Chapada Diamantina: Poço Encantado

Um dos lugares mais sensacionais que conhecemos na Chapada Diamantina foi o Poço Encantado, que fica escondido no fundo de uma caverna, com água cristalina e azulada. A combinação entre as formações rochosas, a transparência da água e a incidência da luz solar criam uma atmosfera mágica. Tudo isso aliado ao silêncio que o guia pede que se faça ali embaixo.
Poço Encantado

O Poço fica no município de Itaetê, a 140km de Lençóis (sendo 22km de estrada de chão), e geralmente é combinado com o passeio do Poço Azul, que não conseguimos fazer porque fomos em pleno feriado de carnaval e tudo estava lotado.

Como funciona a visita ao Poço Encantado

O ingresso custa R$25 (aceitam cartão de débito) e não é permitida a entrada de menores de 12 anos. Não é preciso fazer trilha. Você estaciona já ao lado da base de apoio do atrativo, que tem um restaurante, lanchonete e algumas mesas.

Alí você entra na fila de espera e desce a escadaria com grupos de 10 pessoas. O acesso só é permitido com guia. Antes de descer você recebe touca e um capacete com luz. E apesar de não precisar andar muito, é bom você ir de tênis, pois desce (e sobe) vários degraus e quando entra na caverna, o terreno é bem complicado para se fazer com chinelo.

Escada para o Poço Encantado



Na entrada da escada, os guias passam algumas recomendações e explicam como é feito o acesso, com o auxílio de cordas nos primeiros metros da caverna. A entrada pode parecer assustadora e muito apertada, mas assim que passa o primeiro aperto, você já está em um salão grande com cerca de 30 metros de altura. Então não se desespere no primeiro obstáculo, pois no fim tudo vale a pena.

Entrada da caverna

Por dentro da caverna do Poço Encantado

Lá dentro o grupo anda alguns metros até avistar o poço que tem até 61 metros de profundidade em alguns pontos. Na parte mais rasa tem 30 metros. E mesmo com essa profundidade, dá para ver nitidamente as pedras e galhos de árvores que estão no fundo.

Fomos em fevereiro, mas entre abril e setembro, os raios do sol incidem diretamente no poço entre 10h e 13h30, deixando o lugar ainda mais encantador. Mesmo sem esse feixe de luz, dá para ver bem a água, mas as fotos não retratam nem 10% da beleza que é aquilo ao vivo.

Poço Encantado, na Chapada Diamantina

Por cima da água, é possível ver um pó, que segundo o guia, é calcário que cai do teto. E foi justamente por conta desse pó acumulado que o caçador que descobriu o poço achou que era um lugar encantado. O guia conta que o caçador achou que dentro da caverna só tinha areia, então jogou uma pedra e viu a luz azul se abrindo.

Entrada da carvena

Não é permitido nadar alí. Cada grupo fica apenas 15 minutos lá dentro da caverna. Para a volta, prepare-se para subir aquela mesma escada. Fácil não é, mas nada que não seja resolvido com algumas paradas para descanso.

Almoçamos no restaurante local e adoramos a comida. Já deixamos o pedido feito antes do passeio e quando voltamos, já estava tudo pronto. Servem galinha caipira, carne de sol, de bode ou picanha com arroz, feijão, mandioca e tomate. Custa R$25 por pessoa.

Quer saber mais sobre a Chapada Diamantina? Veja todos os outros posts aqui.


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Nossa, eu queria tanto ter conhecido o Poço Encantado, mas não tive tempo em minhas viagem pela Chapada Diamantina. Não vejo a hora de voltar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *