Quero comer o Chile! As bebidas e os aperitivos

Santiago tem três bebidas que são famosas por representar o país, com a diferença de duas serem alcoólicas e uma outra não. Para os puros e inocentes que vão de bebidinhas caretas, existe um tal de mote com huesillos. Na boa, não gostei. Parece um chá MUITO DOCE de pêssego – você pode pedir inclusive com um fruto desses dentro do “chá” – e com pequenas bolinhas de trigo no fundo do copo pra você comer depois.

Quero comer o Chile! | Mote com huesillos X Pisco Sour

Como disse que opinião é uma coisa individual, vi muita gente bebendo o tal do mote e, o pior, gostando disso. Todo mundo bebe isso por lá e eu, claro, tive que provar e fazer feio ao jogar uma copada no lixo – odiei (paciência!). Agora se você curte uma birita (aí sim!), temos muito vinho e o pisco – uma bebida típica ideal para você!

O pisco é um destilado de uva, reivindicado como bebida nacional do Peru, então rola aquela disputa entre os dois países. Mas já que você está por lá, sinta-se à vontade para ignorar os fatos e enfiar o pé na jaca curtir a bebida! O drink mais pedido é o pisco sour, que leva além do destilado uma combinação com suco de limão e clara de ovo (não se preocupe, que não tem cheiro de ovo). Delicinha, azedinho, ótimo pra ficar beubo!

Quero comer o Chile! | Concha y Toro

E se você gosta dos clássicos, o que não falta são opções de vinho. Inclua em seu itinerário visitas a pelo menos uma vinícola (fomos de Concha y Toro que é a de acesso mais fácil). Além de fazer o fino e entendido cheirando as taças com vinho e degustando o sabor de notas de chocolate e num sei o que no meio da mistura (cemijura?), é mais uma linda opção para se embebedar relaxar. 😉

* Nessa série “Quero comer o Chile!“, Renan Rigo, amigo jornalista e empresário, idealizador do Say Hello to Brazil, nos mostra as “belezas” gastronômicas do Chile. Se liga nas dicas exclusivas que ele preparou para gente. 

Fotos: Renan Rigo

Confira os outros posts:

As comidas do Pacífico e da Patagônia

Restaurante Chez Gerald em Viña Del Mar


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Arthur Travaglia
    03 out 2013

    Faltou falar do Terremoto, bebida típica de lá também, que é basicamente feita com vinho branco, fernet, sorvete de abacaxi e açúcar! Ótima para ficar beubo também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *