Como funciona o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes
Conheci Tiradentes em Agosto de 2015, numa rota não planejada, voltando para casa após uma viagem com amigas ao Ibitipoca, Minas Gerais. Tínhamos mais alguns dias de férias, vimos a placa da cidade e resolvemos dar uma passadinha.
O que não sabíamos era que estava começando mais uma edição de um dos mais tradicionais festivais gastronômicos do Brasil. Achamos tão charmosa a combinação da cidade histórica com a gastronomia que resolvemos ficar uma noite para desfrutar do festival.
Só tivemos ideia da magnitude do evento quando fomos procurar um hotel na cidade e estavam todos lotados. Depois de muita procura, porém, finalmente achamos um quarto disponível numa ótima localização.
Em 2015, foi estimado um público de 40 mil pessoas em duas semanas de atrações. O evento se concentrou em dois principais pontos próximos entre si, os Largos das Forras e a pracinha da rodoviária e recebeu chefes estreladíssimos, além de uma programação cultural impecável.
Os visitantes podiam participar de cursos, aulas ao vivo e degustações gratuitas, além de comprar comidas de grandes chefes de várias regiões do Brasil distribuídas em quiosques. Além disso, vários restaurantes nativos desenvolveram pratos especialmente para o festival, incluindo jantares harmonizados ou lanches rápidos.
Pão de queijo recheado com queijo minas, presunto de Parma, rúcula e tomate servido com azeite de manjericão e banana chips do ‘Na Venda Pão de Queijaria’.
Excursões diárias foram organizadas para visitar produtores da região, no chamado roteiro gastronômico. O Festival de Cultura e Gastronomia nos surpreendeu tanto que a gente resolveu estender nossa estadia por mais dois dias.
E no ano de 2017 nos programamos para ir novamente. O tema da 20ª Edição foi comida mineira. O que posso dizer? Esse festival é mesmo sensacional. Notamos que o evento se tornou maior desde 2015 e muito mais organizado, se dividindo entre três principais locais (além do SENAC onde são ministrados alguns cursos).
Dois deles receberam palcos com programações culturais diárias e bem diversificadas. Muito mais quiosques de comida estavam disponíveis e a praça da rodoviária continua sendo a mais disputada e cheia de gente linda e elegante se interagindo.
As excursões para fazendas produtivas mineiras ainda fazem parte da programação. É realmente um festival muito legal e para todos, já que a diversidade de pratos e preços é imensa.
O festival ocorre geralmente na segunda quinzena de agosto e é assinado pelo Projeto Fartura, responsável por outros festivais de gastronomia pelo Brasil e que tem como objetivo principal incentivar a cadeia produtiva local.
A dica é reservar a data na agenda e ir conferir, procurem fechar o hotel com antecedência e tentem se hospedar no centro para que os deslocamentos sejam todos a pé, já que o trânsito durante o evento é terrível. Eu adorei a atmosfera do festival,vale a pena colocar no roteiro.
Já participou de alguma edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes? Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Deixe aqui nos comentários!
E se quer um post mais completo sobre Tiradentes, veja o guia completo do Flávio.
Já participei sim, e amei por sinal! Tudo de bom, comida, restaurantes, as pessoas… Um espetáculo!!! Vou voltar este ano novamente! Até breve Tirandentes!!!
Também já planejo voltar esse ano, Andréa.
É muiiiito bom, né?!
Há 5 anos conheci o Festival Gastronômico de Tiradentes. Não perco 1 e, desde que foi criado, também não deixo de ir ao TremBier Festival (evento dedicado às cervejas artesanais). Tiradentes é uma cidade charmosa, cheia de atrações imperdíveis durante todo o ano, paisagens e trilhas apaixonantes!
Tem aproximadamente 9 anos que vou ao Festival. Vale a pena, não só pela presença de grandes chefes de cozinha, mas, principalmente, pela atmosfera, pela beleza da cidade e cultura local. Tiradentes é acolhedora e fornece um ambiente descontraído e romântico. A dica é reservar com antecedência a hospedagem e atentar para outros eventos que acontecem ao longo do ano. Mostra de cinema é uma delas. 😉
Sou doida pra visitar Tiradentes durante o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia! A cidade que já é maravilhosa no quesito gastronômico deve ficar ainda melhor. Fiquei com água na boca com o pão de queijo recheado de presunto de parma!!
Adorei o post sobre o festival de cultura e gastronomia de tiradentes. Nao vejo a hora de visitar.
Pingback: São João do Jacutinga em Caratinga-MG, O Que Ver e Fazer ?