Café colonial em Gramado: vale a pena?

Comer sempre foi (é) uma das minhas atividades preferidas. Mas comer durante viagens é uma experiência ainda mais empolgante. Sempre que pensava em Gramado, vinha em mente o tradicional café colonial, que reúne inúmeras delícias em uma só refeição. Tentador, não? Era o que eu imaginava, mas ao experimentar, eu concluí que é um exagero desnecessário.

Coelho Café Colonial

Tradicional Café Colonial em Gramado

Dizem que o café colonial é uma tradição herdada dos alemães. E não sei dizer se a experiência que vivi é apenas para turista se empolgar ou se os locais realmente se fartam dessa forma. Mas a verdade é que aquele exagero e variedade de alimentos servidos diretamente na mesa de quem queria tomar um café da manhã realmente me incomodou.

Veja bem: vinho, chá, café, chocolate quente e sucos dividem espaço com todos os tipos de bolos, salames, queijos, frutas, tortas doces, salgadas, frango a passarinho, picles e, por que não, um risole ou uma linguicinha?

Café da Manhã



Ainda cabe mais? Tem fondue de queijo com pão e de chocolate com frutas. Ainda não está satisfeito? Também tem pizza, lombo de porco, legumes, sanduíche, croquete de frango, doce caseiro, rocambole, waffle, geleias e muitos outros itens. Que tal?

Tudo servido diretamente na sua mesa. Nada de buffet/self service, onde você escolhe e pega somente o que realmente vai comer, evitando o desperdício. Ou tudo o que foi servido, tocado e não consumido em uma mesa vai diretamente para próxima e assim sucessivamente? Fica a dúvida. Mas a verdade é que a mesa fica lotada e mal sobra espaço para você… comer! Olha que coisa!

Café Colonial em Gramado

Café da manhã ou almoço?

Não dá para chamar de café da manhã – até mesmo porque as casas que servem o café colonial em Gramado abrem a partir das 11h e fecham às 22h. Mas eu também não diria que se encaixa exatamente em nenhuma outra refeição. Então, a verdade é que pode ser apreciado durante todo o dia por uma bagatela de R$75 por pessoa.

Ou seja, vá com MUITA fome, com MUITO dinheiro e com o espírito preparado, porque a ideia é comer até passar mal e deixar uma boa dose de desperdício sobre a mesa.

Café Colonial em Gramado

Se quiser economizar, pode tentar promoções que costumam ter em sites de compra coletiva como o Groupon, Peixe Urbano ou Laçador de Ofertas. Comprei o meu nesse último e pagamos R$50 por pessoa em junho de 2018 para comer no Coelho Café Colonial.

Outras opções de estabelecimentos que servem o café colonial em Gramado: Café Colonial Bela Vista, Gramado Café Colonial, Torre Café Colonial. Todas as casas trabalham no mesmo estilo de preço, horários e itens servidos. O site Mala Pronta Gramado fez um review detalhado dos melhores cafés coloniais de gramado, vale a pena conferir.

E como foi a sua experiência com o café colonial de Gramado? Conta para a gente aqui nos comentários.

Veja também todos os outros posts já publicados sobre Gramado e Canela.


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Nosso Roteiro: Gramado e Canela | Across the Universe

  2. Fernanda Nagl Garcez
    10 dez 2019

    Cuidado para não se arrepender. Certifique- se na entrada sobre os preços, principalmente se levar crianças, idosos ou pessoas com restrições alimentares (caso nada combine na entrada, vão cobrar valor integral mesmo de quem não coma nada). Se puder, peça indicação de algum conhecido de confiança.

  3. Cristiane
    12 maio 2020

    Já tive a oportunidade de estar em alguns cafés coloniais em Gramado e realmente é um exagero de delícias. Mas fazer o quê? ?
    NÃO VEJO A HORA DE TUDO ISSO ACABAR!!!
    E as oportunidades primeiro agradeço a Deus por me proporcionar e depois o grupon

    Até Gramado,
    Minha cidade MARAVILHOSA

  4. Meu Deus, é muita comilança!! É um programa para comer muuuuito rsrs Mas comer é tão bom e para mim uma das melhores partes de uma viagem. Adorei os seus comentários sobre a experiênia de café colonial em Gramado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *