5 coisas sobre a Navagio Beach

A Grécia possui cerca de 6 mil ilhas e ilhotas, mas apenas 227 são habitadas. Dessas, as ilhas Jônicas (a oeste) não são as mais conhecidas e procuradas pelos turistas no país. As ilhas Cíclades (no lado leste) são as que mais se destacam. Santorini e Mykonos, com suas praias lindas e casinhas brancas, povoam há décadas o nosso imaginário. Entretanto, desde que prestigiados sites de viagens elegeram a Navagio Beach (também conhecida como Shipwreck Beach) como a praia mais linda do mundo, a ilha de Zakynthos, tem recebido milhares de turistas ao ano. Um número expressivo comparado aos 41 mil habitantes locais.

Veja também: 5 coisas que você precisa saber sobre Mykonos

Praia mais famosa de Zakynthos

A ilha de Zakynthos (ou ilha de Zante) é a terceira maior do arquipélago das jônicas. Não é tão pequena e nem grande demais. Ainda conserva uma atmosfera bucólica, com várias fazendas e plantações de oliveiras. E antes que fique excessivamente famosa como suas primas ricas do lado leste (leia-se: caríssima e cheia de gente), sugiro que você corra para conhecê-la e ter uma experiência ainda autêntica.

Aqui nesse post pontuo algumas dicas sobre sua estrela principal, a Navagio Beach:


1. Há duas opções para chegar até a praia de Navagio Beach

Você pode pegar um voo até a ilha de Zakynthos (tem voos diretos de companhias low cost partindo de vários lugares da Europa – peguei um voo da Vueling partindo do aeroporto de Roma por cerca de 50 euros) ou ir de ônibus de Atenas (tem sugestão de roteiro de 1 dia em Atenas aqui) até o porto de Kyllini pela empresa Ktel e de lá pegar um ferry. A primeira opção te faz economizar mais tempo. Algumas companhias aéreas que voam até Zakynthos: Vueling, Sky Express, Olympic Air, Easy Jet.

Turismo pós-pandemia: Grécia reabre, mas ainda não aceita brasileiros

2. A praia fica a 35km do centro da ilha

Navagio Beach fica no norte da ilha de Zakynthos, a aproximadamente 35 km do centro, e pode ser acessada por cima (de onde se tem a vista mais famosa do mirante) e por baixo, por onde só se chega por barco. Atenção: não existe uma trilha de ligação entre o topo e a praia, são caminhos distintos que partem de lugares diferentes.

Eu contratei um passeio de um dia inteiro por 65 euros, que foi para o topo e depois para a praia, além de passar em outros pontos da ilha. Super recomendo se não quiserem alugar um carro. Se forem por conta própria, dá para ir para o mirante e depois escolher um dos portos para fazer o passeio de barco. Os principais são o porto de Zakynthos Town, Vromi e Agios Nikolaos. É tranquilo contratar o passeio lá na hora, pois são muitas empresas operando.

3. Use um calçado apropriado para visitar o mirante

Para a visita ao mirante é bom usar um tênis confortável pois tem muita pedra e grande parte do trajeto de cerca de 600 metros é de cascalho, portanto, extremamente escorregadio. Assim, tenha em mente que você precisa fazer uma pequena trilha e que vai ter vários trechos íngremes.

A trilha para Navagio Beach

4. Venta muito no topo

Atenção meninas que gostam de ir com um look mais elaborado: vi várias super incomodadas com o vento – é preciso ficar o tempo inteiro segurando a saia ou o vestido e o chapéu. Então sugiro irem com uma roupa confortável para aproveitar o momento. Algumas vezes as rajadas de vento são tão fortes que podem até ser perigosas, considerando que você vai estar na beira de um precipício sem nenhuma proteção, num solo extremamente instável e com pedrinhas soltas (tem mais detalhes aqui nesse outro post sobre as medidas de proteção adotadas depois de um deslizamento que ocorreu no local em setembro de 2018).

Navagio Beach na Grécia

5. O horário ideal para visitar o mirante é depois do meio dia

Considere visitar o mirante da Navagio Beach após as 12h, pois é o horário quando o sol bate completamente na praia e fica aquele azul maravilhoso. Eu cheguei no topo por volta das 11h e parte da praia ainda estava sombreada. O mesmo serve para o acesso por baixo, já que muita gente tem a ideia de tentar ir cedo para pegar a praia mais vazia. Você pode até conseguir essa façanha, mas a maioria dos passeios de barco fica apenas uma hora na praia, se for cedo demais, corre o risco de não ver aquele azulão maravilhoso.

A areia da Praia de Navagio Beach

É isso! Espero que tenham gostado das dicas.



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Cinco coisas que você precisa saber sobre Mykonos | Across the Universe

  2. Pingback: Navagio Beach em Zakynthos é reaberta com novas regras | Across the Universe

  3. Pingback: Across the Universe | Grécia reabre turismo, mas ainda não aceita brasileiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *