Pausa para os suspiros: é a Bacalar!
Bacalar foi um dos maiores achados na nossa viagem pelo México. Localizada no Estado de Quintana Roo, quase divisa com Belize e a 345km de Cancun, o destino ainda não é muito conhecido pelos brasileiros. A cidade de Bacalar – nomeada ‘Pueblo Mágico de Bacalar’, possui cerca de 10 mil habitantes e recebe o mesmo nome do seu cartão postal principal: uma lagoa imensa com 67km de extensão, também conhecida pelos mexicanos como “la laguna de los siete colores”, devido aos sete tons de azul que se revezam – ora de maneira tênue, ora abrupta.
O paraíso se resume a água doce “azul caribe” e quentinha para você desfrutar – nadando, velejando ou praticando diferentes tipos de esportes aquáticos. Em geral, os hotéis e agências da cidade oferecem passeios diários, sendo o mais procurado o passeio de barco.
Leia também: Das belezas do México: Cenote San Lorenzo Oxman
Passeio de barco
Pagamos 15 dólares (250 pesos mexicanos) por um passeio de cerca de duas horas passando pelos principais cenotes que abastecem a lagoa (Esmeralda, Cokalitos e Negro) e finalizamos com um mergulho espetacular no Canal do Pirata. Foi maravilhoso.
O destino é para ser feito com calma, recomendo dois dias pelo menos. Mas eu poderia ficar alguns dias a mais, só relaxando, sem pressa, nadando na água tranquila, transitando pelos inúmeros restaurantes da cidade e visitando o centro histórico. Bacalar parece ser o destino de veraneio dos mexicanos, lá tem várias casas para aluguel de temporada. Tudo lindo demais.
Boa parte dos hotéis e restaurantes da cidade fica às margens da lagoa. Falamos sobre os restaurantes nesse outro post aqui. Achei tudo muito bem estruturado, com uma grande variedade de hospedagens. Tem desde campings e hostels até hotéis luxuosos. É um destino bem democrático, que agrada a todos: seja família com crianças ou jovens mochileiros (os hostels são cheios de festinhas, mas na cidade nem tanto).
Como chegar
A melhor maneira para chegar até a cidade de Bacalar é alugando um carro. Você pode fazer a cotação pela RentCars. Mas também há a opção de ir de ônibus. Três empresas fazem o trajeto diariamente saindo do Terminal Rodoviário de Cancun, Playa del Carmen e de Tulum. A ADO é a mais recomendada. Em resumo, o trajeto é feito em 5h15min (a partir de Cancun), 3h50min (de Playa Del Carmen) ou 2h40min (saindo de Tulum). Veja o mapa.
Além disso, veja também: onde comer em Bacalar
Pingback: Onde comer em Bacalar | Across the Universe
Como faço para ter contato com vc, para saber mais sobre Bacalar
Oi, Elias. Tudo bem?
O que você gostaria de saber? Pode mandar aqui que respondemos. 🙂
Pingback: Across the Universe | Das belezas do México: Cenote San Lorenzo Oxman | Across the Universe