Curso de inglês no Canadá: escolhendo a escola

Ao decidir por fazer um curso de inglês no Canadá, a escolha da escola costuma ser um dos momentos que mais gera dúvida. Afinal, como escolher a escola certa? A minha dica é: antes de mais nada, faça uma busca através do site da Belta. Trata-se de uma organização que reúne as principais instituições brasileiras que trabalham com cursos, estágios e intercâmbio no exterior.

Logo na página inicial você escolhe o tipo de programa que busca (Au Pair, trabalho e estudo, curso profissionalizante, estágio, especialização e outros), o país e o idioma.

Curso de Inglês no Canadá

Foto: UBC Library (CC BY-NC-ND 2.0)

Ao clicar em buscar, você será direcionado para uma página com os contatos de todas as agências que oferecem esse serviço. No fim há um formulário onde você preenche explicando exatamente o que busca. Ao enviar, as agências que atendem os requisitos que você selecionou recebe seu formulário. Inclusive, lá você especifica a forma como gostaria de receber o retorno (se por email ou telefone).

Particularmente, gosto de optar por email, pois assim tenho a tranquilidade para analisar com calma cada orçamento. Aí é só esperar as inúmeras opções que chegarão até você. Dessa forma você poderá esclarecer suas dúvidas com os contatos de cada agência, questionando sobre o método de ensino das escolas, as formas de pagamento e outros detalhes.



Já tentei fechar direto com algumas escolas, mas elas costumam te direcionar para a agência que os representa no Brasil. Para o curso de inglês no Canadá, optei pela ILSC em Vancouver e adorei. A escola tem boa estrutura, método de ensino e professores qualificados. Depois, indiquei para um casal de amigos. Eles também fizeram o curso lá e aprovaram!

Carga horária

Enfim, com os orçamentos em mãos é preciso definir o seu objetivo e ter em mente suas preferências pessoais ou mesmo suas possibilidades. Normalmente as escolas oferecem cursos gerais, com carga horária básica. Mas e se você tem pouco tempo e quer acelerar o processo? E se quiser combinar com outra atividade? Nas escolas do Canadá isso é possível.

Intercâmbio no Canadá | Momentos de Lazer

Foto: NR Acampamentos (CC BY-NC-ND 2.0)

Normalmente há escolas que oferecem os programas de aulas com 3 horas diárias (15 semanais) e até de 6 horas diárias (30 semanais). Mas atenção! Ao escolher, tenha em mente que você também vai querer fazer outras coisas na cidade além de ficar só dentro da sala de aula. Imagina pagar pelo curso de um mês no modo intensivo, em pleno mês de julho. Sendo alta temporada do verão em Vancouver, você ver os colegas que fazem o curso de 15 horas irem todos os dias à praia após o primeiro turno de aula. Pense antes se você realmente é capaz de resistir.

Em outras palavras, o ideal é combinar meio período de aula com meio período de uma atividade qualquer onde você realmente pratique o idioma. As escolas normalmente oferecem diversas atividades. Inclusive, fixam cartazes nos murais com a programação mensal que é definida previamente. Fique atento a isso. Algumas dessas atividades são pagas, outras são gratuitas.  De qualquer forma você mesmo pode inventar a sua programação. Só não vale ficar na internet conversando com os amigos brasileiros.

Tipo de curso

Outra alternativa para não se sobrecarregar é combinar as aulas do curso de inglês no Canadá com outro tipo de aula: yoga, dança, teatro, cinema. A ILSC, onde estudei por 30 dias, oferece todas essas opções. Para aqueles que dispõem de um período sabático um pouco mais longo, é possível ainda combinar o curso de idioma com outras atividades. Há a opção de especialização, estágio ou mesmo um trabalho remunerado.

Curso de idioma no Canadá | Estudante

Foto: universbeeld (CC BY 2.0)

Nas escolas de Vancouver há opções de se fazer o curso de inglês associado com algo da sua área de trabalho (medicina, administração, economia, marketing e etc). No entanto, uma professora me alertou para o fato de que o aprofundamento na área pode ser um tanto quanto “infantil” para aqueles profissionais mais experientes. Ou seja, pode ser mais válido para quem ainda está na faculdade ou recém formado.

Outra opção são as aulas específicas para exercícios de fala, escrita ou gramática. Normalmente têm apenas 1 hora de duração e são feitas em horários extras. E, se tiver cansado, já estressado de tanto inglês, pode dar um tempo se arriscando a aprender o francês, segunda língua no Canadá.

Teste de nível

Logo no primeiro dia de aula, a primeira coisa que você faz é um teste de nível. Normalmente começa com uma prova escrita e termina com uma conversa. A partir daí o professor define sua turma de acordo com o seu conhecimento prévio do idioma. Nesse primeiro dia, a escola também costuma fazer uma espécie de orientação com a turma de iniciantes, repassando dicas sobre transporte, acomodação, passeios, leis do país e etc.

Curso de inglês no Canadá | Teste de Nível

Foto: Liu Tao (CC BY-NC-ND 2.0)

De maneira geral, deu para entender um pouco como funciona os cursos de inglês no Canadá? E você que acaba de chegar de lá, tem mais alguma dica para nos passar?

Esse post faz parte da série “Estudando no Canadá”. Você também pode ver aqui todos os posts já publicados sobre Vancouver.



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | Intercâmbio no Canadá: veja as vantagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *