Salto do Itiquira: uma opção de passeio nos arredores de Brasília

Nos arredores de Brasília existem inúmeras opções de passeio bate e volta. Muitos deles estão concentrados no município de Formosa, já dentro do território goiano. Uma das atrações mais famosas, o Salto do Itiquira, é também um dos passeios com melhor acesso. Fica a 115km de Brasília (todo o trecho é asfaltado) e até Formosa a pista é toda dupla. Em 1 hora você chega com tranquilidade aos pés de uma das maiores cachoeiras do Brasil, com 168 metros de altura.


Detalhe: não é preciso seguir trilhas, escalar, suar…. é um passeio para toda a família. Todo o trajeto é calçado, tranquilo, em meio a numerosas árvores que te proporciona uma maravilhosa sombra e aquele ventinho fresco (molhado mesmo!) da cachoeira. No caminho você vai passando pelo rio cercado pela vegetação e algumas pequenas quedas d’água.

Nesse espaço é possível tomar banho, já no Salto propriamente é proibido devido ao perigo do local. A queda é muito forte e o banho nas proximidades é inevitável. Você vai se molhar (e seus equipamentos também) mesmo fora da água.

Então leve roupa de banho mesmo que não esteja disposto a entrar. Ou esteja ao menos com o espírito preparado para se molhar. 😉 Se tiver capa para a câmera, leve também.

Na entrada há um estacionamento amplo, restaurante e banheiros. Não é permitida a entrada com alimentos e bebidas e nem com animais de estimação.

O ingresso custa R$ 10 por pessoa. Crianças de até 5 anos não pagam. O parque fica aberto das 9h às 17h e o acesso só é permitido até às 16h. Da entrada até a cachoeira você anda uns 10 minutos.

Agora, se seu plano é chegar ao topo da cachoeira, é preciso pegar uma trilha e em (mais ou menos) 1 hora você chega lá. Eu não fiz, mas sei que é preciso fôlego, pois o percurso é bem íngreme.


Como chegar

Não tem muito segredo. Saindo de Brasília, pegar a BR-020 (saída norte), sentido Planaltina. Ao chegar em Formosa, pegar a GO-116 e seguir por uns 30 minutos até a entrada do parque. Do caminho já se avista o topo do cachoeira. O caminho é todo sinalizado. Não há muita chance de você se perder.

Endereço: Rodovia GO 440 – KM 32, Formosa, GO
Telefone: (61) 3503-5008

3 Comentários para "Salto do Itiquira: uma opção de passeio nos arredores de Brasília"

  1. Natalie disse:

    Oi, Polliana. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

  2. Analice Calaça disse:

    Podemos ir na parte de cima agora. Vi fotos lindas!

Deixe seu Comentário

Não deixe de ler a nossa Política de Comentários.**






* Campos de preenchimento obrigatório