Intercâmbio: quanto tempo para aprender inglês?

Quanto tempo eu preciso para aprender inglês? A resposta vai depender mais de você do que de qualquer outro detalhe. Dependerá do seu empenho, esforço e dedicação diária. Em geral, quem começa um intercâmbio do zero vai precisar de uns seis meses para começar a deslanchar e de um ano para dizer que fala, ainda que não seja fluente.

Intercâmbio no Canadá | Bandeira

Mas é preciso ter foco no que você quer buscar enquanto intercambista. Se é farra, férias dos pais, aventura, vivência ou aprendizado. Se deseja realmente aprender inglês (e logo) terá que abrir mão de uma série de coisas que podem acabar se mostrando verdadeiras ciladas. Quais seriam?

Amigos brasileiros

A primeira coisa que você vai ouvir é sobre isso. Vai receber bronca e até ameaça dos mais experientes. “Se ficar andando com brasileiro não vai aprender nada”. Sim e não. Os brasileiros, esse povo acolhedor, estarão em todo e qualquer país que você escolher para estudar. Dificilmente você vai conseguir fugir deles.  No começo você pode até sair fora, mas depois bate aquela carência, aquela vontade de fazer churrasco, falar palavrão em português, relembrar nossas besteiras típicas e etc.

Intercâmbio no Canadá | Amigos Brasileiros

Minha dica é: tenha sim seus amigos brasileiros, mas não os tenha como únicos companheiros. Você irá aprender muito com eles, seja sobre a cultura da região deles no Brasil ou formando um grupo de estudo para aprender inglês juntos. Mas faça tudo isso com moderação. Foco! Lembre-se dos seus objetivos. Você está ali para viver novas experiências, então se enturme com japoneses, coreanos, italianos e descubra tudo o que eles podem te ensinar.

Tenha calma

Não adianta pressa. O processo é realmente demorado e talvez não tão simples como muitas pessoas imaginam. Você não vai dormir e acordar falando. Esse é um dos problemas mais comuns. Muita gente acha que o processo é automático, que o simples fato de estar no meio de quem fala inglês já faz com que você fale. Não. Se você não se mover, corre um sério risco de voltar para o Brasil sem ter aprendido nada.

Intercâmbio no Canadá | Estudante

Perca a vergonha

A timidez será sua inimiga. Livre-se de tudo aquilo que te impede de tentar, experimentar, ousar…enfim, falar! Perca a vergonha logo no primeiro momento. Ninguém te conhece alí e nesses países é muito comum a presença de imigrantes, então os nativos já estão mais que acostumados com isso. É falando (mesmo que errado) que você aprende.

Pense em inglês

Não traduza tudo o que ouve, apenas tente entender. Ao pensar, tente ir encaixando as ideias em inglês. Isso facilita na hora da conversa.

Músicas e filmes

Ouça músicas no ônibus, escute a conversa alheia e assista muitos filmes sem legenda. Você vai ver que nem é tão difícil. Só precisa de um pouquinho de esforço.

Intercâmbio no Canadá | Pier

Encare os desafios

Não é pedindo para o seu amigo fazer aquela ligação que você vai aprender inglês. Enfrente a situação. Seja humilde e peça até compreensão se for preciso. Ninguém vai deixar de te atender se você pedir que fale mais devagar ou que repita algo.

Esse é o 3º post da série “Estudando no Canadá”. Acompanhe e saiba mais sobre o processo de escolha da acomodação, os gastos médios, como tirar o visto, a melhor época para ir e outros detalhes.

Compartilhe este artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *