As regras e normas estúpidas da aviação civil
Acredito que só as regras e normas religiosas (de qualquer religião) me irritem mais do que as impostas pela aviação civil. Isso vale para o mundo, não só para o Brasil.
Quais dados, indicadores e pesquisas científicas que levam a criação delas? Alguém já explodiu um avião com uma bomba líquida dentro de um frasco de filtro solar de volume superior a 100ml? Alguém já rendeu um piloto e toda a tripulação de uma aeronave com um cortador ou lixa de unha? E chave de fenda? Creio que nem o saudoso MacGyver conseguiria.
E os celulares? Quantos aviões cairam por interferência de celulares?
E o mais bizarro, celulares em modo avião interferem em Airbus mas não em Boeings? Pois na GOL é permitido o uso de celulares neste modo, na TAM não. Onde está a coerência? Insano? Muito! E a Ryanair, cia aérea low cost da Europa, consegue ser mais insana obrigando os passageiros a fechar a janela durante o pouso e a decolagem. WTF?
Mas a gota d’água foi no último final de semana quando eu voltava de Recife para Brasília. Fui obrigado a passar minha carteira e meu cartão de embarque no raio-x. Sim, o cartão de embarque! E quando questiono ouço um: “São normas, senhor.” Sim, são normas.. normas estúpidas!
Por que as autoridades reguladoras não investem seu tempo e sua capacidade de encher o saco do já sofrido passageiro para um controle eficaz e seguro na triagem das bagagens, evitando os furtos e extravios? Para isso há dados indicadores de sobra para a implantação de normas. Já parou para pensar quantas vezes você foi abordado no desembarque solicitando a apresentação do tíquete que comprove que aquela bagagem é a sua? Eu não lembro a última vez. Confiam que você é uma pessoa de bem ao recolher a bagagem, mas no embarque você é um terrorista até que prove o contrário.
E que tal também investir tempo na reforma e adequação dos aeroportos que não acompanharam o crescimento da economia do país e nem da aviação comercial?
ANAC? Infraero?
E sem falar que a gente tem muitas vezes de tirar sapatos, cintos, sutians de arame e o escambáu pra poder passar naquela maquininha. Aï, sua bagagem some e volta com um rombo daqueles e ninguém fala nada…
Realmente a maioria dessas regras são bem estúpidas. A Millena, inclusive, sonha em processar alguém por ter tido que passar pelo raio x quase que pelada. Ok, estou exagerando, mas a situação foi sim bem constrangedora.
…Não há sequer cadeiras confortáveis nos aeroportos. Quanto as bagagens, via de regra faço seguro, principalmente quando levo equipamento de kitesurf.
Por fim, o raio-x para o cartão de embarque, que já aconteceu comigo inúmeras vezes!!! Quem entende?