Canadá tem novas regras para visto de estudo e trabalho

Quem pretende estudar e trabalhar no Canadá a partir do dia 1º de junho só terá o visto concedido se fizer um curso de graduação ou pós-graduação no país. Cursos de idioma não serão mais aceitos. A exigência foi divulgada pelo Governo Canadense que ainda deve vistoriar a frequência dos alunos. As escolas de idioma para estrangeiros, que antes davam direito ao intercambista solicitar o visto de trabalho, passam a não ter mais essa autorização.

Quem já está inscrito em cursos de idiomas, com programas combinados com trabalho, para início neste ano, devem fazer o requerimento do visto antes de 1º de junho. O study permit, como é chamada esse tipo de autorização, dá direito a 20 horas de trabalho durante os cursos com seis meses ou mais, e em tempo integral durante as férias.

Visto Canadá

Outra mudança nas regras permite que os alunos matriculados na High School (o Ensino Médio do Brasil) possam se matricular em um curso de graduação sem precisar voltar ao país de origem para mudar o tipo de visto. E depois que os estudantes terminam a pós-graduação, eles podem continuar trabalhando no país e solicitar o Work Permit.

Saiba mais sobre os tipos de visto e qual é o ideal para cada situação:

Visto de Turismo (Visto de residente temporário)

Indicado para quem vai apenas visitar o país por alguns dias. Também é o visto adequado para aqueles que vão fazer um curso rápido, com duração inferior a seis meses. Normalmente é concedido com validade entre 6 meses e 5 anos – nunca maior que a validade do passaporte. A autorização é válida para múltiplas entradas.

Documentos necessários

– Formulários de visto para o Canadá
– Duas fotografias recentes com fundo branco e com tamanho 3cm x 5cm
– Passaporte válido. Passaportes anteriores se houver
– Cópia do RG
– Prova de que você possui recursos disponíveis e suficientes para se manter no Canadá (Declaração do Imposto de Renda, extratos bancários, cópia do contracheque e etc).
– Comprovação de laços (vínculos) sociais e econômicos com seu país de origem, como por exemplo: declarações da empresa em que trabalha (se você estiver empregado); última atualização do contrato social (se você for empresário);
– Comprovação acadêmica. Última ou atual.

Dependendo do motivo da visita, é preciso apresentar outros documentos. Por exemplo: se vai visitar um parente/amigo é bom ter uma carta convite redigida pela pessoa que vai te receber com um documento comprovando a legalidade da estadia do seu anfitrião.

Para estudar em instituição canadense por até 24 semanas você vai precisar apresentar também a carta de confirmação do curso que vai fazer, provando que seu objetivo é só estudar no país.

Visto de Estudante

Esse é o visto indicado para quem vai estudar no Canadá por mais de 24 semanas, fazer graduação ou pós-graduação, High School ou participar de algum programa de estudo incluindo trabalho. Para os cursos que combinam estudo e trabalho esse é o tipo de visto independente da duração do programa. Esse tipo de autorização pode ser prorrogada ainda no país, concede múltiplas entradas e tem duração de acordo com o programa de estudo.

Documentos necessários

– Formulários de visto para o Canadá
– Duas fotografias recentes com fundo branco e com tamanho 3cm x 5cm
– Passaporte válido. Passaportes anteriores se houver.
– Cópia do RG
– Carta de aceitação emitida por uma instituição de ensino canadense.
– Prova de que você possui recursos disponíveis e suficientes para se manter no Canadá (Declaração do Imposto de Renda, extratos bancários, cópia do contracheque e etc).
– Comprovação de laços (vínculos) sociais e econômicos com seu país de origem, como por exemplo: declarações da empresa em que trabalha (se você estiver empregado); última atualização do contrato social(se você for empresário);
– Comprovação acadêmica. Última ou atual.
– Dependendo do tempo de permanência e natureza dos estudos no Canadá, você poderá precisar de exames médicos.

O prazo de solicitação de um visto para o Canadá tem média de 15 dias úteis. Não é possível iniciar o processo com antecedência maior do que 90 dias. O recomendável é dar entrada com no mínimo 45 dias de antecedência.

Informações adicionais

Quer saber mais sobre esse e os outros tipos de visto para o Canadá? Acesse o site da Embaixada do Canadá no Brasil. Quando fui, fiz por despachante e paguei cerca de R$ 700 pelo visto de turismo em março de 2013. Mas tenho amigos que fizeram por conta própria e pouparam aí cerca de R$ 300. Nesse post aqui, o Fred Marvila, do SundayCooks explica com infinitos detalhes como tirar o seu visto canadense.

Vai estudar inglês no Canadá? Não deixe de ler a nossa série de posts sobre o assunto.

Pacotes All Inclusive - Com tudo incluso é muito mais gostoso!
Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Olá Poliana! É um comentário off-topic, mas… vc recebeu meu postal de viajante secreto? Pq fui eu quem te tirei, no final de 2013. Queria saber se chegou direitinho, ou se o correio desapareceu com ele… Enfim, espero que tenha recebido e gostado. Aloha!

    • OI, Lucia!! Eu recebi seus postais quase que na páscoa, acredita? Eu já tinha até desistido. Ainda tentei recuperar o tópico do amigo secreto para avisar, mas não encontrei e também não te achei no grupo. Enfim, muito obrigada! Amei cada detalhe do presente e o Havaí já está na minha wish list! Bjo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *