Siena, San Gimignano e Scarperia

Quantas saudades da Itália. Aliás, quantas saudades de Paris! Goiânia e Brasília?! Até agora nenhuma. Pelo menos por enquanto =). No momento que escrevo este (a bordo do trem), já deixamos Paris indo em direção a Bruxelas, na Bélgica. Vamos ficar 2 horinhas por lá até pegar outro trem para Amsterdã. Mas seguindo a ordem cronológica, ainda tenho muito que contar da Itália e Paris até chegar lá.

Então, meus tios nos levaram para conhecer 3 cidades medievais fantásticas, todas de carro. A primeira delas foi Scarperia, 2500 habitantes, a 2km de Luco di Mugello. Ela é conhecida, além do contexto histórico de ser um vilarejo medieval, pelo autódromo de Mugello.

Este autódromo é pista de provas da Ferrari e local do Grande Prêmio Mundial de Motovelocidade da Itália. O deste ano aconteceu no mesmo final de semana que estávamos por lá. A região sossegada e calma recebeu 100 mil pessoas, muitas delas acampadas ao longo da estrada com barracas e trailers. O barulho das motos e helicópteros ecoavam por toda a região. O ingresso mais barato (no sol quente) custava 80 euros. Precisamos dizer que não fomos? Mas Brad Pitt e um dos seus filhos adotivos foram. Nós o máximo que fizemos foi tirar umas fotinhas na entrada do autódromo alguns dias antes. E não pagamos nada por isso! =) Ah, e Valentino Rossi foi o campeão da prova.

Circuito de Mugello – Ferrari

Vamos lá, em outro momento fomos a San Gigminiano, outra cidade medieval bem próxima a Firenze. A cidade encanta pelo quanto é bem preservada e por suas 13 torres, construídas por famílias que disputavam poder e prestígio na região. E quem tinha a torre maior levava vantagem nessa disputa.


E por ultimo, a maior de todas as 3 inclusive na quantidade de turistas: Siena. A cidade é cenário da Palio di Siena, uma corrida de cavalos tradicional que ocorre no meio do ano, desde o século 17, em homenagem a Nossa Senhora. A corrida acontece na Piazza del Campo, local onde tiramos a foto abaixo:

Piazza del Campo

Mais fotos pra quem prefere só olhar as figuras:

San Gimignano

San Gimignano

Scarperia

Piazza del Campo – Siena

San Gimignano

Próximos capítulos: Roma! =)
Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Que gostoso viajar com você pela Toscana. Eu gostaria de ter assistido o Valentino Rossi vencer a prova aqui no Mugello, ultimamente ele não está em uma fase muito boa. Mas você tem razão: no verão o calor aqui é de matar e passar o dia embaixo do sol é um pouco programa de índio. Haja boné, água fresca e roupa leve para aguentar o verão toscano! 🙂

    Até a próxima,

    Abs

    Barbara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *