Casa de Concessa: comida, cultura e aconchego em Paracatu

Conheci a Casa de Concessa quando voltava de uma viagem à Serra da Canastra. Não planejamos a parada. Avistamos o local, li o nome em voz alta e meu marido deu uma freada brusca e um tanto arriscada para conseguir entrar alí. 

Mas ainda bem que deu certo. E, ao mesmo tempo, uma pena termos passado alí já bem depois do almoço. Quando entramos, parecia que estávamos na casa de vó. Que delícia de lugar!

Parada em Paracatu

A Casa de Concessa é um restaurante / empório / café que reúne tudo o que Minas Gerais tem de melhor. Ou seja, boa comida, simplicidade, história, cultura e aquela sensação de aconchego, acolhimento que a gente tem com os mineiros. 

Decoração Casa de Concessa



Onde fica a Casa de Concessa

A Casa de Concessa fica na BR-040, no km 49, no município de Paracatu, a menos de 10km do centro da cidade e a 2km do posto da Polícia Rodoviária Federal. Mais exatamente no caminho entre Brasília e Belo Horizonte. 

O restaurante foi construído em um terreno grande, com mata preservada ao fundo e em formato de casa antiga. Tem janelas, portas e telhados típicos de fazendas seculares. 

Restaurante e Empório

O prédio já chama bastante atenção do lado de fora. É charmoso e muito bem decorado. Na porta, um aviso de que os cachorros são bem vindos, pois “o problema do ser humano é gente”. Não tem como discordar. 

Restaurante Casa de Concessa

No meio da cozinha, em destaque, um fogão à lenha, onde é servido o almoço com comida típica mineira (óbvio).  Ao redor, muita arte e natureza integradas.

Detalhes da Casa de Concessa

Detalhes e mais detalhes que pode te fazer ficar mais tempo do que planejava olhando tudo alí. Por fim, você vai ver que o restaurante tem um “que” de museu. 

Decoração Casa de Concessa

Em um canto, logo na entrada, o barulhinho bom da roda d’água. No terreno também há uma trilha ecológica, um gramado para jogos esportivos e redes para uma soneca após o almoço. Além disso, um teatro aberto foi criado no local para receber shows, peças e eventos comemorativos. 

Café e empório

Como já tínhamos almoçado, fizemos apenas um lanche da tarde, no café integrado à cozinha. Comemos bolo de mandioca, de milho, café coado na hora (ou como eles dizem, “na sua cara”) e um refrigerante de guaraná, Artemis, que me lembrou muito o antigo Baré.

Refrigerante Artemis

Mas também tinha pão de queijo com e sem linguiça ou com carne de lata, empada de Paracatu, sucos e chás. Por outro lado, passando para o empório, você fica até confuso com a infinidade de opções. 

São doces diversos, geléias, pimentas, queijos e alguns itens na sessão de congelados, como pão de queijo, empada, mandioca, linguiça e outros. No local também você pode comprar a xícara de café já com o coador de pano e outros souvenirs. Além disso, dá para levar para casa a famosa carne de lata.

Empório

Quem é Concessa?

Concessa é uma personagem criada por Cida Mendes, atriz e humorista, proprietária do local. É conhecida pela prosa tipicamente mineira e com certeza você já deve ter visto ao menos um dos vídeos com suas várias histórias que viralizam por aí. 

Quem é Concessa

Ela não fica no local diariamente, mas segundo os funcionários, aos domingos ela costuma bater ponto por lá. 

A Casa de Concessa abre todos os dias de 8h às 18h30. Você já conhece? Então conta para a gente como foi sua experiência no local. 


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Roselia Lima
    27 jan 2023

    Acompanho e compartilho todos os vídeos de concessa. Ela conserva os bons costumes das senhorinhas que da janelas de suas casas conseguiam manter um bom papo.Nas primeiras horas da manhã lá estava ela com um dedinho de prosa.Um discurso simples mas que levanta o astral de quem a seguem.

  2. Lia Silva
    26 jul 2023

    Gostaria de conhecer muito a casa linda de mais

  3. Vani Ribeiro
    27 jul 2023

    Boa noite!

    não tenho nenhum comentário do local ainda não fui, mas tenciono ir amanhã 28/7/2023, se Deus assim o permitir gostaria muito de vê a Concessa adoro a personagem dela e creio que iria adorar a pessoa delaia levar a mamãe para conhecê-la mas infelizmente ela nos deixou o ano passado para está ao lado do Pai! Que amanhã eu possa ter a sorte de vê-la e fazer uma selfie com ela e a família! Grande abraço a todos

    Att.

    Vani Ribeiro
    Ps: diga a “coisinha “ que nois tem que encontrar uai!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *