Conheça as cachoeiras do Laos

Kuang Si Falls é a cachoeira com a água mais impressionante que eu já conheci. São várias quedas d’água e piscinas naturais com água da cor do mais hipnotizante azul. Não à toa esse é um dos destinos preferidos dos turistas que visitam o Laos. Dando uma olhadinha nas fotos é fácil entender por que.

Como chegar

Kuang Si Falls fica a 30km de Luang Prabang e há diversas formas de se chegar até lá: de van, tuk tuk, moto ou bicicleta. Optamos pela van e pagamos 300 mil kips pela ida e volta (contando com 3 horas de espera do motorista lá na porta) para 7 pessoas.

O Tuk tuk, que é bem menos confortável (sem ar condicionado, muito vento e poeira na cara e menos seguro), ficaria em 40 mil kips por pessoa. Ou seja, 280 mil para o grupo. A viagem dura cerca de 40 minutos e a estrada é cheia de curvas. O ideal é ir bem cedo, saindo de Luang Prabang por volta de 8h da manhã, para fugir da multidão que vai por agência e chega um pouco mais tarde.

O parque

A entrada para o parque custa 20 mil kips. Logo ao lado do portão há um espaço com ursos pretos asiáticos. São animais vítimas de caça e comércio ilegal que foram resgatados. Vale tirar um minutinho para observar os bichinhos brincando ou dormindo.



Dalí você segue pela trilha, que é de acesso fácil e super tranquila. A Kuang Si Falls tem várias quedas d’água e você vai seguindo todas elas pelo acesso bem estruturado ao lado. Na primeira você já para e fica ali admirado, tirando várias fotos, mas depois percebe que quanto mais sobe e mais vê, mais impressionado fica. As piscinas naturais são rodeadas por uma vasta vegetação. No fim você encontra a maior cachoeira, com 60 metros de altura.

Se animar e tiver um pouquinho de fôlego, dalí você ainda pode subir um pouco mais por uma trilha íngreme e chegar até o topo da cachoeira. Lá em cima há um espaço plano, com algumas piscinas naturais, de água bem gelada e de cor escura, já que a vegetação densa oferece muita sombra nessa área. Algumas pessoas fazem piquenique e até churrasco no local.

Para chegar até lá é preciso pegar a trilha que fica à esquerda da última queda d’água. Não há sinalização, mas só tem uma trilha. Também é possível pegar uma trilha que fica à direita da cachoeira e na bifurcação, pegar à esquerda. Essa trilha também termina lá no topo, mas por esse lado você vai precisar quase escalar. É mais difícil, mas não impossível. Lá de cima há uma vista bem legal da região.

O banho é permitido em algumas das piscinas naturais, não em todas. A água é gelada, mas se você chegou até o Laos, colega… não rola voltar para casa sem experimentar um banho nessa água azul.

O parque tem uma boa estrutura, há banheiros e trocadores. Também há mesas, espaços para piquenique e um restaurante lá dentro. Acabamos optando por comer fora do parque. Logo ao lado do portão há inúmeros restaurantes, mercados e lojinhas de souvenirs. O parque fica aberto das 8h às 17h30.

Cachoeira Tad Sae

Outra cachoeira famosa em Luang Prabang é a Tad Sae. Dizem que essa é ainda mais linda que a Kuang Si, mas na época em que fomos ela estava totalmente seca, então não deu para ver beleza nenhuma. Fica a 17 km da cidade, em caminho oposto e a entrada custa 15 mil kips. Fica apertado fazer as duas no mesmo dia, mas com um certo esforço dá para fazer sim.

Fomos de Tuk Tuk e pagamos 40 mil kips por pessoa. Ele te deixa em uma vilazinha à beira do rio, onde você pega um barco para atravessar e chegar até a entrada do parque. A travessia de barco custa 10 mil kips por pessoa (ida e volta). O local tem uma excelente estrutura, com restaurantes e cafés, mas fora da época chuvosa, fica quase que deserto.

Quer saber mais sobre Luang Prabang? Leia o post índice com todas as dicas sobre a cidade aqui.


Siga o Across the Universe no Twitter: @acrosstheblog

no Instagram: @acrosstheblog

e curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/acrosstheblog

 

Um Comentário para "Conheça as cachoeiras do Laos"

  1. N conhecia o lugar!
    o artigo da um otimo resumo.. adorei
    quero conhecer.

Deixe seu Comentário

Não deixe de ler a nossa Política de Comentários.**






* Campos de preenchimento obrigatório