Como é o passeio à Ilha Anchieta
A Ilha Anchieta fica em Ubatuba, cidade litorânea localizada a 222 km de São Paulo. Se você gosta de história e natureza, esse é um destino ideal. Com 828 hectares de Mata Atlântica, a ilha é protegida pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), uma unidade de conservação de proteção integral criada em 1977. Tem uma ótima estrutura, incluindo banheiros, espaço para churrasqueira, sete praias com diferentes graus de dificuldade de acesso e atende a um público bem diversificado.
História
A Ilha Anchieta foi ocupada pelos colonizadores europeus no século XIX depois que um tratado de paz, negociado por José de Anchieta, foi firmado com os índios Tamoios e Tupinambás. Os colonos que por lá se estabeleceram iniciaram as primeiras construções na área: casas, capela, escola e até um cemitério. Em 1885 a ilha foi oficialmente chamada de Freguesia do Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos, ou apenas Ilha dos Porcos (para os mais íntimos) e em 1902 foi desapropriada para dar lugar a uma Colônia Penal.
Mas alguns anos depois, desativaram a colônia. Mas em 1928 voltaram abrigar os presos políticos da época da ditadura de Getúlio Vargas. Em 1934, a Ilha dos Porcos passou a ser chamada de Ilha Anchieta. Uma homenagem ao padre José de Anchieta.
Em 1942 houve a construção e ampliação do presídio para abrigar presos de alta periculosidade e, por fim, em 1952 ocorreu uma das maiores rebeliões da história do país, conhecida como a “Rebelião da Alcatraz Brasileira”, que culminou com a morte e recaptura de centenas de presos. Após esse episódio, fecharam o presídio. Atualmente, parte das construções estruturaram a base do parque.
Atrativos
Além da visita às ruínas do presídio, onde é possível ter acesso a todo esse acervo histórico, a Ilha Anchieta conta com várias trilhas que chegam às principais praias da região. Para percorrer as trilhas mais extensas, é necessário agendar com antecedência e obrigatoriamente estar acompanhado de um monitor credenciado.
Fonte: Manual de Visitantes do Parque Estadual da Ilha Anchieta.
As principais trilhas são:
– Trilha do Engenho: de fácil percurso, com 900m ida e volta, dando acesso às piscinas naturais para mergulho, No dia da visita vimos alguns golfinhos nadando nas proximidades.
– Trilha do Saco Grande: geralmente usada para educação ambiental, a trilha passa por um mirante e adentra a Mata Atlântica em direção ao outro lado da ilha, tem acesso fácil com 2830 m de ida e volta. Por adentrar a mata fechada, é necessário o uso de calçado apropriado.
– Trilha da Praia do Sul: possui alguns mirantes e a mar é bem propício para mergulho. A trilha tem 2200 m e liga a Praia das Palmas à Praia do Sul.
Como acessar à Ilha
Você só chega na ilha por barco: são 8 km desde o Saco da Ribeira. A empresa Mykonos Turismo realiza tours de escuna para ilha, passando pelas praias Sete Fontes e do Flamengo. Além de embarcações comerciais, barcos privados também têm acesso à ilha.
Horário de funcionamento e valores
O parque funciona de segunda a domingo das 9h às 17h. Na quarta fica fechado para manutenção. A taxa de visitação custa R$15 reais (estudantes pagam meia-entrada).
Oi, Analice. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Que lugar mais lindo, quero conhecer a Ilha de Anchieta para ontem. Amei o post sobre o passeio para a Ilha, com certeza vou incluir o passeio em meu roteiro quando for a Ubatuba.
Pingback: Melhores lugares de São Paulo para viajar nas férias ou final de semana
Qto fica o passeio pra Ilha Anchieta???
Oi, Carla. Você verifica os preços atuais no site da empresa com a qual a Analice fez o passeio: https://mykonos.com.br/roteiro
Como funciona a Trilha da Praia do Sul? Tem que reservar antes com o guia? Quantos dias para completar o percurso?