Tudo sobre o Jardim de Maytrea, na Chapada dos Veadeiros
Um dos principais cartões postais da Chapada dos Veadeiros, o Jardim de Maytrea encanta pela combinação de buritizais, morros e um campo florido de chuveirinho. Para completar essa paisagem, o pôr do sol deixa o local ainda mais fotogênico.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o Jardim de Maytrea não é nenhum atrativo montado, criado para atrair turistas. Nada disso. Nem há estrutura no local. Trata-se simplesmente de mais uma obra da natureza.
É um descampado plano emoldurado pelo Morro da Baleia e o Morro do Buracão. Para os místicos da região, o Jardim funciona como um portal para outra dimensão. Se é realmente, não sei, mas que o silêncio e a bela paisagem do local transmitem uma paz, isso sim.
Como chegar ao Jardim de Maytrea
O Jardim de Maytrea fica dentro da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Mas não é preciso ir para a entrada principal, na Vila São Jorge. Você consegue vê-lo da pista mesmo, na rodovia GO-118. De Alto Paraíso até lá são 20km. Já de São Jorge até o Jardim são 16km. O ponto exato fica identificado por uma placa pequena e que no momento só existe para quem vem no sentido São Jorge – Alto Paraíso.
Veja também: Onde ficar na Chapada dos Veadeiros
Do lado esquerdo você avista um leve recuo da pista, que funciona como um estacionamento para os carros. Ao passar por alí, você nem percebe. Mas tem uma pequena trilha para entrar um pouquinho na mata. Pouco porque o acesso ao jardim é proibido.
Há uma cerca delimitando até onde você pode ir. E embora essa cerca seja depredada sem cerimônia em alguns pontos, não recomendo avançar.
A proibição é justamente para a proteção e regeneração da área. Incêndios na Chapada dos Veadeiros já prejudicaram bastante essa área, então não custa ajudar a recuperar e proteger.
Dicas para visitar o Jardim de Maytrea
Geralmente, o local é mais procurado na hora do pôr do sol. Nesse horário é possível que você tenha dificuldade para estacionar no acostamento. Mas o giro de carros costuma ser alto porque a visita ao Jardim de Maytrea é bem rápida.
Primeiro porque você estaciona e já está de frente ao local. Aí depois de apreciar a paisagem e fazer algumas fotos, não tem muito o que fazer por alí. Segundo porque os pernilongos te atacam de uma forma que te faz entender que invadiu o espaço deles. Então, use repelente.
Além disso, se quiser ver o Jardim de Maytrea ainda mais incrível, precisa ir na época dos chuveirinhos, que geralmente florescem entre março e julho (mais certeza entre maio e junho). De qualquer forma, veja em um outro post a melhor época para ir para a Chapada dos Veadeiros.
Os chuveirinhos são uma planta da família das sempre-vivas que deixa a região ainda mais encantadora.
Já conhece o Jardim de Maytrea? Conta para a gente como foi a sua experiência!
E não deixe de ver também nosso Guia completo sobre a Chapada dos Veadeiros.
Pingback: Across the Universe | Guia completo da Chapada dos Veadeiros
Pingback: Across the Universe | Os atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros