Salto do Itiquira: uma opção de passeio nos arredores de Brasília

Nos arredores de Brasília existem inúmeras opções de passeio bate e volta. Muitos deles estão concentrados no município de Formosa, já dentro do território goiano. Mas há outras tantas cidades turísticas nos arredores de Brasília e aqui tem uma lista de 10 opções bem legais para conhecer de carro. Mas dentro de Formosa, uma das atrações mais famosas, o Salto do Itiquira, é também um dos passeios com melhor acesso.

A distância entre Brasília e o Salto do Itiquira é de apenas 115km de Brasília (todo o trecho é asfaltado) e até Formosa a pista é toda dupla. Em 1 hora você chega com tranquilidade aos pés de uma das maiores cachoeiras do Brasil, com 168 metros de altura. Agora, se quiser ver uma seleção de passeios em Brasília com criança, veja esse outro post aqui. 

Salto do Itiquira em Formosa
Detalhe: para conhecer o Salto do Itiquira não é preciso seguir trilha, escalar, suar. Ou seja, é um passeio para toda a família. Todo o trajeto é calçado, tranquilo, em meio a numerosas árvores que te proporciona uma maravilhosa sombra e aquele ventinho fresco (molhado mesmo!) da cachoeira. No caminho você vai passando pelo rio cercado pela vegetação e algumas pequenas quedas d’água.

Veja aqui outra opção de passeio em Formosa: Cachoeira do JK

Poço para banho



Nesse espaço é possível tomar banho, já no Salto propriamente é proibido devido ao perigo do local. A queda é muito forte e o banho nas proximidades é inevitável. Você vai se molhar (e seus equipamentos também) mesmo fora da água.

Placas na trilha

Então leve roupa de banho mesmo que não esteja disposto a entrar. Ou esteja ao menos com o espírito preparado para se molhar. 😉 Se tiver capa para a câmera, leve também.

Salto do Itiquira

Hospedagem no Salto do Itiquira

Na entrada há um estacionamento amplo, restaurante e banheiros. Não é permitida a entrada com alimentos e bebidas e nem com animais de estimação. Pretende acampar no Salto do Itiquira? Dá para se hospedar dentro do Itiquira Park, que é clube, que fica a 800 metros do portão do Salto do Itiquira.

Lá eles tem a opção de hospedagem em chalés e camping. Seja como for, para fazer a reserva é preciso entrar em contato pelos telefones (61) 3718-1502 ou (61) 98438-0807. Mas não faltam boas opções de hospedagem em Formosa.

Estacionamento do Parque

Preço do ingresso para o Salto do Itiquira

O ingresso custa R$ 20 por pessoa, mas crianças de até 5 anos não pagam. O parque fica aberto das 9h às 17h, mas o acesso só é permitido até às 16h. Da entrada até a cachoeira você anda uns 10 minutos de caminhada bem tranquila, em uma trilha calçada.

No entanto, se seu plano é chegar ao topo da cachoeira, é preciso pegar uma trilha e em (mais ou menos) 1 hora você chega lá. Eu não fiz, mas sei que é preciso fôlego, pois o percurso é bem íngreme.

Cachoeiras de Formosa
Como chegar

Não tem muito segredo. Em resumo, saindo de Brasília, pegar a BR-020 (saída norte), sentido Planaltina. Ao chegar em Formosa, pegar a GO-116 e seguir por uns 30 minutos até a entrada do parque. Do caminho já se avista o topo do cachoeira. Além disso, o caminho é todo sinalizado. Não há muita chance de você se perder.

Não está de carro? Tem a opção de alugar um. No site da RentCars você faz uma simulação e ele te aponta a empresa com a melhor oferta dentro das condições que você colocou. Mas outra opção é ir com um tour da Civitatis. O pacote inclui o transporte de ida e volta à cachoeira e o guia. 
Como chegar no Salto do Itiquira

Endereço: Rodovia GO 440 – KM 32, Formosa, GO
Telefone: (61) 3503-5008

Se a ideia é conhecer cachoeiras próximas de Brasília, veja também a Cachoeira do Girassol, a do Tororó e o Paraíso na Terra



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Analice Calaça
    18 fev 2017

    Podemos ir na parte de cima agora. Vi fotos lindas!

  2. Everton Alex Lucas
    10 jan 2018

    Quem está sem carro consegue fazer esses passeios ? Tem algum onibus ou van que faz esses percursos ?

    • Oi, Everton. Eu desconheço agências que façam esse trajeto entre Brasília e o Salto.

  3. Excelente post, para quem gosta de natureza não deixe de conhecer Bonito. Um paraíso das belezas naturais, é o lugar ideal para quem busca um turismo natural e sustentável. É o mais famoso destino de ecoturismo do Brasil.

    Pousada Surucuá – Bonito/MS
    http://www.pousadasurucua.com.br

  4. Conheci o Salto do Itiquira no ano passado e achei incrível. Não á toa é o cartão postal de Formosa. Realmente vale muito a pena conhecer. Adorei relembrar minha viagem com seu post. Obrigada por compartilhar.

  5. Pingback: Across the Universe | 10 cidades próximas a Brasília para você conhecer de carro

  6. Pingback: Across the Universe | Tudo sobre a Cachoeira do Label, na Chapada dos Veadeiros

  7. Pingback: Across the Universe | Onde ficar em Formosa: dicas das melhores hospedagens

  8. Pingback: Across the Universe | 10 cachoeiras incríveis e próximas de Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *