Onde comer um bom cachorro quente em Brasília
Cachorro quente é um lanche bem tradicional em Brasília. Na chapa, no molho, com pasta de alho ou outras variações. Com uma salsicha, duas ou mesmo a opção vegana. A verdade é que não faltam lugares para comer um bom cachorro quente em Brasília.
Mas vou deixar aqui uma listinha dos que considero como os melhores.
Cachorro Quente do Landi
Um dos mais famosos de Brasília, o Cachorro Quente do Landi funciona há 30 anos. Está sempre lotado, mas o atendimento é mega rápido. Apesar de ser em uma barraquinha, tem vários funcionários e trabalha quase com uma produção industrial.
Nem te apresentam o cardápio, porque a opção é única. Cachorro quente tradicional com pão, salsicha, molho, milho, queijo e batata palha. O pão, o molho e a batata palha são fabricação própria e a qualidade fez com que o cachorro quente do Landi ganhasse duas vezes o prêmio Veja Brasília.
Fica na quadra 405, da Asa Sul, funciona de terça a domingo, das 18h às 23h e não aceita cartão.
Dog do Baixinho
Outro cachorro quente tradicional em Brasília é o Dog do Baixinho, que fica na quadra 213 da Asa Sul e funciona desde 1995. Recentemente fizeram parceria com o Dog da Igrejinha e alguns dos seus produtos são vendidos também na unidade do Aeroporto de Brasília.
O Dog do Baixinho vende o tradicional cachorro quente no molho e na chapa e acrescenta bacon e as opções de pasta e alho ou de atum. Além disso, ele é dono de um invenção inusitada: o dog no pote. Em resumo, é um cachorro quente desconstruído (risos). 2 salsichas, bacon, creme de alho, milho e batata palha. Tudo sem pão, dentro em uma caixinha. Dá para pedir pelo Ifood ou Uber Eats.
Hot Dog do Edivaldo
Tradicional barraquinha da Asa Norte, o Hot Dog do Edivaldo tem 35 anos de funcionamento. Entre as opções do cardápio estão o cachorro quente com salsicha, de frango e o de carne desfiada. Mas, recentemente ele tirou o de carne desfiada temporariamente, devido a alta nos preços da carne.
Para mim, o que faz o cachorro quente do Edvaldo ser esse sucesso é o molho de tomate caseiro com pedacinhos de tomate. Aquele molho derretendo a muçarela que vai por cima fica divino. O tradicional custa R$ 12 e ele não aceita cartão. Só tem uma unidade, na quadra 104, da Asa Norte e funciona de segunda a sábado, das 17h às 22h30.
Dog do Jhow
O Dog do Jhow tem 9 unidades em Brasília e, para mim, o grande diferencial é o molho. Uma espécie de maionese caseira que deixa o cachorro quente irresistível. Além disso, todos os ingredientes são caseiros, incluindo a batata palha e o pão de leite.
O atendimento também merece destaque. O Dog Jhow tem unidades na Asa Sul, Asa Norte, Guará, Cruzeiro, Núcleo Bandeirantes, Vicente Pires e Águas Claras e eles não aceitam cartão. Além disso, dá para pedir pelo Uber Eats.
Dog da Igrejinha
Também conhecido como Dog do Raimundo, esse lanche existe há 20 anos. Depois de um tempo, Raimundo Machado resolveu adotar o nome de Dog da Igrejinha, pois era assim que todos o chamavam. A unidade mais famosa fica de frente a uma das igrejas mais icônicas de Brasília.
Hoje o Dog da Igrejinha tem uma unidade até na Praça Pick Up do Aeroporto de Brasília e usa os azulejos característicos da Igrejinha em sua identidade visual. O cachorro quente é uma delícia, com opção de ao molho e na chapa e pasta de alho ou atum, uma invenção de Raimundo que vale a pena experimentar.
Além da unidade da Igrejinha (308 sul) e do Aeroporto, há uma na 110 da Asa Norte. Todas passam cartão. Você também encontra o Dog do Raimundo no Ifood e Uber Eats.
Dogo Gourmet
Como o próprio nome já sugere, esse tenta gourmetizar o tradicional cachorro quente. Há a opção de pedir o básico com salsicha ao molho ou na chapa ou incrementar com outros acompanhamentos além dos tradicionais. Assim, pagando um pouco a mais você pode adicionar itens como bacon, picles ou cheddar fundido.
Eles também dão opções de tipos de salsicha (viena, holandesa ou defumada) e molho (de alho, apimentado, de azeitona, picles ou barbecue). O Dogo Gourmet tem ponto fixo no Guará (QE 26, Conjunto U) e no Sudoeste (103), mas também entrega pelo Ifood.
The Dogfather
Diferente das outras opções, essa é uma loja física e não uma barraquinha. The Dogfather tem uma proposta diferente, com opções bem diferentes de cachorro quente. A maior parte vem com um queijo gratinado por cima e todos são servidos com uma luva de plástico para você se lambuzar menos comendo.
Outro diferencial é que você escolhe o tamanho do cachorro quente, se com 17cm ou 33cm. Os ingredientes variam entre os tradicionais e outros nem tanto, como cebola caramelizada, cheddar e muito bacon. The Dogfather fica na quadra 103, da Asa Sul.
Russo Hot Dog
Tem gente que vem de longe para comer o cachorro quente do Russo. Além dos tradicionais que também tem nos outros (no molho ou na chapa, duplo ou simples), o Russo oferece a opção vegetariana. Mas tem alguma “carne” especial? Simplesmente sem salsicha ou com ovo. Fica a critério do cliente.
Ele acrescenta creme de alho e de atum. O ponto fica na Asa Sul, na quadra 305 e dá para pedir pelo Uber Eats.
Conhece outro cachorro quente de Brasília que deveria entrar nessa lista? Então deixe aí nos comentários. Agora, se você é do time do hambúrguer, veja as 7 opções de hamburguerias no Sudoeste.
Pingback: Across the Universe | 7 opções de hamburguerias no Sudoeste, em Brasília
Faltou o Dog do Bartô… Receita simples e sem frescura, cachorro quente tradicional!!! O melhor de Brasília!!
Asa Norte na 409 Norte
Noroeste CLNW 10/11 Bloco K
Oi, Glória. Tem um dele no Sudoeste tbm. Mas não coloquei, porque realmente não o considero um dos melhores. Mas obviamente tudo é uma questão de gosto pessoal e fica aqui registrado o seu.