Nosso Roteiro: Guarapari
Já fui à Guarapari em duas oportunidades e, como tenho uma grande amiga na cidade, para mim é como se eu estivesse em casa. Com a ajuda da Lívia, essa goiana-capixaba, montei uma sugestão de roteiro com dicas dadas por quem vive Guarapari. Então se você tem planos de conhecer a cidade, confira o Nosso Roteiro para aproveitar o que há de melhor no litoral que é reduto dos mineiros.
As praias
Com águas calmas e esverdeadas, Guarapari está entre as cidades do litoral brasileiro mais indicadas para um passeio com a família. A maioria das praias, apesar de próximas ao centro, não são poluídas e contam com uma infraestrutura invejável, com calçadões, duchas, parques, estacionamento e quiosques padronizados, além de bons bares e restaurantes. Para aqueles que gostam de movimento e um certo clima de azaração, a cidade também oferece ótimas opções. Basta escolher a praia certa!
Areia Preta
Pequena, urbanizada e de mar calmo. Muita gente vai até essa praia em busca das areias monazíticas. Acredita-se que essas areias têm fins terapêuticos e que a concentração de minerais pesados ajuda no tratamento de artrite e outras inflamações. De qualquer forma, no verão, a praia fica lotada de jovens atraídos pelos bares e quiosques.
Setiba
O mar é mais claro e bastante calmo. Setiba fica em uma enseada indicada para a pesca. A 12 quilômetros do Centro.
Bacutia
Bacutia é uma das mais badaladas. Point da juventude e dos corpos sarados. Lá, um paredão de pedras protege as águas da pequena praia, que também é frequentada por famílias. Veja mais sobre a Praia de Bacutia no Blog Elas Viajando.
Meaípe
Tem clima de vila de pescadores, mas no verão é concorridíssima. No restante do ano, é tranquila e frequentada por casais e famílias. Tem areias claras e grossas, ondas tranquilas e diversas árvores nas proximidades. Lugar de excelentes restaurantes que servem a saborosa moqueca capixaba e o bolinho mais gostoso desse mundo: o de mandioca (ou aipim, macaxeira, como for na sua região). Os bares e o Multiplace Mais – espaço com boate e palco para shows – garantem o agito noturno. Fica a nove quilômetros do Centro.
Praia do Morro
É uma das maiores. Urbana e muito movimentada no verão. Tem calçadão, quadras esportivas, quiosques e sombra de coqueiros. Basicamente frequentada por famílias e surfistas, já que a praia intercala trechos calmos com outros de ondas fortes. Repleta de bares e restaurantes, é badalada também durante a noite na alta estação. Fica a quatro quilômetros do Centro. No finalzinho, tem o Parque Morro da Pescaria, de onde se tem uma bela vista do litoral da cidade. O lugar é bastante frequentado por casais de namorados e crianças. Para seguir as trilhas do parque é necessário pagar ingresso no valor de R$ 2.
Praia dos Namorados
Emoldurada por pedras, a praia é pequena e tem algumas piscinas naturais. Fica bem na região central.
Onde se hospedar
Na Praia do Morro há várias pousadas boas e baratas, entre as mais recomendadas: Pousada Caminho da Praia, Pousada Praia do Morro, Hotel Quatro Estações e Hotel Porto do Sol. Já no centro da cidade, há hotéis bacanas e bem centralizados: Bristol Hotel, Thorium Hotel, Hotel Vieira e Hotel Atlântico, que fica na praia dos namorados. Para quem está entre Nova Guarapari e Meaípe, a diversidade é maior ainda, pois é lá que tudo acontece nos feriados e Verão. Hoteis mais indicados: Hotel Meaípe, Hotel Da Léia, Pousada Enseada Verde.
Onde comer
Para quem aprecia uma boa moqueca capixaba e um ótimo risoto de camarão, o Restaurante do Curuca é ótimo. Na mesma linha, o Restaurante Gaeta também é uma ótima pedida. Apesar desses dois serem mais caros, vale a pena conferir. Já pelo centro da cidade há várias opções de self service como o João de Barro, onde é servida uma deliciosa comida mineira, já que Guarapari é a praia dos mineiros.
Peixaria do Irmão e Peixaria do Osmar são opções para quem quer comer uma moqueca capixaba no centro da cidade e pagando um pouco menos que em Meaípe. Já na Praia do Morro, há opções de Restaurantes a la carte, como o Balnearium, que também uma excelente opção de barzinho. Para quem procura self service nessa região, há o restaurante Pilão e o La Viola.
Costumes
Tenho o hábito de reparar quais são os costumes ou particularidades de cada praia. Algum detalhe que você só vê naquele local. Às vezes nem é uma exclusividade daquelas areias específicas, mas também não é algo tão comum de se encontrar em outras e, muitas vezes, acaba sendo associado a essa praia. Exemplificando: é certo que você vai encontrar biscoito globo nas praias do Rio, escorregador de criança nas areias de Barcelona, topless na Itália, acarajé em Salvador,“esquibunda” em Natal, banana boat em tantas outras.
E em Guarapari? Stand Up Paddle. É também comum a prática de Surf e Windsurf devido aos fortes ventos nos meses de agosto e setembro.
Modinha no último verão, o Stand Up Paddle é um esporte que veio do Havaí. Uma espécie de surfe com remo, considerado como o novo meio de se “deslizar sobre as águas”. Parece interessante, não? Não encarei, porque sou um tantinho desequilibrada, mas pelo número de pessoas que estava se aventurando, acho que é bem legal.
* Todas as fotos atribuídas a terceiros neste post estão licenciadas sob a Creative Commons.
** Agradecimento especial a lindíssima Lívia Matrak que além de mãe do Rafael, esposa do Alessandro e gerente da Avon, ainda atuou como colaboradora e editora desse post! 🙂
Oi, Polliana. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Natalie,
nosso muito obrigado a você e a todos da bóia por divulgarem sempre o nosso conteúdo. Para nós é sempre uma honra.
Abraços 😉
Vi seu post através do Facebook da Lívia e adorei. Guarapari tem realmente muitas coisas lindas. Parabéns a você e a Lívia por ter sido uma ótima guia. Rafinha, pra variar, lindo na foto. Abraços.
Obrigada, Auderluce! O Rafa realmente é o mais fotogênico de todos! =D
Oi!!! Achei seu Blog através do VNV e adorei o post. Sempre tive vontade de conhecer Guarapari, com estas fotos então, a vontade só aumentou!!!! Bjoosss!!!
Oi, Amanda! Guarapari é mesmo imperdível! =)
Olá, tudo bem? Queria passar uns dias em janeiro de 2019 no ES, para relaxar numa praia bem legal. Vamos em família e não gostamos de muvuca. Qual praia seria mais legal nos hospedarmos, para termos à mão (ou aos pés…) águas claras, areia fofa e uma pequena infra por perto? Obrigada!