Como alugar uma bicicleta em Liverpool
O número de cidades que disponibilizam bicicletas públicas para locação felizmente tem aumentado cada vez mais. Em 2008 quando estive em Paris fiquei encantando com o serviço e fiquei imaginando o quão bom seria se tivéssemos algo parecido no Brasil. Alguns anos depois começou o projeto do Itaú em parceria com os governos locais para implantação do mesmo serviço em várias cidades do Brasil. Desejo realizado!
E se no Brasil temos as laranjinhas, em Liverpool temos as verdinhas. Essas simpáticas bicicletas estão em vários pontos da região central e em alguns parques mais distantes, como o Sefton Park e o Newsham Park. Na região central, os pontos são bem próximos uns dos outros. Se você cansar e desistir, não estará tão longe da próxima estação. A boa notícia é que a prefeitura estima que até o segundo trimestre de 2015 a cidade contará com mais de 100 estações. Isso para uma cidade com 600 mil habitantes!
Como alugar
Para alugar você precisa fazer um cadastro em uma página da prefeitura de Liverpool chamada City Bike. Eles pedem basicamente o seu nome (First Name e Last Name), seu e-mail e o seu celular. Informar o celular é extremamente importante, pois é nele que você irá receber seu código de liberação da bike.
Você pode informar o seu do Brasil mesmo, para isso não esqueça de informá-lo da forma que o identifica internacionalmente, Ex.: +55 61 81XX.XXXX.
Depois é escolher se você quer alugar uma única ou mais de uma bicicleta ao mesmo tempo. Ex: Uma para você e outra para sua namorada, usando o mesmo cadastro, sem necessidade de criar um cadastro específico para ela.
O próximo passo (na mesma tela) é informar qual modalidade de locação você deseja, se para um único dia, 7 dias ou 1 ano. As tarifas são as seguintes:
1 dia – £1 tarifa de acesso + £1 por hora ou fração de uso. Os primeiros 5 minutos são gratuitos. A contratação expira a meia noite do mesmo dia.
7 dias – £5 tarifa de acesso + £1 por hora ou fração de uso. Os primeiros 5 minutos são gratuitos. A contratação expira a meia noite do sétimo dia.
1 ano – £55 tarifa de acesso + £1 por hora ou fração de uso. Os primeiros 30 minutos são gratuitos. A contratação expira a meia noite do 365º dia.
* Consulte aqui as tarifas atuais.
O custo final não é nada barato se comparados com os praticados em Londres e até mesmo no Brasil. E a comparação fica ainda pior se você lembrar que 3h de aluguel da bike custará £4, o mesmo custo de um bilhete diário de ônibus em Liverpool para viagens ilimitadas o dia todo.
Enfim, você pode fazer uma carga para usar uma única vez ou pode fazer de um valor maior e deixar como crédito para utilizar em outras oportunidades.
O pagamento pode ser feito com o seu cartão de crédito ou via PayPal. Eu particularmente usei a segunda opção pela praticidade. Como eu já tenho uma conta e meu cartão de crédito já está cadastrado por lá, bastou alguns cliques e o processo foi concluído.
Segundos depois recebi um SMS com o código do meu cadastro (membership card number) e a senha (PIN) de liberação.
Feito o pagamento e recebido o SMS, é só digitar o seu código e PIN nesse teclado seguindo as instruções que aparecem no visor. Nesse visor será informado, o número de qual bicicleta você irá sacar e também o segredo da tranca. Legal, né? Só não esqueça de anotar. Eu esqueci e depois não tive como usar a tranca.
Agora é passear pela cidade. Em várias ruas existem a indicação do espaço para bicicletas. Onde não houver, trafegue na linha exclusiva dos ônibus ou na pista normal mesmo, em ambas sempre à esquerda da via.
As bicicletas são de boa qualidade, leves e bem equipadas. Só não tem retrovisor como as laranjinhas no Brasil. Para finalizar, um aviso: Liverpool não é lá uma cidade muito plana, logo, prepare o fôlego! 😉
O aluguel de bicicletas cada vez mais cresce seguindo o modelo de cidades sustentáveis. Excelente post. Valeu pelas dicas. Abs