A visita ao Parque Amantikir em Campos do Jordão
Ao planejar uma viagem para Campos do Jordão, no interior de São Paulo, considere incluir o Parque Amantikir na sua programação. O local é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e entusiastas de jardins. Neste post, conto um pouco da nossa experiência no parque e deixo também todas as informações úteis para planejar a sua visita.
O que é o Parque Amantikir?
O Parque Amantikir é um espaço com mais de 700 espécies de plantas espalhadas em 28 jardins e separadas em 7 setores. Com uma área verde total de mais de 60 mil metros quadrados, o parque é uma das atrações mais visitadas em Campos do Jordão. O local foi idealizado pelo engenheiro agrônomo e paisagista Walter Vasconcellos, que sempre voltava de viagens indignado com o fato de sua cidade não ter um jardim à altura.
Criado em 2007, o parque ganhou o nome da Serra que fica a sua volta, a Serra da Mantiqueira. A Serra que acompanhava o rio Paraíba, onde hoje se situa Campos do Jordão, era conhecida pelos indígenas nativos como amantikir, “a montanha que chora”. Mas tornou-se Mantiqueira na pronúncia dos portugueses.
O que ver no Parque Amantikir?
O parque foi projetado para proporcionar uma experiência única, onde os visitantes podem explorar uma grande variedade de jardins temáticos, cada um com sua própria atmosfera e elementos especiais. Então, ali você vê um mundo de cores, aromas e formas impressionantes.
Cada jardim segue um tema e representa uma cultura e estilos de jardins ao redor do mundo. Tem, por exemplo, o Jardim de Lavandas, com um perfume delicado. E o Jardim das Cerejeiras, que se torna um espetáculo de flores na primavera. Outro que chama a atenção é o Jardim Zen, com pedras cuidadosamente colocadas.
Um dos mais procurados, o Labirinto é um espaço onde o visitante pode interagir com a natureza ao mesmo tempo que testa suas habilidades de orientação. É considerado como o maior labirinto de grama do Brasil e está entre os maiores no mundo deste tipo.
Por fim, você percebe que cada jardim possui sua própria atmosfera e elementos únicos, proporcionando uma experiência diferente a cada passo.
Além dos jardins temáticos, o Parque Amantikir também oferece uma trilha ecológica, que leva os visitantes a explorar uma área preservada de Mata Atlântica.
Ao longo do percurso, é possível notar a diversidade da flora local e desfrutar de vistas panorâmicas deslumbrantes. Outro ponto alto é a casa da árvore. Tão charmosa que, ao visitar, você faz planos de morar ali dentro.
Com certeza, o Parque Amantikir é um local muito procurado para fazer aquelas fotos instagramáveis. Mas, para quem gosta de contato com a natureza, a visita vai um pouco além.
Qual a melhor época para visitar e como chegar ao Parque Amantikir?
O Parque Amantikir pode ser visitado em qualquer época. Inclusive, ele fica aberto 365 dias por ano. De todo modo, não há exatamente uma melhor época, já que cada estação traz peculiaridades e encantos diferentes. Durante a primavera e o verão, os jardins estão repletos de flores em plena floração, proporcionando um espetáculo de cores e perfumes.
Por outro lado, no outono, as árvores exibem tons vibrantes de vermelho, laranja e amarelo, criando uma paisagem deslumbrante. No inverno, o parque se transforma em um cenário mágico, com jardins cobertos de neblina e delicados flocos de neve.
Como chegar
O Parque Amantikir fica a menos de 10km do centro de Campos do Jordão. Você leva, em média, 15 minutos até o local de carro. Há estacionamento no local, porém é pago (e caro). Custa R$20 e não tem como fugir do pagamento, já que você não consegue estacionar em nenhum outro ponto antes da entrada do parque. De todo modo, também é possível ir de transfer, táxi ou uber.
Inclusive, visitantes que acessam o parque usando os táxis, trenzinhos e vans de Campos do Jordão pagam meia entrada. Mas o desconto não é concedido nos horários de pico (11h às 14h) de feriados e temporada.
Endereço do Parque Amantikir: Rodovia Campos do Jordão/Eugenio Lefévre, 215, Bairro Gavião Gonzaga.
Preços
Antes de mais nada, o mais importante é saber que no local eles só aceitam pagamento em dinheiro ou pix. Tanto para pagar o estacionamento, como na bilheteria e também nas lanchonetes e restaurantes. O valor do ingresso para o Parque Amantikir custa R$60 por pessoa. Crianças de até 5 anos não pagam e de 6 a 16 pagam meia, assim como idosos, estudantes, policiais, professores da rede pública e deficientes.
Outras informações úteis para sua visita
– É possível fazer o passeio com guia do parque sem custo adicional. Não precisa agendar. É só verificar a disponibilidade na recepção.
– Um passeio pelo parque leva de 1h30 a 3 horas, dependendo do seu interesse.
– Os melhores horários para visitar o parque são entre 9h e 10h e entre 15h e 16h, por conta da temperatura mais agradável e melhor luminosidade para fotos.
– O parque abre todos os dias, incluindo feriados, das 9h às 16h;
– Ao visitar o Parque Amantikir, é recomendável usar roupas e calçados confortáveis, adequados para caminhadas ao ar livre;
– Passe protetor solar e repelente antes da visita;
– Não é possível usar drone no local;
– Se estiver com uma pessoa com dificuldade de locomoção, é possível solicitar uma das cadeiras de rodas do parque;
– No local, há um restaurante com refeições simples, opções para café e souvenirs;
– O parque é pet friendly!
Veja também outros posts sobre passeios em São Paulo!