Chapada Diamantina: Poço do Diabo e Rio Mucugezinho
Um dos atrativos mais democráticos da Chapada Diamantina, o Poço do Diabo e Rio Mucugezinho tem acesso fácil (18km a partir de Lençóis), trilha curta e descomplicada, não precisa de guia e a entrada é gratuita. No local há uma boa estrutura com lanchonete, restaurante, lojinha de souvenir e banheiro. E com todas essas vantagens, não tem como não estar sempre lotado. Se puder, se programe para ir fora dos dias de maior muvuca (feriados e fim de semana).
Veja também: Vale do Capão
Logo na entrada, já tem um poço bem agradável, com alguns pontos para banho, sombra e água gelada (hehe). Só mergulhe aqui se realmente não tiver interesse em fazer a trilha toda. O ideal é seguir a trilha, aquecendo seu corpo em uma caminhada de 20 minutos até a cachoeira do Poço do Diabo. Alí você estará com mais coragem para pular na água gelada e escura do Rio Mucugezinho. Enjoy!
Leia também: Cachoeira do Ferro Doido, no Morro do Chapéu
Se não tiver com coragem para descer a trilha (que é curta, mas íngrime em alguns pontos) ou mesmo nadar, aprecie o visual dalí de cima mesmo. No local há tirolesa e alguns pontos legais para a prática de rapel.
Leia também: Chapada Diamantina com crianças
Diz a lenda que alguns escravos que trabalhavam em um garimpo da região, tentaram fugir com diamantes e acabaram afogando nesse poço, por isso o poço ganhou esse nome assustador. O passeio ao Poço do Diabo é rápido e pode ser combinado com a Cachoeira do Mosquito ou o Morro do Pai Inácio, que está logo à frente.
Como chegar
Saindo de Lençóis, pegue a BR-242 em direção a Seabra. São 18km até o Km 22. Bem em frente tem um estacionamento gratuito.
Quer saber mais sobre a região? Veja todos os outros posts aqui. Veja também um roteiro completo da Chapada Diamantina.