Como fazer o passeio do Bernina Express por conta própria

O Bernina Express é uma rota ferroviária da Rhaetian Railway que parte das cidades suíças de Chur, Davos e St. Moritz, ou no sentido oposto, da cidade italiana de Tirano e percorre parte dos Alpes Suíços. O trajeto tem uma beleza tão cênica que, não à toa, foi considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. Fizemos um bate e volta até St. Moritz (em português, São Maurício), partindo de Milão.

O bilhete de trem do Bernina Express foi comprado pela internet com um mês de antecedência. Basta entrar no site da rhb, escolher os horários de ida e volta e marcar os assentos (com custo adicional), sendo super fácil de efetuar a compra das passagens – em março de 2018, pagamos 64 francos suíços. Escolhemos a opção panorâmica, que saía às 9:41 e retornava as 15:48 para conseguir pegar o trem de volta de Tirano para Milão às 19:08 horas e chegar num horário bom para aproveitar a noite. Acabamos enrolando um pouco mais em St. Moritz e conseguimos pegar o horário mais tarde. Não sei como é na altíssima temporada, mas quando fomos (em março) eles possuíam essa flexibilidade no horário – se perdeu um horário, podia embarcar depois sem custos.

Para situarmos: Tirano é a cidade no extremo norte da Itália que faz divisa com a Suíça. É lá onde fica a estação de trem do Bernina Express, que é diferente da estação por onde chega os trens da Itália – desse modo, é necessário comprar dois trechos: Milão/Tirano e Tirano/ St. Moritz. Saímos de Milão cedinho pegando o primeiro horário de trem na estação Milano Centrale, às 6:20 com destino a Tirano (também dá para comprar os bilhetes com antecedência pelo site da Trenitalia).

O trajeto, passando pelo Lago de Como e com montanhas de pano de fundo é tão lindo que valeu todo o esforço de acordar super cedo. Uma dica é sentar do lado esquerdo do trem e se manter acordado: eu realmente não sei definir a beleza do caminho. E olha que ainda nem era o Bernina.

Não deixe de ver também o post da Márcia sobre o Monte Titlis

Ainda sob o efeito do encantamento do cenário do trajeto, chegamos em Tirano por volta das 8:50. Assim, tivemos cerca de cinquenta minutos para tomar um café e andar pela cidade antes da partida do Bernina.

Não conseguimos visitar o centro histórico e a Basílica Madonna di Tirano, mas pelo pouco que conhecemos da cidade deu para perceber que ela é de fato pitoresca e muito charmosa (é considerada a cidade do vinho). Algumas pessoas optam por dormir lá e fazer o passeio com mais calma.

Pontualmente às 9:41 o trem do Bernina Express partiu com destino a St. Moritz. Como já citado, optamos pelo trem panorâmico, mais caro e turístico, mas depois concluímos que ele não é tão necessário assim. A linha normal nos atenderia super bem, já que as janelas também são amplas. No site, eles falam que a diferença é que o trem panorâmico é direto e mais rápido, sem trocas nas estações, mas o nosso parou várias vezes, embora não tenha sido necessário fazer a baldeação.

Como fomos no final da temporada de inverno, é normal o trem ir parando sempre que solicitado para transportar os esquiadores entre uma estação de esqui e outra.

Além de algumas cidades, o trem passa também por rios, lagos, montanhas e vales encantadores e algumas cachoeiras congeladas, na ocasião. Lindo, lindo mesmo! Dá para fazer esse passeio em qualquer estação do ano.

Fiquei curiosa para saber como fica a paisagem na primavera, já que estávamos em Março, no finalzinho do inverno. Todo o trajeto de Tirano a St Moritz é de 61 km de ferrovia, feitos em 2h30 de trem/trecho. Logo no desembarque já demos de cara com o lago St. Moritz, que no inverno fica congelado.

Chegando na cidade há a opção de andar pelo lago e pelo centrinho da cidade. Tínhamos cerca de 3 horas para conhecer tudo, tempo que achamos razoável. No centrinho, a rua mais charmosa chama-se via Serlas, que é acessada por uma escada rolante próxima ao estacionamento da estação.

St Moritz é a típica cidade que podemos refletir que se a gente já foi pobre, não se lembra. A maior concentração de endinheirados por m2 que já vimos, repleta de carrões, super hotéis e grifes de luxo, mas nada que seja tão intimidador assim. Além de andar pela cidade, dá para sentar em algum bom restaurante e beber uns bons drinques, esquentando no sol para tentar se livrar da temperatura quase negativa. Sentamos no restaurante do Hotel Houser, considerado o point do aprés-esqui. Outra dica imperdível é passar na famosa loja de chocolates Läderach, que fica de frente ao Hotel Badrutt’s Palace. Os chocolates suíços são mesmo os melhores do mundo!

Se optarem por passar mais de um dia por St. Moritz, dá para visitar o Museu Engadina, que conta a história do povo local de Engadina e também subir as montanhas, considerando que a cidade é a base e uma das mais apreciadas para a prática de esportes na neve do mundo!

Lemos vários posts indicando comer o fondue ou o raclette feitos com queijos suíços em algum dos restaurantes nas montanhas (o El Paradiso é muito citado). Mas como nosso tempo era limitado, ficamos restritas ao centrinho da cidade mesmo.

Perto da hora do retorno fomos dar uma volta no lago e só então embarcamos no fim do dia para Tirano, na certeza que foi um dos passeios mais lindos que já fizemos. Vale cada minuto (e centavo). Coloquem na listinha! Para um roteiro completo no país, sugiro a leitura desse guia da Adriana, que faz um breve resumo sobre a Suíça.



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Elaine
    28 ago 2018

    Olá, sobre a ida de Tirano a St. Moritz. Além da Bernina, tem algum outro trem convencional? a Bernina ter algum vagão mais barato do que o turístico?

    • Analice Calaça
      28 ago 2018

      Olá Elaine.
      A Rhaetian é única companhia de trem que existe nessa região. Mas pelo que percebi tem trens convencionais que os moradores utilizam para se deslocar entre as cidades (da mesma empresa). Certamente devem ser bem mais baratos e, embora seja preciso fazer baldeação entre as estações, talvez vale a pena. Só não achei um site específico para comprar esses bilhetes com antecedência. No site, só mesmo o bilhete turístico. E aí lá tem opção de trens panorâmicos (mais caros) ou janelas normais.

      • roberto nunes
        09 jun 2019

        Boa noite. fomos de trem comum bem mais barato e sem baldeações tambem ate St. Moritz.

      • roberto nunes
        09 jun 2019

        e tambem compramos na hora da viagem agora em abril 2019.

      • Avelania
        07 set 2019

        Olá! Gostaria de saber se o Bernina vai até Zurique?

      • Juliane
        26 set 2019

        Analice, parabéns pelo Blog. Vamos de Milão para Tirano … Gostaria de saber se a estação que pegaremos o Bernina é a mesma de chegada lá em Tirano ?

      • Analice Calaça
        09 out 2019

        Oi Juliane. A estação do Bernina fica na mesma localidade do trem que chega de Milão, mas é necessário desembarcar e entrar por uma entrada específica. Assim que você desembarcar você vai ver essa portaria do Bernina, fica bem visível.

      • Fernanda
        21 fev 2024

        Roberto, comprou na hora, na estação de Tirano?

    • Avelania
      07 set 2019

      Olá! Gostaria de saber se o Bernina vai até Zurique?

      • Oi, Avelania. Não. O Bernina Express não vai até Zurique.

  2. Erika
    17 out 2018

    Amei as dicas. Uma dúvida, qt tempo abre a venda do bilhetes? Estou tentando comprar p dezembro e não consigo! Aguardo beijão

    • Analice Calaça
      22 out 2018

      Oi Erika, acho que já era para ter aberto para vendas em dezembro. Nós compramos com um mês de antecedência, mas lembro que fiquei monitorando um dois meses antes e já estava disponível. Dê uma checada no site novamente!

  3. Claudia
    23 out 2018

    Olá Analice, por favor, estou com uma dúvida. Hoje disponibilizaram no site datas para dezembro mas não aparece Bernina Express no site Rhaetion railway, quando faço a pesquisa de Tirano a St Moritz dia 22/12 aparece a letra R, que deve ser trem regional. Verifiquei outras datas também e nunca aparece Bernina Express. Esse R não é bernina express né? Eu quero comprar Bernina Express.
    Adorei seu poster.

    • Analice Calaça
      24 out 2018

      Oi Claudia, obrigada.
      Quando você clicar no site, seleciona a opção Bernina Panoramic Winter. Quando digitar a data do dia 22/12, vai aparecer as opções de horários. Aqueles horários que não podem reservar são os trens com janelas normais. O das 9:41, das 11:00 e das 15:00 são os panorâmicos. Sugiro a primeira opção para aproveitar melhor o dia.
      Abs,

      • MIRELA
        26 out 2018

        Estou com o mesmo problema, ao escolher o link Bernina Panoramic Winter, aparece 3 opções *R (inclusive horário 9:41)e só uma opção escrito Bernina express e que não está disp8onível para dia 24/12. Estou com medo de comprar e ser o trem normal! Quando você comprou apareceu *R?

      • Claudia
        28 out 2018

        Muito obrigada!!!

  4. MIRELA
    26 out 2018

    Estou com uma dúvida, ao entrar no site o resultado da pesquisa aparece viajar de *Bernina express (com uma estrela) ou *R, os dois são bernina?! Ou *R é o trem comum? Estou procurando para ir dia 24/12 r voltar dia 25/12! obrigada!

  5. LIVIA PERES
    06 nov 2018

    Oi, hoje passei o dia todo tentando comprar passagem no bernina do trem normal trecho Tirano a S. Moritz ida e volta para o dia 28 próximo, mas ao clicar no “book bernina express” não abre de jeito nenhum… As poucas vezes que abriu após a escolha da data no calendário e opção ida/volta ou até mesmo somente ida, abre mensagem pedindo para escolher outro dia.. tentei outros caminhos no próprio site e nada… Tentei até mudar o mês para ano que vem e não consegui.. Sabe pq isso acontece? Estou frustrada com esse site da companhia.

    • Analice Calaça
      19 nov 2018

      Oi Livia. Quando compramos não tivemos problemas quanto a isso.
      Fiz a simulação aqui agora e deu certo.
      Conseguiram comprar?

      • LIVIA PERES
        27 mar 2019

        Análise, desculpa so hoje consegui te responder. Rsrs.. Então, não consegui comprar passagens no site do BERNINA. Fui direto pra Titano e comprei na hora. Vi que não há necessidade de comprar com antecedência pois são muitos horários de saída. Também comprei bilhetes ida e volta para embarcar em qq horário e paguei em Euros em torno de 55.00 ida e volta no trem comum. O panorâmico sairia mais tarde e não quis esperar. Obrigada! 🙂

  6. JEFFERSON LUIZ SANT'ANA
    18 nov 2018

    Olá Ana, adoramos seu blog e suas dicas são muito úteis.
    Estamos tentando comprar bilhetes de Milão para Tirano e de Tirano para St. Moritz, com retorno no mesmo dia, mas o site só permite para retorno no dia seguinte. Como vocês fizeram para retornar para Milão no mesmo dia?

    • Analice Calaça
      19 nov 2018

      Oi Jefferson, muito obrigada.
      Nós compramos ida e volta.
      Quando você vai fazer a busca no site selecione “Advanced Search”. E aí aparece uma outra janela com a opção ida e volta para o mesmo dia.
      Veja se dá certo.
      Att,

  7. ALESSANDRA
    25 nov 2018

    oi uma duvida voce pegou primeira ou segunda classe, porque o preço de hoje segunda classe esta 64 francos

    • Analice Calaça
      10 jan 2019

      Oi Alessandra, desculpe a demora.
      Nós pegamos a segunda classe.
      Vi no site que, de fato, o preço continua o mesmo – 64 francos.

      • ALESSANDRA
        22 jan 2019

        muito obrigada, vou de segunda classe então, pois pelas suas fotos, é lindo!!

      • maisa
        16 mar 2019

        td bem? no site nao entendi se o valor do bilhete eh 64 francos no total, ou 64 mais a taxa de reserva e escolha de assento de 16. vc sabe me responder? obrigada

      • Analice Calaça
        24 mar 2019

        Oi Maísa, essa taxa já inclui tudo: o trajeto e os assentos.

  8. Barcelos
    28 nov 2018

    Olá,

    Você saberia me informar se existe uma alternativa mais barata em relação ao Bernina, para que eu pudesse voltar? Ou seja, iríamos de Bernina e voltaríamos por outro meio, outro trem ou outro meio de transporte mais em conta.

    Obrigado!

    • Analice Calaça
      10 jan 2019

      Oi Barcelos.
      Desculpe a demora.
      Não chegamos a olhar outras opções (compramos ida/volta).
      Possivelmente voltando por trem regional saia mais barato.
      Mas o bilhete só é comprado na hora..

    • maisa
      16 mar 2019

      ola
      gostaria de saber se vc conseguiu fazer dessa forma, indo pelo Bermina e voltando de trem regional, pois alem de baratear o custo, ainda poderia aproveitar um pouquinho mais de St Moritz, retornando mais tarde (ja que li que partem de hora em hora).
      se puder dividir essa experiencia, ficaria muito grata.
      gostaria de saber se eh tranquilo comprar o retorno em St Moritz (tenho medo de ter esgotado e nao conseguir retornar no mesmo dia), qual o preco, se saberia me informar horarios de volta, qual o tempo aproximado da viagem e quais foram suas impressoes.

  9. Tadeo
    07 jan 2019

    Olá, eu vou a tirano dia 20/02/19. Entrei no site da citada Cia, fiz todos procedimento, marcaram os bancos, horário, etc e só aparecia para pagar o complemento. Acabei pagando e marcando os bancos. Espero que la chegando possa pagar ainda so bilhete que está 64 francos ida e volta.
    Obrigado

    • Analice Calaça
      10 jan 2019

      Oi Tadeo, que estranho.
      Talvez seja melhor checar isso para conferir.
      Quando fizemos nossa reserva, pagamos o valor integralmente assim que finalizamos os procedimentos de marcação das poltronas…

    • maisa
      16 mar 2019

      ola
      talvez vc tenha procedido com a reserva com mais de 2 meses da sua viagem. antes de 2 meses, eu entendi que vc pode pagar a taxa de reserva, mas ainda nao pode comprar o bilhete mesmo.

      • Diana
        21 mar 2019

        Sim, se a viajem é anterior à 2 meses antes da compra, somente é possível fazer a reserva dos assentos.
        Alguém saberia me informar como faz para comprar os ingressos, após fazer a reserva com mais de 2 meses de antecedente?

  10. Pedro Henrique Anjos
    13 jan 2019

    Oi Analice!
    Parabéns pelo post! O melhor que achei sobre este passeio, com informações úteis! Depois de lê-lo, tive certeza que vou querer fazer o passeio.
    Mas fiquei na dúvida. No centro de St. Moritz aceitam somente francos suíços, ou tbm aceitam Euro?
    Obrigado!

    • Analice Calaça
      21 fev 2019

      Oi Pedro, obrigada.
      Aceitam Euro também.Quando você pede para fechar a conta eles perguntam se quer pagar o valor em francos suíços ou em Euro.
      Pagamos em euro.

  11. Silvana
    14 jan 2019

    Olá!
    Eu e meu esposo vamos fazer o passeio no Bernina Express de Chur a Tirano. Alugamos um carro para passear pela Suíça. Nosso carro vai ficar em Chur. Duvida é como retornar de Titano para Chur?
    Muita obrigada e parabéns pelo blog

    • Analice Calaça
      21 fev 2019

      Oi Silvana, muito obrigada.
      Vocês podem pegar o trem regional, da mesma companhia (e que sai da mesma estação). Tem horário frequentemente e parece ser o principal meio de deslocamento dos moradores entre essas diferentes cidades.

  12. ALESSANDRA
    22 jan 2019

    oi mais uma pergunta quais melhores assentos na segunda classe, sabe me dizer os numeros, tem assentos que a pessoa vai de costas, como saber quais são.
    obrigada

    • Analice Calaça
      21 fev 2019

      Oi Alessandra, nos vagões que fomos (ida e volta) os assentos eram todos orientados para frente, então não saberia te dizer se existe diferença entre os vagões e nem indicar um em específico…

      • ALESSANDRA
        04 mar 2019

        voces foram no vagao 2 ou 3

  13. 10 fev 2019

    Oi, Analice
    Tu acha que é possível comprar o bilhete para o passeio de trem bernina panoramico – Tirano a Sain Moritz – na hora, no local? queremos ir na terça-feira, dia 12/02…

    • Analice Calaça
      21 fev 2019

      Oi Yda, já conversamos pelo face né?!
      Espero que tenha conseguido comprar na hora.
      Dependendo da estação do ano acredito que o passeio seja mais concorrido.

    • Pâmela
      22 mar 2019

      Olá Yda, como vai?

      Gostaria de saber se conseguiu comprar os tickets na hora, porque não tem mais disponível para data que vou! 🙁

  14. Marina M
    11 fev 2019

    Boa tarde,
    Estava olhando para comprar e fiquei em dúvida de uma coisa, ao clicar no link disponibilizado no post redireciona para pagina da rhb com o titulo “bernina express” seria esse? Pois voltando tem 6 opções e uma que diz “bernina panorama winter” ou seria esse?
    E outra coisa, ao clicar na opção de ida tem from Tirano e Tirano, stazione. Qual o certo?
    Obrigada desde já 🙂

    • Analice Calaça
      21 fev 2019

      Oi Marina, clica no Panorama winter. Lá vai ter a opção dos horários, que são mais restritos (se for fazer bate volta sugiro pegar o primeiro horário – o das 9:41, como a gente fez). De Tirano, só tem uma estação, coloque só Tirano.

  15. maisa
    16 mar 2019

    ola
    vc sabe me dizer se o ultimo horario de retorno St Moritz-Tirano eh as 15h11? Se eu pegar o trem das 10h07 de Tirano, chego em St Moritz as 12h36 e ja teria que retornar as 15h11? Sabe se os trens regionais partem de St Moritz para Tirano mais tarde? Gostaria de aproveitar um pouquinho mais da Suica.

    • Analice Calaça
      20 mar 2019

      Oi Maísa, nós compramos o panorâmico para ida e volta, mas como ficamos um tempinho a mais, voltamos no regional. Tem vários horários regionais, mas não dá pra comprar com antecedência (eu não saberia te dizer os horários, tenta checar lá na hora). Mas com certeza dá pra voltar um pouquinho mais tarde. Só tem que ver o horário do último trem de volta pra Milão, para você não perder. Se perder, terá que dormir em Tirano.

      • Maisa
        20 mar 2019

        Obrigada
        Isso não seria problema, pois estarei de carro. Deixarei meu carro em Tirano para o passeio. Os trens regionais não são vendidos nem pelo EuroRail? Vc saberia me dizer se é possivel eu pagar agora apenas pela reserva de assentos, já que a compra dos bilhetes ainda não foi disponibilizada?

      • Analice Calaça
        24 mar 2019

        Oi Maísa, acredito que não dá só pra reservar os assentos.
        Mas é tranquilo comprar com um mês de antecedência.

  16. Paula
    18 mar 2019

    Olá Analice, parabéns pelo blog, adorei!!
    estou montando um roteiro para ir final do ano, porém a agenda abre apenas com dois meses de antecedencia pelo que vi. Achei umas orientações no site do Bernina Express sobre o calendário e este encerra em 14/12/19, sabes de alguma informação para depois disso? A data que pretendo estar lá é dia 27/12/19.

    • Analice Calaça
      20 mar 2019

      Oi Paula, obrigada.
      Nessa época começa a alta temporada e aí geralmente é quando eles renovam os horários e colocam mais opções. Certamente eles devem soltar esses novos horários no segundo semestre, quando estiver mais próximo de dezembro.

  17. Pâmela Baltieri
    22 mar 2019

    Olá Analice, as dicas são ótimas ajudam muito!

    Tenho viagem marcada agora para Abril, mas não estou conseguindo comprar os tickets, fala que não tem trajeto disponível para as datas que seleciono.
    Sabem me dizer se tem alguma época do ano em que o trem não funciona?

    Obrigada.

    • Analice Calaça
      24 mar 2019

      Oi Pâmela, obrigada.
      Até onde eu sei, ele funciona sempre. Mas como abril já é baixa temporada, pode ser que os horários e/ou dias sejam limitados, em especial na rota turística deles. Tenta simular diferentes dias da semana.
      Veja se no site deles fala alguma coisa sobre isso!

    • Bom dia Analice,TD bem?
      Suas dicas são muito boas,estou seguindo passo a passo,vou agora em março pra Tirano,St Moritz, aliás seguindo quase todas,minha esposa comprou vouchers do Bermina,mas antes não se cadastrou no site, então ela comprou 2 na primeira classe,mas não apareceu opção de marcar dia, horário e nem assentos, resumindo,ela efetuou a compra e só depois se tocou de tudo isso RS,agora estamos um pouco desesperados,porq estamos com 2 vouchers na mão,que só marca w e de ida e volta de Tirano a St Moritz na 1 classe,mas não marca dia,nem hora e não temos assentos marcados kkk
      Vc poderia nós dar uma luz sobre isso,se vc puder e claro,desde já agradeço, obrigado

      • Analice Calaça
        12 fev 2020

        Oi Henry, obrigada.
        A compra foi efetuada no site oficial do Bernina? Estranho não conseguir marcar data e horário. Vocês tentaram se cadastrar depois? Talvez com com os números dos vouchers vocês conseguem marcar a data e o horário. Já tentaram isso?
        De todo modo, alguns leitores conseguiram comprar (e/ou marcar) lá na hora. Em março é tranquilo, já é o final da temporada de inverno.

  18. Loide Maria
    31 mar 2019

    Olá, Anlice. Amei as dicas. Vou em novembro/19 . Pretendo sair de Tirano até Chur. Sei que é cedo pra comprar, então estou fazendo simulções para maio só que mesmo clicando no Bernina Express Winter me aparece assim:
    Tirano 14:25 (única opção mais cedo de horário) chegando em Chur 18:19.

    13/05/2019 Tirano – Chur
    Single, 2nd Class | Change

    Eu queria sair mais cedo, pois vou pra Lucerna e depois Interlaken.

  19. Viviane
    01 abr 2019

    Olá, tudo bem?
    a viagem de volta para Tirano pelo Bernina Express pega as mesmas paisagens da ida? ou vai por outra ferrovia? estou pensando se volto de trem por conta própria ou onibus com agencia de turismo aí precisava dessa informação.
    obrigada

    • Analice Calaça
      09 out 2019

      Oi Viviane, desculpe a demora.
      A ferrovia (e a paisagem) é a mesma da ida.
      A gente foi e voltou no trem, é tão lindo que vale a pena repetir o percurso.
      Abraços,

  20. Paula
    09 abr 2019

    Oi Analice, eu de novo….. kkkk
    fiz uma simulação no site de comprar os bilhetes agora para maio (já que para final do ano ainda não abriu) e coloquei ida e volta, dai logo q aparecem os horários mostra o valor de 64 francos suíços, só que depois que seleciono os horários aparecem os assentos, e dai acrescenta 14 francos suiços em cada trecho, ficando o total de 92 francos suíços. Isso esta correto?

  21. Nanda
    02 out 2019

    Olá Analice, gostaria de saber se tem algum lado do trem Bernina que seja melhor para ver as paisagens?!
    Obrigada pelas dicas!!

    • Analice Calaça
      09 out 2019

      Olá Nanda, obrigada.
      No início do percurso (no sentido Tirano a St. Moritz) o melhor lado é o direito, quando começa a surgir uns lagos maravilhosos e algumas cachoeiras.
      Depois o lado esquerdo fica mais bonito, com uns grandes vales, montanhas e outros lagos. Como o vagão era muito espaçoso e panorâmico, a gente conseguia ficar transitando entre um lado e outro para ficar observando a paisagem.
      No geral, eu escolheria o lado direito. Gostei mais.
      Abraços,

  22. Louise
    08 nov 2019

    Olá, ótimas dicas sobre o Bernina Express. Estou achando tão difícil obter informações sobre os translados e achei a tua postagem muito esclarecedora. Quero ir em Janeiro/2020 – trecho Tirano a Saint Moritz, mas depois sigo para Zurique e não acho nada que pudesse me ajudar a esclarecer se tem trem direto para Zurique, se a estação seria a mesma etc. Tens alguma informação sobre isso??? Obrigada desde já!!!! Beijos

    • Analice Calaça
      17 nov 2019

      Oi Louise, obrigada.
      Embora não conheça muito da Suíça, li que o sistema de trens do país é altamente conectado e eficiente.
      Certamente na estação de St. Moritz tem algum trem que leve até Zurique, não sei se é direto ou se tem que fazer baldeação, mas lá vai ter várias linhas. Notamos que a estação funciona como uma rodoferroviária também e é a única da cidade, então vai ter mais de uma opção.
      Nota: tenta digitar no google “train St. Moritz to Zurich”, fazendo uma rápida pesquisa li que tem vários horários de trem que você pode pegar na estação de St. Moritz e que vai até Landquart e de lá parece que você desembarca e pode pegar outro trem para Zurique.

      • Louise
        18 nov 2019

        Obrigada Analice! Só mais uma coisa: é possível levar as malas no Bernina? Grata, Louise

      • Analice Calaça
        19 nov 2019

        Se elas não forem muito grandes é possível sim levar as malas.

  23. Janete Delazari
    13 nov 2019

    Olá, Analice! Que delícia de blog… a começar pelo nome…hehehe…sou beatlemaníaca!! Então…programando viagem a partir de 15.04.20. Eu + amiga. Duas 60tonas. Vamos direto para Milão e de lá, gostaríamos de fazer sul da Suiça. Tirano – Trans Bernina até St Moritz. Também queremos Interlaken, Grindenwald, Lauterbrunen. Lago di Como. Nossa base será Milão. Aí vamos para Treviso, Verona, Trento. Eslovênia, Croacia. Temos 30 dias. Da Croácia vamos para Dublin. 15 dias com a filhota. Dublin/Milão/SP. Você tem dicas para os países adriáticos? Mas o que está mais complicado é traçar o roteiro Milão/Suiça/Milão. Ajuda a gente? Brigadão!

    • Analice Calaça
      17 nov 2019

      Oi Janete, obrigada.
      Que delícia de roteiro. Da Suíça só conheci St. Moritz, então não vou conseguir contribuir muito. O que seria interessante é pegar o trem de Milão para o lago de Como, já que fica no meio do caminho até Tirano. Aí tirem um ou dois dias para conhecer essa região e só depois peguem o trem para Tirano. Em Tirano peguem o Bernina até St. Moritz e aí de lá façam a parte suíça do roteiro. Eu acompanho dois blogs que são experts em Suíça, talvez as meninas podem te ajudar melhor. Um é o vamospraonde.com e o outro é o loucosporviagem.com. De repente você vai até Zurique e de lá pega um voo de volta a Milão para depois explorar a parte norte da Itália até a Croácia de trem..

  24. Excelentes informações , Tire-me uma dúvida – compramos passagem ida e volta tirano st moritz , pagamos primeira classe. Quando recebemos o email de confirmação e com os ID dos tickets aparece St. Moritz Tirano 15:48 18:23 6 / 2. Cl. Carriage no. 10, Seats 2. Class 51, 54-57, 63 Panorama.
    dúvida não entendi bem veja se consegue tirar minha dúvida – o que significa 2. Cl. Carriage no. 10, Seats 2. Class 51, 54-57, 63
    Grata pela sua atençao

    • Analice Calaça
      17 nov 2019

      Oi Rita, esses são os números da plataforma, do vagão e do assento.
      Quando você entra dentro da estação do Bernina tem um monte de funcionários uniformizados que vai guiando de acordo com essas numerações, é tranquilo. Eles ficam lá especificamente conduzindo as pessoas para os vagões de cada um…

      • Alexandre
        30 dez 2019

        Oi, sabe me informar se o globalpass da direito ao passeio no bernina?

  25. Selma
    09 dez 2019

    Estou tentando comprar os bilhete para o trem Bernina, entro no site escolho as poltronas e quanto tento mudar de pagina para finalizar a compra não consigo a pagina não vira.
    Já fiz meu login para fazer a compra.
    Voces poderiam me orientar como fazer a compra.
    Obrigada

  26. Bruna Silva Tozzo
    15 jan 2020

    Ola Analice, seu post me ajudou muito a esclarecer algumas duvidas
    porém gostaria de um auxílio…em relação a malas, voce sabe se tem alguma restrição de tamanho e quantidades que pode levar no trem:

    • Analice Calaça
      16 jan 2020

      Oi Bruna, obrigada.
      Eu não sei te falar sobre a quantidade, mas quando você entra no trem tem aqueles vagões para deixar as malas. O ideal seria “quanto menos e menor, melhor”. Fiz uma rápida busca no site, mas também não achei nada.

  27. Junior Rocha
    15 jan 2020

    Olá Analice,
    Primeiro, parabéns pelo blog! Mas apesar de ser muito esclarecedor, permaneci com uma duvida e não consegui elimina-la nem mesmo lendo as respostas das perguntas.
    Vamos lá. Acessando o link (informado no seu post) para compra do bilhete, e fazendo uma simulação para o trecho Tirano-Chur-Tirano, aparece apenas um horário em cada trecho. Conclui-se que ha somente um trem por dia, em cada sentido. então, como saber qual trem escolher no trecho S. Moritz-Tirano já que aparecem cinco horários diferentes e nenhum tem informação sobre qual deles é o trem panorâmico? Procurei em várias datas diferentes e o resultado foi o mesmo. Obrigado!

    • Analice Calaça
      16 jan 2020

      Oi Junior. Obrigada.
      Você pode olhar na opção “Bernina Panorama Winter”. Aí lá tem um ícone “i” de informação, clica nesse ícone que ele vai te mostrar os horários do trem panorâmico do dia 15/12/19 a 29/03/20. Vai ter vagão panorâmico partindo de Tirano às 9:00, 9:41, 11:00, 15:00 e 15:41 (sendo que os das 15:00 e 15:41 são regionais e, portanto, pode ser que tenha que fazer alguma baldeação). Eu sigo recomendando o das 9:41, é o melhor horário.
      E lembre-se que o trecho é o Tirano-St.Moritz (e não Chur).

      • Junior Rocha
        20 jan 2020

        Oi Analice,
        Obrigado pela resposta. Há também trem panorâmico para todo o percurso Tirano-Chur? E para esse trecho, eu olho na opção “Bernina Express”?

  28. Anna
    05 jan 2023

    Olá, quero fazer o trajeto Zurique Milão e faze parte deste trajeto com o Bernina- Chur- Tirano. Comprando a passagem apenas de ida Chur a Tirano, consigo fazer um stoper e descer em ST Moritz para passear pela cidade por algumas horas ? Obrigada

  29. maria da gloria bampi
    05 abr 2023

    oi, gostaria de fazer o passeio no final do mes de outubro, sera que posso comprar os tickes de Tirano a S Moritz na hora
    Obrigada

  30. Márcio Weiss
    23 ago 2023

    Bom Dia. Desembarcando em Tirano via trem de Milão, para entrar no trem Bernina Express, precisa passar pela imigração para seguir até St. Moritz? Apresentar passaporte?

  31. Beatriz
    18 jan 2024

    Parabens pelo blog, um dos melhores que achei nas minhas pesquisas sobre a Suiça/ Bernina. Estou com muita dificuldade de encaixar o passeio com horarios e hoteis. Ia sair de Milão pra Tirano cedo para pegar o Bernina até Chur, e depois ir a Interlaken. Mas dia 09/04/24 só tem saída a tarde as 14h. Sabe me dizer se procede isso? Caso contrario vou pesquisar o inverso, de Chur para Tirano. Grata. Quebrando a cabeça aqui. rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *