Vulcão Poás: visitando o vulcão mais ativo da Costa Rica
Como mencionei no post inicial sobre a Costa Rica, o país se destaca pelos destinos de natureza, que são muitos. Infelizmente nossa passagem pelo país foi curtinha, mas conseguimos fazer muita coisa. Hoje falo do primeiro atrativo que conhecemos logo que desembarcamos em San José: o Vulcão Poás.
Como chegar no Vulcão Poás
O vulcão é um dos principais atrativos da Costa Rica e, devido ao fácil acesso, é também um dos mais visitados. Ele fica no Parque Nacional Volcán Poás, a cerca de 40 km do aeroporto da capital San José. Nós fomos de carro alugado, saindo já do aeroporto. A via principal de acesso é a 712 e o trajeto fica assim: San José – Alajuela, San Isidro – Fraijanes – Volcán Poás. Ao longo do percurso você tem uma vista lindíssima da capital e também de outras cidades lindíssimas do entorno.
A via, como várias do país, é bem estreita e o tempo todo íngreme. Se for por conta própria como nós, recomendo que mantenha a atenção redobrada e escolha um carro com motor mais potente (no site da RentCars você confere as opções disponíveis e já faz um comparativos dos preços). Só assim para conseguir vencer as subidas.
O trajeto até a entrada do parque é bem sinalizado. Mas se você não pretende alugar carro, tem alguns tours saindo de San José, por U$70 por pessoa. Acostume-se com os valores, pois achei a Costa Rica bem carinha. Já quase no destino passamos por dentro de uma floresta lindíssima. Alí foi nosso primeiro contato com a vegetação tropical da Costa Rica.
O ingresso no Parque Nacional Vulcão Poás
Ao chegar no pórtico de entrada do parque, é preciso apresentar o voucher impresso das entradas e o passaporte. Não é possível efetuar a compra na hora. Para ingressar nos principais parques do país é necessário agendar e comprar o ingresso com antecedência pelo site do Sistema de Parques da Costa Rica, gerido pelo órgão ambiental. Em fevereiro de 2020, a entrada custou U$15 por pessoa. Como estávamos de carro, ainda tivemos o gasto com o estacionamento.
Como a entrada no parque tem horário marcado, eles dão até 5 minutos de tolerância. Depois disso a reserva é cancelada. Ao passar pela portaria, tem o estacionamento e logo a frente a sede do parque. Alí você encontra banheiros e uma lanchonete que estava desativada quando fomos. Portanto, é importante comprar água antes de entrar no parque.
Na sede, é necessário assistir a um filminho introdutório sobre o vulcão e os procedimentos de segurança. No local também são entregues capacetes de uso obrigatório durante a trilha.
Você só pode acessar o mirante do vulcão acompanhado dos guias do parque. Esses guias levam grupos a cada 20 minutos e com até 56 pessoas por vez.
Sobre o Vulcão Poás
O Vulcão Poás está a 2.700 m de altitude e é um dos vulcões mais ativos da Costa Rica. A última erupção foi cinco meses antes da nossa visita (em setembro de 2019). Ele tem duas crateras, sendo que a principal possui 1300 metros e forma uma lagoa azul maravilhosa com 400 m de diâmetro.
A trilha até o mirante, de onde você consegue ter uma excelente visão da cratera principal do vulcão, é de fácil acesso. A trilha se chama Sendero Sombrilla de Pobre e tem 600 metros. Mas ao longo do parque há outras trilhas, como a Sendero do Lago dos Botos, que tem 800 metros e leva até a segunda cratera do vulcão.
Por conta da recente erupção, o parque ficou fechado por alguns meses. Depois de reaberto, o tempo de visitação foi limitado a 20 minutos por grupo. A medida de segurança foi necessária devido a grande quantidade de gases que ainda são expelidos. A trilha para a segunda cratera também estava fechada. Mas acredito que seja apenas temporariamente.
Veja também: O que fazer em La Fortuna, na Costa Rica
Minha principal dica é: leve um corta vento ou uma blusa mais quentinha. Por conta do clima de altitude, lá em cima costuma fazer muito frio. Por outro lado, se você tem problemas respiratórios, não recomendam a visita.
Horário de Funcionamento do Parque Nacional Volcán Poás: segunda a domingo, das 7:00 às 14:00.
Pingback: Across the Universe | O que fazer em La Fortuna, na Costa Rica
Excelentes dicas !! Valeu !!
Pingback: Across the Universe | Costa Rica: conhecendo a Cachoeira do Rio Celeste por conta própria