Visita às fazendas de queijo da Serra da Canastra
Uma dos passeios mais tradicionais da Serra da Canastra é a visita às fazendas de queijo. Vale a pena? Vale! É um tour leve, com a boa prosa do mineiro e com degustação dos produtos. Desse modo, você conhece a fazenda, entende sobre o processo de produção do queijo, escuta a história das famílias produtoras e come de tudo um pouco.
Então veja porque colocar às fazendas de queijo no seu roteiro pela Serra da Canastra.
O legítimo queijo canastra
O queijo canastra é considerado patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Basicamente, a grande diferença é que ele é produzido com leite cru.
Mas para ser considerado o legítimo queijo canastra ele precisa ser produzido em um dos sete municípios da região: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Medeiros, Tapiraí, Delfinópolis, Bambuí e Piumhi.
Aí você deve pensar: mas é só usar o mesmo método e ingredientes em um local diferente e vai dar certo do mesmo jeito. Não, não vai. Muitos mineiros já insistiram nisso, mas o diferencial é justamente o “terroir“.
De origem francesa e sem uma tradução exata para o português, o termo se refere às características específicas de terras de uma região. Certamente você já ouviu essa referência durante uma visita à alguma vinícola, por exemplo.
Veja também: Como chegar na Serra da Canastra
Portanto, as características regionais da Serra da Canastra são consideradas os diferenciais para a produção desse queijo tão apreciado. Entre os pontos principais estão a altitude, o clima, os sais minerais presentes no pasto e as bactérias e fungos que são endêmicos da região.
Um dos produtores explicou, inclusive, que mesmo um queijo pronto, feito na região, mas levado para maturar em outra, não terá o mesmo gosto. Segundo ele, o queijo é repleto de uma colônia de bactérias local.
Assim, ao levar esse queijo para outra região, as que estão lá dentro morrem, sem se reproduzir. Isso porque elas dependem das mesmas condições.
Quais fazendas de queijo você posso visitar na Serra da Canastra?
Existem inúmeras opções, mas São Roque de Minas é a cidade com a maior quantidade de produtores. E não é difícil encontrá-las, pois há diversas placas com indicações. De qualquer forma, também é possível colocar o nome no waze e ir usando o GPS. Não há necessidade de ir com guia.
Algumas das fazendas mais famosas são: Queijo do Onésio, Estância Capim Canastra (Queijo do Guilherme), Queijo do Serjão, Sítio Bela Vista (Queijo do Ivair), Fazenda Roça da Cidade e É Nóis na Canastra. Nós fomos nas duas últimas. Gostaria de ter ido no Queijo do Onésio, que foi muito bem recomendado, mas não deu tempo.
Empório É nóis na Canastra
Vi a indicação de visita ao Empório É Nóis na Canastra em um blog. Me chamou a atenção o fato do lugar ser administrado por uma adolescente, a Talita.Considerada a produtora de queijo mais nova da região, Talita começou a trabalhar aos 13 anos.
Hoje ela toma conta do empório praticamente sozinha. No local, no entanto, não há uma visita à produção do queijo. Isso me deixou levemente desapontada. Ela explicou que a fazenda da família fica afastada. Naquele ponto melhor localizado, eles usam para vender os queijos e tem um restaurante.
Esse não decepcionou. A mãe comanda a cozinha. Comemos uma carne de lata maravilhosa e depois escolhemos alguns queijos. O legal é que lá há opções de queijos pequenos, que é interessante para quem tem muitos amigos para presentear.
Outro diferencial é o queijo maturado no café, mas esse não cheguei a experimentar. Ela também vende alguns doces e os preços dos produtos estão na mesma média dos da cidade.
Fazenda Roça da Cidade
Já a Fazenda Roça da Cidade tem um tour completo e muito bem organizado. A Fazenda é grande e muito bem estruturada, além de estar em uma região linnnnda. A visita começa lá no curral, conhecendo as vacas e o processo de ordenha.
O negócio é comandado por uma família e foi um dos donos que nos explicou todos os detalhes do processo de produção. Desde o tratamento aos animais, até a maturação do queijo.
No entanto, a fabricação dos queijos a gente só pode acompanhar através de um vidro. Tudo para garantir o a higiene do produto. Mas dá para ver vários detalhes e todas as fases de maturação.
Por fim, como é de esperar, a visita termina na lojinha local. Alí você tem uma grande quantidade de queijos diferentes para degustação e alguns doces e geléias para acompanhar. No local eles vendem também café e alguns souvenirs.
E, preciso confessar, o queijo deles foi o melhor que comi na região. No entanto, foi também o mais caro. O queijo da serra da canastra tamanho normal custa em média R$40 reais. O deles é vendido no kg.
Não me lembro agora o preço exato, mas compramos um que deveria ter talvez uns 200 gramas a mais do que os demais, que são vendidos nos outros locais, e saiu por R$80.
Mas o queijo meia cura deles ganhou medalha de prata no concurso Mundial Du Fromage 2019, realizado na França. A competição internacional é considerada a mais importante premiação do mundo do queijo. Ou seja, vale a pena!
Lojas de queijo
Alguns queijos são vendidos por pequenos produtores que não têm exatamente uma fazenda para mostrar, mas têm uma lojinha. Como a da Neria Rabelo, muito bem recomendada pelos próprios moradores da região.
Fica pertinho do portão 4, do Parque Nacional da Serra da Canastra. Dá para passar por lá quando estiver indo ou voltado da visita à parte alta da Cachoeira Casca D’Anta. A Neria tem preço justo e muitas opções de doces e queijos.
Outra que amei conhecer foi o Queijo Estrela Guia, que fica em uma casa na cidade de Vargem Bonita. A proprietária é a Gilda, que é quem faz os queijos, doces e a melhor geleia de pimenta da região. Tem também licor e cachaça.
Veja também: Dica de pousada na Serra da Canastra
Ela tem a ajuda da filha na produção e do marido, Sr Joaquim, na prosa. Se tiver oportunidade, reserve um tempinho para ouvir as “causos” dele enquanto degusta alguns dos doces, queijos e até mesmo uma pinga.
Agora, me conta aí, você já visitou alguma das fazendas de queijo da Serra da Canastra? Conta para a gente como foi a sua experiência.
Pingback: Across the Universe | Cachoeira Casca D’Anta: como visitar as partes alta e baixa
Pingback: Across the Universe | Dica de pousada na Serra da Canastra
Pingback: Across the Universe | Roteiro de 3 dias na Serra da Canastra
Quero comprar queijos da Serra Canastra para comercializar.
Como fazer?
71-988765983
Oi, André. Precisaria entrar em contato direto com as fazendas de queijo da Serra da Canastra
Boa noite
Pode me passar endereços de fazendas e tel, para eu comprar pra revender?
Oi, Azeir. Tudo bem?
No nome de cada um dos estabelecimentos, está o link para o instagram deles. É só entrar em contato direto.
Bom dia, Polliana,
Todos esses passeios você fez por conta própria? Precisa agendar visita na Fazenda Roça da Cidade?
Sim, Bruna. Por conta própria e não precisa agendar não.