajar para o exterior é importante que você faça o passaporte. Nunca se sabe quando vão te fazer um convite para uma viagem imperdível, até mesmo porque as viagens internacionais estão cada dia mais baratas. Muitas estão mais em conta até mesmo que aquela semaninha básica no litoral nordestino. Também conheço pessoas que perderam viagens GRATUITAS por falta desse bendito documento.

Dois detalhes que são importantes:

– Renovar o passaporte com pelo menos seis meses antes do vencimento. Alguns países fazem essa exigência.
– Apresentar o passaporte até mesmo em lugares onde não é exigido, como é o caso dos países membros do Mercosul. É bom que evita questionamentos sobre o RG – que tem que ter no máximo 10 anos de emissão – e soma carimbos que vão deixar o seu passaporte mais respeitável na hora de solicitar vistos.

Visto americano – Tambem não é preciso ter uma viagem marcada para pedir ou renovar o seu visto americano. O processo é demorado e minucioso. Se é válido por 10 anos, por que não pedir com antecedência? Com certeza às vésperas da viagem você vai ter coisa melhor para fazer.

Cartão de crédito internacional – Esse item não precisa nem de explicações, né? Utilidade máxima. Ou você tem, ou você tem. Para realizar saques e pagamentos e evitar ficar viajando com dinheiro e em casos de viagem internacional, você foge do câmbio negro e trabalha com as taxas oficiais do banco. Outro detalhe muito importante é que te ajuda a arrecadar milhas.

Adaptador universal – Imagine a cena: você todo tranquilo curtindo uma praia paradisíaca e tendo que interromper tudo para correr atrás de loja (onde quase sempre exploram o turista) para comprar um adaptador de tomada. Tenso, né? Então agiliza o processo e já compre um universal.

Cadeado TSA – Cadeado na mala é indispensável, mas em caso de inspeção ele é arrombado e você fica sem. Para isso é ideal comprar o cadeado TSA que pode ser aberto pela chave-mestra das autoridades, evitando que a sua mala seja destruída.

E aí? Está com o seu check list turístico em dia? Acha que está faltando algum item nessa lista?

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Dica: algumas cidades vc só consegue agenda junto a Policia Federal para emissão do passaporte com 3 meses de antecedência (Brasília é uma delas). Há procedimentos para emissão de passaportes de emergência, mas é burocrático. Mais um motivo para emiti-lo antes mesmo de ter alguma viagem marcada.

  2. Só me falta o cadeado. Tô gata? Mas, confesso que já penei por conta do adaptador. E o que tenho nem é aqueeeeeeeeeele universal. rs

  3. juca vasconcelos
    11 jun 2011

    Em alguns países da Europa tão pedindo tbm a vacina da triplice viral por causa de um surto de sarampo!

  4. Tô totalmente desatualizada. Só tenho o cartão internacional e um passaporte que tenho quase certeza que está vencido!
    Ótimo post pra gente se atentar, Polli!

  5. NÃO TENHO NADA DISSO. tô ferrada se uma viagem aparecer na minha mão, tipo, AMANHÃ?

    quem acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *