10 motivos para visitar a Ilha da Madeira, em Portugal

A Ilha da Madeira é um arquipélago pertencente a Portugal, formado também pelas Ilhas Porto Santo, Selvagens e Desertas. União perfeita entre serra e cidade, a região é realmente incrível, com praias, piscinas naturais, mirantes de tirar o fôlego, jardins coloridos, montanhas e, claro, construções extremamente charmosas.

Uma curiosidade é que essa é a terra do craque de futebol Cristiano Ronaldo, localizada no meio do Oceano Atlântico, com origem vulcânica e a apenas 500 km do Marrocos. 

Ilha da Madeira em Portugal

Foto: Reiseuhu on Unsplash

Não tão distante da capital de Portugal, a Ilha da Madeira é um dos destinos preferidos dos portugueses no verão, que gostam tanto de Funchal, a maior cidade da região, quanto a menor delas, Porto Santo, com praias de tirar o fôlego. 

Com essas informações já deu pra ver que a Ilha da Madeira tem muito a oferecer para seus visitantes, certo? Mas, se você ainda não se convenceu, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja 10 motivos para visitar esse lugar incrível. 



1. Pode ser visitado o ano todo

Sabemos que uma das principais dificuldades para viajar é encontrar uma data que se adeque às suas preferências, necessidades e que o destino seja interessante. Contudo, ao viajar para a Ilha da Madeira você deixa essa preocupação de lado, visto que a região pode ser visitada durante todo o ano, com temperaturas agradáveis e opções de lazer incríveis. 

2. Gastronomia excelente

A gastronomia com certeza é uma das partes mais interessantes em viajar e a Ilha da Madeira não decepciona. Aqui você terá experiências incríveis, pois além da culinária portuguesa, também existem produtos e pratos tropicais, com características únicas e típicas da região. Inclusive, para os amantes de vinho, a ilha é famosa por ter rótulos de alto nível. 

3. Piscinas naturais 

Criadas pelas rochas vulcânicas com espaços preenchidos pela água do mar, as piscinas naturais da Ilha da Madeira encantam pela beleza. Portanto, se você quer aproveitar essa maravilha da natureza, saiba que elas estão localizadas nas regiões de Seixal e Funchal, oferecendo águas cristalinas e paisagens de tirar o fôlego, com cenários incríveis para fotos. 

4. Prática de esportes variados

Para os amantes de esportes ao ar livre, a Ilha da Madeira oferece diversas opções, sendo possível praticar mergulho, surf e até mesmo rapel, mountain bike e canionismo. Assim, desde os mais tranquilos até os mais aventureiros podem se divertir na região, garantindo contato direto com a natureza e maior bem-estar durante o passeio. Além disso, quem quiser, pode conhecer o Museu do Cristiano Ronaldo, pois como falamos, foi aqui que ele nasceu. 

5. Paisagens de tirar o fôlego

A paisagem da Ilha da Madeira com certeza é um motivo para conhecer a região, recheada de vales e montanhas com vegetação nativa preservada. Inclusive, isso tudo é resultado da origem vulcânica da região, sendo que a Floresta Laurissilva foi declarada pela UNESCO Patrimônio Natural da Humanidade. Todas essas características em conjunto com o Oceano Atlântico criam paisagens realmente incríveis. 

6. Praias diversas

Por ser uma ilha de origem vulcânica, ela conta com praias diferenciadas e nunca vistas aqui no Brasil. Sua areia é mais escura e em algumas, a praia é formada por grandes pedras. Além disso, no entorno é comum encontrar falésias e outras formações, permitindo aproveitar os cenários paradisíacos para fotos incríveis da viagem. 

7. Vistas emocionantes

Além das paisagens impressionantes, a Ilha da Madeira também oferece pontos únicos e realmente emocionantes. Um exemplo é o Cabo Girão, o grande destaque da região e localizado a 580 metro de altitude. Com um chão de vidro, ele oferece uma experiência de tirar o fôlego para seus visitantes. 

Paisagens Portugal

Foto: Colin Watts on Unsplash

8. Não exige permissão internacional para dirigir

Para que gosta de alugar um carro e ter maior liberdade durante a viagem, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação Brasileira) é aceita em Portugal e, consequentemente, na Ilha da Madeira. Sendo assim, não é necessário tirar nenhuma autorização especial ou gastar dinheiro com isso. Mas, vale lembrar que é importante que o motorista seja experiente, pois nem todas as estradas estão em bom estado. 

9. Fácil acesso

Ao contrário de diversas ilhas espalhadas pelo mundo, a Ilha da Madeira é relativamente fácil de chegar. Geralmente, com voos diretos a partir de Porto ou Lisboa, o trajeto dura cerca de 1h30 a 2h, dependendo do ponto de partida. 

10. Baleias e golfinhos estão sempre por ali

Por fim, mas não menos incrível, a Ilha da Madeira recebe visitantes ilustres durante todo o ano, sendo possível observar baleias e golfinhos em pontos específicos com olheiros que ajudam a encontrar esses animais. Portanto, para os amantes de animais marinhos, as chances de realizar o sonho de conhece-los durante sua viagem pela Ilha da Madeira é bem alta. 

Então, temos certeza que com todos esses motivos você já está convencido em visitar a Ilha da Madeira e, provavelmente já está procurando passagens. 

Compartilhe este artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *